A água, ou a falta dela _uma preocupação recorrente entre os paulistas_, é tema de uma exposição que a grife Giorgio Armani inaugura nesta quinta-feira, dia 13, como um dos destaques da superfeira de arte Paris Photo, no museu Grand Palais, em Paris.
A quinta edição da mostra "ACQUA" reúne trabalhos de fotógrafos como Debra Bloomfield, Graciela Sacco, Facundo de Zuviria e Trent Parke retratando a água de maneira que o líquido ganha diferentes texturas, em cenas belas e oníricas.
O fotógrafo australiano Trent Parke, por exemplo, registra o momento no qual uma mulher mergulha em alto mar, numa imagem em que água e céu se confundem e o visitante fica em dúvida se o corpo estaria flutuando no oceano ou pairando no ar.
Essa exibição integra um projeto de caridade da marca italiana, que teve início em 2009 com a campanha "Acqua for Life", com o objetivo de levar água potável às comunidades onde o líquido é escasso.
"Todos os anos, diversos galeristas apresentam suas imagens para o senhor Armani, que as seleciona pessoalmente", contou à Marie Claire Julien Frydman, diretor da feira Paris Photo. Nesta edição, a foto escolhida por Armani para representar "ACQUA" é de Debra Bloomfield, que realiza registros no Alaska.
"Suas águas são, na verdade, o resultado do degelo de glaciais e transmitem uma sensação de serenidade", acredita Frydman. "O que me interessa é mostrar que as águas não têm fronteira. Elas circulam por diversos oceanos para serem compartilhadas pela humanidade", explica Debora Bloomfield.
Fotografias do mundo
Uma das principais feiras de fotografia do mundo, a 18ª edição da Paris Photo reúne 143 galerias de arte de 35 países, entre elas, importantes casas como Gagosian e Magnum Photos.
Participam também grandes instituições, à exemplo do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), que, em quatro salas, exibe algumas de suas mais recentes aquisições, além de trabalhos clássicos de seu acervo de fotografias, como uma série da brasileira Regina Silveira.
Entre os espaços mais badalados do encontro está o que abriga uma seleção de fotos do americano Robert Mapplethorpe (1946-1989), com curadoria da atriz francesa Isabelle Huppert, reunindo retratos de artistas como as cantoras Patti Smith e Debby Harry e a performer Cindy Sherman.
Das dezenas de imagens que agradam aos fashionistas, destacam-se os cliques de supertops dos anos 80, como Naomi Campbel, Linda Evangelista e Cindy Crawford, feitos pelo fotógrafo norte-americano Peter Lindbergh, e um nu de Giselle Bündchen, cujo autor é o também americano Irving Penn.