Inegavelmente, os olhos são os primeiros a entregar os nossos pecados de beleza, como noites mal dormidas, exposição ao sol, caretas excessivas... Resultado: olheiras, rugas e linhas finas. Isso significa que devemos tomar todas as precauções possíveis na hora de cuidar dessa região. E o segredo está na escolha dos produtos certeiros em cada faixa etária, afinal, um hidratante que funciona aos 20 não será um grande aliado aos 50. Para descobrir os cosméticos mais adequados, a Marie Claire americana conversou com especialistas no assunto...
PARA TODAS AS IDADES
1. Por se tratar de uma região sensível, evite produtos pesados, como peróxido de benzoíla, ácido salicílico e ácidos glicólicos de alta resistência.
2. Cremes com alta concentração de hidroquinona, usados normalmente para barrar a hiperpigmentação, podem causar reações alérgicas que agravam as olheiras a longo prazo. Evite!
3. Evite também qualquer tipo de cosmético que seja perfumado, eles costumam estimular crises alérgicas em locais sensíveis.
AOS 20 ANOS...
O que saber: A rotina de skincare para mulheres de 20 anos deve girar em torno da prevenção. A coisa mais importante é usar um bom protetor solar logo abaixo dos olhos, assim como no restante do rosto. Feito isso, vale considerar o uso de produtos ricos em antioxidante que ajudam na prevenção de danos causados por radicais livres e outros danos ambientais que agridem a pele. Além disso, géis e cremes que visam minimizar o inchaço das olheiras são importantes.
O que procurar: Tal como acontece com o rosto, o uso de hidratante diário com filtro solar também é uma das exigências da região dos olhos. O seu uso é indispensável em todas as estações dos anos. De preferência, o filtro solar deve conter bloqueadores físicos, como zinco e/ou dióxido de titânio, além de, no mínimo, FPS 30.
AOS 30 E 40 ANOS...
O que saber aos 30: Nesta fase, já é possível que alguns sinais de envelhecimento comecem a aparecer. As alterações incluem hiperpigmentação ou olheiras mais profundas, assim como linhas finas e mudanças na textura da pele.
O que saber aos 40: Nesta idade, as olheiras podem se tornar mais proeminentes, assim como as linhas de expressão. Muitas mulheres já começam a notar nos olhos uma aparência cansada, mesmo quando estão superdispostas.
O que procurar: Os especialistas sugerem a introdução do uso de cremes com retinol ou ainda prescrições contidas de retinoides, que inclui o ácido retinoico. Esses cremes melhoram a renovação celular e ainda minimizam tanto o escurecimento das olheiras, quanto a mudança de textura da cútis. Eles podem também estimular a produção de colágeno, evitando assim a flacidez. Cremes ricos em antioxidantes, que contenham vitaminas A, C e E, também podem ajudar a afastar os radicais livres e potencializar a produção do colágeno, que dão mais espessura à pele, cobrindo os vasos sanguíneos responsáveis pelas olheiras.
AOS 50, 60 E 70 ANOS...
O que procurar: As mesmas orientações descritas anteriormente são cruciais para esta fase. Além disso, os procedimentos feitos em consultório, como preenchimento e tratamentos de radiofrequência não invasivos, ajudam a reverter a perda de volume.