Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Portofino: conheça o charme italiano na costa da Ligúria

$
0
0
RESTAURANTE DO HOTEL SPLENDIDO COM VISTA PARA A CIDADE (Foto: Jeremy Woodhouse)

Depois de terem sido intimados a cortar despesas por seu administrador, Liz Taylor e Richard Burton decidiram comprar um iate. Em seu diário, Dick, como o ator era conhecido, escreve em uma tentativa sincera de ser comedido: “Vamos comprar esse iate. Ele tem sete quartos, tripulação de oito pessoas e estimo que vamos gastar de 25 a 30mil dólares por ano com sua manutenção. Nada mal, se considerarmos que nossa última casa (alugada) custava 10 mil por mês, além das despesas com alimentação e empregados. Se nós usarmos bastante o Kalizma (uma abreviação de Kate, Liza e Maria, os nomes de suas filhas – Kate e Liza de casamentos anteriores e Maria, adotada pelos dois), conseguiremos realmente economizar”.

O ano era 1967, Liz e Richard eram o casal mais badalado do mundo e o cenário de tudo isso era um pequeno porto da costa italiana, Portofino. Nesse mesmo período, os atores foram fotografados pela primeira vez passeando pela piazzetta. A foto do casal – ela com uma cinturinha de vespa e ele com seu charme gaulês – correu o mundo. Os habitantes do lugar não se incomodam em admitir que Hollywood colocou o pequeno vilarejo de pescadores no circuito internacional, desbancando Roma, até então capital da dolce vita.

A PEQUENA BAÍA DE PORTOFINO VISTA DO ALTO (Foto: Diomedia)

Passados quase 50 anos, pouco mudou: continuam intactas as fachadas ocre e terracota das casas que contornam a pequena praça, assim como o contraste do verde esmeralda do mar com o branco dos iates atracados. A piazzetta era, e ainda é, o ponto de encontro do beautiful people: de Humphrey Bogart e Lauren Bacall, Ranieri e Grace de Mônaco a Madonna e Gisele Bündchen. Hóspedes do icônico Hotel Splendido, todos passearam por ali e deram uma paradinha em um dos charmosos cafés para tomar um Bellini enquanto apreciavam o vaivém na marina.

Reinando absoluto nesse cenário, o Hotel Splendido está instalado estrategicamente no alto de uma colina, com vista para uma das paisagens mais fotografadas do mundo. Com uma combinação impecável de beleza, estilo, conforto e serviço, é um dos preferidos de quem busca a discreta elegância italiana. Em 1985, a rede Orient-Express comprou o hotel e promoveu uma completa renovação dos quartos e das instalações, cuidando para manter todo o glamour original. A piscina, debruçada em um jardim de buganvílias e alfazemas, ganhou borda infinita e água morna do mar. O Wellness Centre oferece um cardápio de massagens (reflexologia, aromaterapia e massagem indiana, entre outras) que só compete com o cardápio do LaTerrazza, famoso pela fina culinária do chef Corrado Corti. O trofie al pesto ou o risoto de camarões da Ligúria podem – e devem – ser degustados à luz de velas, apreciando o panorama de tirar o fôlego. Além desse, há ainda o Chuflay Bar e Restaurante, no Splendido Mare, o pequeno hotel, na marina, que pertence ao grupo. Um lugar perfeito para um drink no fim da tarde, ao som do piano, enquanto se pratica a arte de ver e ser visto.

O CHARME DOS CAFÉS PELAS RUAS DE PORTOFINO, SEMPRE FLORIDAS (Foto: Divulgação)

É verdade que, com essas delícias disponíveis, fica difícil para o hóspede ter vontade de sair. Mas as opções de passeios não devem ser relegadas. Aqui, uma seleção do que há de mais bacana.

CAMINHADAS
O Parque Regional, um trecho de mata nativa protegida pelo governo, oferece trilhas encantadoras entre pinheiros, oliveiras e vinhedos. Além da floresta, o circuito que liga as chamadas Cinque Terre (“cinco terras”) é muito popular entre os praticantes de trekking. As cinco vilas, de casinhas coloridas encarapitadas nos rochedos da costa da Ligúria – Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso Al Mare –, foram incluídas na lista de Patrimônio da Humanidade pela Unesco e promovem um turismo sustentável, com grande preocupação na preservação ambiental e arquitetônica do local. Os terraços de pedra, construídos nos penhascos pelos moradores há mais de dez séculos, são a marca registrada da região. Nesses andares, talhados nas montanhas, são cultivadas as uvas que produzem um delicioso e suave vinho branco. A caminhada é puxada, mas compensadora: depois de muito sobe e desce, é obrigatória a parada em uma cantina à beira mar para um copo de vinho e uma salada de anchovas e tomates. Também é possível visitar as cidades por trem ou barco. Cada vila tem sua própria estação e os trens costumam parar a cada hora. Outra maneira de fazer esse passeio é por ferry boats, que fazem a comunicação entre as cidadezinhas com uma frequência bastante razoável. Durante a alta temporada, é bom evitar os passeios de carro: as estradas estreitas e o grande número de turistas criam muitos congestionamentos e chateação.

SUÍTE DO HOTEL SPLENDIDO (Foto: Roberto Bonardi)

FOTOGRAFIA DEBAIXO D´ÁGUA
A grande quantidade de corais e a água domar translúcida fazem que Portofino seja um destino ideal para mergulho. O curso Taking the Plunge (algo como “dando um mergulho”) combina fotografia e submersão com cilindro de ar comprimido. O fotógrafo profissional Adriano Penco, especializado em encontrar sítios arqueológicos debaixo d’água, é quem ministra as aulas, que são realizadas na própria baía de Portofino.

 

SÓ PARA MULHERES
O Splendido oferece seis programas exclusivos para o público feminino (homem não entra!) inspirados nos cinco sentidos. Em “Paladar”, o chef Roberto, do restaurante Chuflay, ensina a fazer o típico pesto italiano em uma aula que tem o apropriado nome de Pesto Show (assista ao vídeo ao lado). Em“Audição”, é possível ouvir o barulho das ondas em alto-mar a bordo do barco Chris Craft, com direito a degustação de champanhe. Em “Olfato”, outro passeio de barco, mas desta vez em um típico de pescador, o próprio capitão irá cozinhar para a passageira. “Visão” consiste em um curso com a artista plástica Raffaella, nascida e criada em Portofino, que irá ensinar a pintar a bela paisagem da região com aquarela. “Tato” é um tour de compras pela cidadezinha, com a descoberta de achados locais como artesãos especializados em veludo. Há, ainda, um último programa: “Sexto Sentido”, ritual completo de relaxamento, que inclui um chá da tarde com pães e doces caseiros, além de uma tarde no spa, com massagens nos pés e nas costas.

À ESQUERDA, LIZ TAYLOR E RICHARD BURTON NA PIAZZETA E À DIREITA, O MESMO LOCAL HOJE (Foto: APF E DIOMEDIA)

PEDAL À BEIRA MAR
Para quem tem resistência física ou espírito aventureiro, uma das melhores maneiras de conhecer a península de Santa Marguerita, onde fica o vilarejo de Portofino, é pedalando. Nos meses de junho, julho e agosto, saem do Hotel Splendido tours diários com um guia da Federação Italiana de Ciclismo que explora o melhor da paisagem da Ligúria. Há roteiros pela Montanha de Portofino, pelo Parque Regional e pela badalada Via Aurélia, que margeia o mar e liga as cidadezinhas de Santa Marguerita Ligure, Rapallo e Chiavari.

Todas essas maravilhas devem ser vistas durante o período de abril a novembro. Assim como o Hotel Splendido, que permanece fechado de fim de novembro a março, muitos dos lugares também fecham. O inverno traz chuvas e deslizamentos podem ocorrer. Portanto, a primavera e o verão são os períodos ideais para essa aventura de puro charme e prazer.
 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965