Quando você caminha pela rua e é atingida pela fumaça tóxica de um carro, você sabe que seus pulmões serão os primeiros a sofrerem as consequências. Mas nem todos sabem que a pele é, também, bastante sensível à má qualidade do ar, especialmente em dias secos.
"[A poluição] aumenta a inflamação e a irritação, o que acelera o processo de envelhecimento da pele e a deixa mais vulnerável a danos", afirmou o médico Andrew Weil à Marie Claire americana. "E estamos lidando com um novo nível de poluição que não enfrentávamos antes".
Mas não há motivo para desespero, pois algumas práticas ajudam a diminuir os estragos.
LAVE COM GOSTO
É essencial remover a fumaça que fica impregnada no corpo, mas esfregar a pele com os dedos usando sabonete talvez não seja o suficiente. As partículas de poluição são 20 vezes menores que o diâmetro do poro da pele humana, explicou a dermatologista Lauri M. Tadlock.
"O tamanho de partículas está ligado à velocidade e à profundidade com que os poluentes penetram nas camadas da pele." Isto significa que a limpeza deve ser profunda. A dica é usar uma escova elétrica facial sônica à venda em farmácias e lojas pelo Brasil.
USE ANTIOXIDANTES
Em dias ensolarados a situação piora, pois os raios UV, aliados à poluição, esgotam os antioxidantes protetores naturais da pele, aumentando os riscos de danos. O médico e professor da Universidade de Ferrara, na Itália, Giuseppe Valacchi, recomenda aplicar loções com vitamina E na pele antes do protetor solar pela manhã.
Além disso, também é possível ingerir suplementos com as vitaminas E e C para aumentar a capacidade da pele de afastar o fotodano.
RESPEITE SUA BARREIRA
"A pele contém bactérias protetoras e células que desenvolvem papel importante no sistema imunológico", disse a dermatologista americana Jeannette Graf. Quando a barreira é quebrada por conta de produtos que causam irritação e sensibilidade, a pele fica mais vulnerável aos poluentes.
A indicação é usar sérum antioxidante e protetor solar pela manhã e sérum de retinol e hidratante à noite.
Lembre-se de não abusar na esfoliação para não comprometer a barreira protetora da pele.