Se no passado ela permanecia escondida embaixo da roupa, atualmente a lingerie não só complementa o visual feminino como também se tornou o destaque de vários looks elegantes e sensuais.
Celebridades como Rihanna e Beyoncé, e tops como Adriana Lima e Robyn Lawley, não abrem mão de exibir as peças que mais valorizam suas curvas, mesmo tendo biotipos diferentes. Mas para saber o que está em alta e qual peça fica melhor em você, Marie Claire conversou com a idealizadora do blog Look do Dia, Paula Martins.
Nos anos 90, a lingerie aparente foi uma forte tendência que foi sendo deixada de lado com o tempo, mas nesta temporada de calor, promete voltar repaginada, principalmente com os tops.
“Estamos vivendo uma moda de transparências, recortes, fendas. Agora, a lingerie tem papel fundamental no próximo verão. Vi marcas importantes que não produziam peças íntimas, mas que agora vendem [calcinhas e sutiãs] para compor com o look.”
O movimento, segundo Martins, obrigou grifes especializadas em moda íntima a se reinventarem, trazendo novos modelos ao mercado. “A lingerie está para fora e não para dentro. Ela faz parte do look total porque está muito mais aparente.”
TENDÊNCIAS
Segundo a expert, as mulheres mais jovens estão liberadas para abusar de cores vibrantes, estilo neon, e também de estamparia com flores mais miúdas. Calcinha de uma cor e sutiã de outra é uma ótima escolha. “A parte de baixo tem como tendência uma coisa mais disparatada.”
Para quem tem mais de 24 anos, os tons neutros são a indicação de Martins. Apesar de serem clássicos, a mistura de materiais, como Lycra e renda, são um bom truque. A dica é também apostar em tops com cruzamento nas costas, transparências opacas, estampas geométricas e peças esportivas.
MUITO BUSTO
Independente da idade, mulheres com seios fartos devem sempre escolher lingerie estruturada para conquistarem um bom caimento. “Seja um top mais simples ou bem elaborado, com renda ou não, tem que ter estrutura”.
POUCO BUSTO
Quem nasceu com seios menores está livre para brincar com peças mais arrojadas. "Pode usar top sem estrutura, sem bojo ou sustentação lateral”. A indicação são também sutiãs que parecem biquíni, com alças na parte de atrás.
QUADRIL LARGO
Alças mais largas ficam melhores em mulheres com este biotipo, pois suavizam as curvas e neutralizam possíveis gordurinhas. A dica vale também para quem tem bumbum avantajado. “O melhor são calcinhas com mais sustentação e mais neutras".
QUADRIL ESTREITO
As mais magras com quadril estreito ficam bem com calcinhas de alças mais finas ou duplas, e "estão livres para abusar dos detalhes”.