Duas gigantes da tecnologia, Apple e Facebook vão custear o congelamento de óvulos de suas funcionárias. A dona da maior rede social do mundo começou recentemente a pagar pelo procedimento e a empresa fundada por Steve Jobs dará início ao pagamento em janeiro próximo. A informação foi confirmada pelas duas companhias a NBC News.
As empresas são as primeiras a oferecer o congelamento por razões não médicas. "Ter uma carreira muito bem sucedida e filhos ainda é algo muito difícil de se fazer", disse Brigitte Adams, uma defensora do procedimento e fundadora de um fórum na internet sobre o tema. Ao oferecer esse benefício, segundo ela, as companhias estão investindo nas mulheres e as apoiando a ter a vida que elas querem.
No Brasil, os custos são, no mínimo, R$ 6 mil pelo procedimento de indução e punção, e cerca de R$ 1 mil por ano de manutenção do óvulo congelado. É bom lembrar que, depois, é preciso pagar pela fertilização e implantação do óvulo.
Uma das principais executivas de tecnologia do mundo, Sheryl Sandberg, de 45 anos, é chefe operacional do Facebook. Ela tem dois filhos.