Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Cinco hábitos que parecem saudáveis, mas que podem ser prejudiciais para o seu corpo

$
0
0
MODERE NO CHÁ E ÁGUA QUENTE COM LIMÃO. APESAR DE TEREM MENOS CALORIAS, OS LÍQUIDOS PODEM DANIFICAR SEUS DENTES (Foto: Thinkstock)

1. NÃO COMER DEPOIS DAS 18 HORAS
Risco: não dormir o suficiente.
Este é um truque popular para perder peso, mas ao mesmo tempo que é eficaz na tarefa de fazê-la comer menos, pode também tirar seu sono, pois você sentirá fome durante a noite. "Deve-se comer cerca de três horas antes de ir para a cama, de preferência", diz  Neil Stanley, pesquisador do sono. 

Ela explica ainda que não é verdade que fazer uma alimentação muito próxima da hora de dormir pode atrapalhar o sono. "O ideal é não comer algo pesado, e para uma boa noite de sono não existem alimentos mágicos.  A  banana, por exemplo, contém um aminoácido chamado triptofano,  usado eventualmente pelo corpo para produzir a melatonina, o hormônio indutor do sono. No entanto, este processo não vai acontecer de forma rápida o suficiente para fazer alguma diferença na hora dormir. E, na verdade, praticamente qualquer fonte de proteína contém triptofano."

2. CONSUMIR AÇÚCAR "NATURAL"
Risco: ganhar peso
Uma das tendências do momento é cortar o açúcar refinado, porque seu consumo excessivo tem sido responsabilizado por doenças cardíacas, pressão arterial alta, diabetes e obesidade. Mas os alimentos considerados alternativas saudáveis para o açúcar nem sempre são a melhor opção, segundo a nutricionista Sian Porter. "O mel, o açúcar mascavo ou o xarope de frutas são vistos como açúcar 'saudáveis' e 'naturais', mas seu corpo não irá processá-los de forma diferente do açúcar branco, e eles ainda contam como adição de açúcar", diz. "A diferença é que alguns deles, como o mel, são mais doces, então você usará uma quantidade menor. Entretanto, em termos de peso, esses ingredientes muitas vezes têm até mais calorias que o açúcar tradicional.

3. INGERIR ALTAS DOSES DE VITAMINAS
Risco: deficiências de vitaminas e doença grave
Muitas pessoas tomam suplementos vitamínicos acreditando que irão se proteger de doenças e aumentar a imunidade. Mas isso poderá aumentar as chances de você ficar doente, segundo Aidan Goggins, farmacêutico  e especialista em medicina nutricional. "Vitaminas e minerais são boa para nós em determinadas quantidades, mas podem tornar-se ruins caso você as tenha em excesso no organismo. A maioria dos suplementos de vitamina E, por exemplo, contêm quantidades que podem aumentar as chances de doenças cardíacas e câncer", explica. "Eles também podem levar a deficiências de outros nutrientes - o zinco, que algumas pessoas tomam para a imunidade, pode reduzir a quantidade de cobre no organismo (essencial para ter os glóbulos vermelhos e ossos saudáveis)."

OS SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS NEM SEMPRE PODEM AJUDAR A DAR UM UP NA SUA SAÚDE (Foto: Thinkstock)

4. BEBER CHÁ E LIMÃO COM ÁGUA MORNA
Risco: danificar o esmalte do dente.
Esse líquidos podem ajudá-las a ingerir menos calorias pela manhã e substituir um lanche da tarde, mas são péssimos para os dentes porque eles contêm ácidos erosivos. "O limão, em particular, é muito ácido," diz o professor Damien Walmsley, da British Dental Association. O esmalte (a camada exterior de proteção dos dentes) começa a se dissolver em um nível microscópico sempre que a boca está muito ácida, o que irá sensibilizar seus dentes e fazê-la sentir dor ao longo do tempo.

Você até pode ingerir um ingrediente ácido, mas o ideal é que seja apenas em uma refeição no dia. "O dano real é feito quando você saboreia algo ácido por horas ou em intervalos regulares." Você deve moderar na ingestão de chá de ervas, assim como os de frutas, e também água quente com limão. E fique atenta ao que você come e bebe ao longo do dia. "Se você comer uma laranja no café da manhã, uma maçã de lanche, colocar vinagre balsâmico em uma salada no almoço, e beber uma taça de vinho antes ou depois do jantar, a boca terá sido ácida na maior parte do dia", acrescenta Andrew Eder, professor de dentística restauradora e educação odontológica da University College London.

5. PRATICAR HOT IOGA
Risco: danificar os joelhos
Uma das modalidades do momento é a Hot Ioga, em que você faz a aula em um studio aquecido. A prática promete combinar a tonificação e o alongamento da ioga com um treino cardiovascular. A temperatura age no corpo, aumentando o fluxo sanguíneo para a pele, para que o calor do sangue possa escapar através da superfície da pele (é por isso que ficamos vermelho quando estamos quente). Este impulsio na circulação aumenta a frequência cardíaca, e também pode soltar os músculos, fazendo com que você se sinta mais flexível do que realmente é. Assim, você irá forçar as articulações além do que deveria, segundo o fisioterapeuta Sammy Margo. 'Existem exercícios que você flexiona os joelhos profundamente e em um ambiente aquecido corre o risco de ir longe demais, causando ruptura ou estiramento de um ligamento. Eu mesmo vi casos em que a cartilagem que reveste o joelho foi rasgada."

FAZER EXERCÍCIOS DA IOGA EM TEMPERATURA AQUECIDA PODE DEIXÁ-LA MAIS FLEXÍVEL E, COMO CONSEGUENCIA, MACHUCAR SUAS ARTICULAÇÕES (Foto: Thinkstock)

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965