Muitas pessoas encontram sérias dificuldades em manter a dieta que começaram há poucos dias (geralmente na segunda-feira, data oficial de tirar frutas, verduras e legumes da geladeira) por uma razão que não é a força de vontade nem a genética. O motivo do insucesso na hora de seguir o cardápio saudável, ou praticar exercícios, tem a ver com algo mais complexo.
É comum as pessoas acreditarem que para terem uma vida saudável é preciso desenvolver auto-crítica muito severa em relação ao que se come. No entanto, um estudo nos Estados Unidos descobriu que o amor próprio é a chave para resultados duradouros e a longo prazo, informou o site "Mind Body Green".
Os pesquisadores reuniram 15 estudantes para determinar se a auto-compaixão tem papel na escolha do estilo de vida saudável, incluindo decisões em relação à comida, exercício, sono e controle de estresse.
O resultado foi bastante conclusivo: todos os voluntários demonstraram que a compaixão por si mesmo estava associada com as escolhas saudáveis. Isto significa que perder peso contando calorias, e se sacrificando para não seguir uma equilibrada reeducação alimentar, não é o melhor caminho para conquistar a silhueta perfeita.
Para estar em forma, ou eliminar um mau hábito, é preciso permitir que haja espaço para erros, como comer um pedaço de chocolate, pois eles são prazerosos e, portanto, aumentam a sensação de amor próprio, especialmente em dias mais difíceis.
Ou seja, para estar saudável, é necessário começar a cuidar bem de si mesmo e não sentir remorso por ter fugido da dieta por alguns instantes.