A roupa ideal, que resume todas as competências descritas no currículo de uma boa profissional, deve cair bem, ter qualidade, ser elegante e, principalmente, confortável. Somente assim a mulher sentirá a confiança necessária para se mover pelo escritório ou entre reuniões, aumentando sua produtividade e, consequentemente, o seu sucesso.
De acordo com a consultora de moda e autora do livro “Dress Code - Impacto da Imagem Pessoal nos Negócios”, Bia Kawasaki, as peças devem valorizar os atributos da mulher, que se destacam sobretudo quando há bem estar e conforto.
“Acredito que a boa imagem no mundo corporativo vem de dentro para fora. Depois que caprichou na parte interior, lendo bons livros, indo a teatros etc, tem que exteriorizar as qualidades”, afirmou à Marie Claire.
A forma ideal de fazer isso, segundo a especialista, é investindo na aparência e avaliando de que maneira é possível destacar os atributos para construir uma melhor percepção de si mesmo para os colegas e chefes. “Quando se investe na imagem, a pessoa vende aquele currículo que trabalhou tanto para construir e mostra se é concentrada, trabalhadora, ética, paciente, alegre”, disse.
Importante lembrar que o look de trabalho não precisa ser desconfortável para destacar o que a mulher tem de melhor. “A roupa não pode apertar e tem que ter um toque sedoso. Uma dica é usar vestido, desde que não colado ao corpo e tenha na composição elastano, que é o caso de um tecidos com fios Lycra”, explica. Bia alerta que a peça não pode marcar excessivamente as curvas do corpo para se adequar ao ambiente corporativo.
Outro look que ela indica é um bom par de jeans com blazer ajustado à cintura, muito recomendado para ocasiões ou empresas menos formais. Se ambos tiverem na composição Lycra, a garantia de conforto e melhor movimento é total.
A gerente de comunicação da Lycra, Luiza Barros, ressalta justamente que as peças que usam o fio permitem a movimentação pelo ambiente com segurança e conforto e, portanto, traduzem a necessidade do bem estar da mulher no trabalho.
“Lycra é um fio, então qualquer roupa, qualquer tecido, pode tê-lo em sua composição. Uma de suas características é dar conforto e, ao mesmo tempo, vestir bem. Com isso, quando a mulher se sente confortável para se mover fisicamente, ganhará confiança para se expressar melhor”, comentou.
Luiza indica lingeries com Lycra, que podem modelar o corpo dentro de um vestido ou de uma camisa. “A mulher se sente bem, com a autoestima elevada para aproveitar suas horas ao máximo, e transformar um dia ordinário em um dia extraordinário”.
E ela alerta: “A única maneira de saber se a roupa vai oferecer essa confiança e essa liberdade de movimento é se tiver a etiqueta Lycra.”
Uma vez confortável, a mulher e a empresa para qual trabalha só têm a ganhar, pois o aumento da produtividade virá como consequência. “Se a funcionária trabalha feliz, vai render mais, vai se comprometer mais, vai se dedicar mais. No mundo corporativo, acho que existe o ‘estar bem’ com o ‘fazer bem’. Se você está bem no ambiente de trabalho, vai quer fazer bem suas tarefas. É simples”, concluiu a autora do livro "Dress Code".