Um advogada da Califórnia que pode ter sua licença para exercer a profissão suspensa sob a acusação de publicar montagens em que aparece ao lado de celebridades no seu site profissional resolveu se defender porque, segundo ela, “muitas pessoas estão jogando sujo contra ela”.
A Justiça da Califórnia recomendou a suspensão, por seis meses, de Svitlana Sangary, após uma investigação apontar que são falsas as fotografias postadas no site da advogada nas quais ela aparece ao lado do presidente Barack Obama, do ex-presidente Bill Clinton, da ex-secretária de Estado Hillary Clinton, além de celebridades como Arnold Shwarzenegger, George Clooney, Kim Kardashian e Ellen DeGeneres, entre outros.
De acordo com a justiça do estado, “as fotografias eram parte de um anúncio publicitário da advogada, que usou montagens com a intenção de confundir e ludibriar o público.” Em nota, Sangary se defendeu pedindo que se analisasse todas as fotos. “Consulte qualquer guru da computação se quiser e decida por você mesmo se as fotos são reais, autênticas ou montagens do Photoshop.”
O canal KTLA, afiliado da rede Fox, fez exatamente isso e, após consultar um especialista, questionou a advogada se ela havia usado o programa de edição de imagens para incluir as celebridades em suas fotos. Sangary repetiu diversas vezes que as fotos falam por elas mesmas. Diante da insistência da repórter, a advogada disse que publicou as fotos no seu site para “inspirar as pessoas”.
As fotos foram retiradas do site profissional de Sangary. Em sua página pessoal do Facebook, no entanto, a advogada publicou algumas delas com perguntas como "Você acha que essa foto foi Photoshopada?" ou "Acredita que essa foto é falsa?".
O Tribunal da Califórnia afirma que a suspensão de Sangary não entrará em vigor até que seja aprovada pela Suprema Corte do estado e está recomendando dois anos e meio de liberdade condicional, após a suspensão de seis meses.