“Visual anos 1960, com inspiração em OP Art e P&B”, é essa a tendência para o Verão 2015 que Vanessa Rozan tem visto nos backstages da New York Fashion Week. Na opinião dela, a máscara de cílios pesada em cima e em baixo e os blushs cremosos para deixar a pele com viço natural, são as duas grandes apostas da temporada. Em bate-papo pelas ruas do Meatpacking District, bairro artsy de Manhattan, a maquiadora ensinou como aplicar na vida real o que faz para os desfiles das altas grifes da moda.
Marie Claire: De acordo com o que você tem visto nos backstages, quais os produtos que devemos apostar em ter na nossa nécessaire para poder repetir os looks?
Vanessa Rozan: Produtos cremosos estão em alta, como o iluminador e blush, porque eles deixam a pele com um viço natural. A boca deve estar hidratada e com pouca cor, então é bom investir em um lipbalm. Para o toque anos 1960, tenha uma máscara de cílios mais pesada. A minha preferida para isso é a Colossal, da Maybelline. Mesmo sem usar nenhum outro produto, só com a máscara de cílios parece que você está de maquiagem e acordada, eu adoro! O curvex também é uma ferramenta importante, porque funciona bem mesmo sem o rímel. Foi o que fizemos, por exemplo, no make do desfile da Theory, onde não teve máscara de cílios, mas usamos o curvex. Não é porque os cílios não estão marcados, que eles não precisam estar no lugar, entende? Essa é uma boa tradução para o make do dia a dia, pele linda e o foco só nos olhos.
MC: No backstage, às vezes, algumas modelos ficam com a maquiagem pronta, mas ainda vão fazer cabelo, ensaiar na passarela... Existe algum truque para o make durar até a hora do desfile?
VR: Tem sempre um retoque quando elas estão na reta final. Mas, para durar bastante, a gente tem uma preocupação em preparar a pele. Usamos hidratante no rosto e também fazemos uma massagem. Às vezes, os lábios estão descascando, então fazemos uma esfoliação na boca antes de passar o batom. Usamos um pouco de primer, dependendo da modelo. E também pouca base ou BB Cream, só colocamos onde precisa mesmo. Geralmente não se faz o rosto inteiro da modelo, como ás vezes fazemos no dia a dia ou em uma maquiagem social. Também optamos por uma sombra de longa duração, tipo a Color Tatoo, da Maybelline, porque podemos esfumar e sabemos que ela não vai sair. Mas se acontece alguma coisa, por exemplo, se a modelo lacrimejar, tem sempre alguém pra refazer.
MC: Muitas vezes, as modelos chegam cansadas no backstage, porque a semana de moda é uma correria. Qual é o segredo para deixá-las com ar saudável?
VR: Elas chegam sempre cansadas. Se ela chega maquiada, por exemplo, tem que retirar com cuidado, usar um demaquilante liquido ou bifásico, depende do produto que ela estiver usando. O mundo pode estar caindo, a modelo precisando ficar pronta em 5 minutos, mas você tem ter muita paciência para tirar a maquiagem. Não pode forçar e correr o risco de deixar o olho assado ou a pele irritada. Outro truque é fazer uma massagem com hidratante para acordar a pele. É como se você fivesse uma drenagem linfática no rosto e as modelos adoram! É nesse momento inclusive que as elas te dão um sorriso. Para a massagem, eu vou puxando a pele do centro do rosto, para cima e para fora. Também puxo do pescoço para cima, depende do tempo que tenho disponível para fazer.
MC: Já vimos maquiadores utilizando mais de uma base para a maquiagem. Qual é o segredo para fazer a pele perfeita?
VR: Tem base que é mais leve, outra mais luminosa, outra tem cobertura mais pesada. É legal contar com todas essas opções quando se é maquiador. Mas na vida real é um pouco confuso. Às vezes, já é difícil achar uma base para você, imagina mais três. Sou muito a favor de um produto prático para o dia a dia, tipo um BB Cream. Já para fazer um desfile, eu costumo usar entre duas e três bases, diferenciando a cor e o acabamento. Para fazer o contorno opto por uma mais escura, mais fosca. Para deixar a pele mais bonita, uso uma mais luminosa. Quando você é maquiador e tem uma maleta de maquiagem a sua disposição, você pode brincar com os produtos.
MC: Para finalizar, qual é o mais importante ritual de beleza?
VR: Limpar a pele e hidratar é fundamental. Tem que fazer os dois de manhã e de noite. Usar filtro solar também é importante, porque a gente sabe que uma pele protegida, sem mancha, fica mais fácil até para maquiar. Na questão da maquiagem é bom prestar atenção na validade do produto. Principalmente máscara de cílios, que as pessoas tendem a usar infinitamente, sendo que depois de aberta ela dura só seis meses. É que nem alimento, não dura pra sempre. Se você consumir algo fora da data de validade, faz mal, certo? Maquiagem também é assim.