Assustado com o grande número recente de casos de crianças esquecidas pelos pais em carros, o americano Matthew Sheets desenvolveu um dispositivo que avisa quando a criança é deixada na cadeirinha do banco traseiro e os pais se distanciam mais de 6 metros de veículo.
O aparelho, batizado de "Starfish" (estrela do mar, devido ao desenho do sensor), é instalado na própria cadeirinha e acionado pelo peso da criança. Conectado ao smartphone por bluetooth, ele envia uma mensagem automaticamente após os pais ultrapassarem o raio de alcance de pouco mais de 6 metros. Se ainda assim o responsável não for alertado pela mensagem, outra mensagem será enviada aos contatos de emergência após cinco minutos.
O pequeno sensor, com menos de quatro centímetros de diâmetro, deve ser vendido por US$ 60 (cerca de R$ 134,00) assim que a campanha de arrecadação aberta pelo criador num site de crowdfunding atingir o valor para produção, até o fim de setembro. Fundador da startup Studio Whale, que desenvolveu o Starfish, Matthew Sheets, que tem 26 anos, teve a ideia após se tornar pai do pequeno Henry, seu primeiro filho, há quatro meses.
"Em média, uma criança morre esquecida em carros fechados a cada nove dias nos Estados Unidos. Com o Starfish, nosso objetivo é reduzir esse número a zero", disse o americano ao diário britânico "Daily Mail".
Sheets, que vive em Birmingham, Alabama, com a esposa Jessica e o filho, espera que até dezembro o produto, que será compatível com os sistemas Apple e Android, esteja à venda.