Normalmente, ao vestir uma peça ou outra, conseguimos encontrar aquilo que mais funciona com o nosso formato de corpo. E pouco a pouco elegemos alguns modelos queridinhos para a vida toda. Pensando em encurtar esse longo caminho até as descobertas, reunimos os principais outfits que mais funcionam com cada tipo de silhueta. Encontre os seus:
FORMATO AMPULHETA
Este shape diz respeito a um corpo cheio de curvas e dotado de uma cinturinha fina.
Aposte em...
- Casacos acinturados: investir nos modelos que levam cinto é a maneira mais simples de marcar e valorizar a cintura.
- Top cropped: uma blusa mais curtinha aliada a uma saia lápis é o look perfeito para deixar mulheres curvilíneas ainda mais atraentes.
- Saia lápis: além de acentuar as curvas, o modelo ajuda a suavizar a grossura das coxas.
- Vestido envelope: o decote em “V” alonga o colo, enquanto a amarração na cintura destaca as curvas.
- Cintos: eles funcionam como garantia de que toda calça realmente vai se encaixar perfeitamente na sua cintura.
FORMATO MAÇÃ
Trata-se do corpo que acumula mais gordura na região abdominal e mantém pernas e tronco mais estreitos.
Aposte em...
- Casaco estruturado: os ombros marcados e o corte reto faz com que a região abdominal seja sutilmente disfarçada.
- Batas: o comprimento soltinho evita que a cintura mais larguinha seja enfatizada.
- Calças retas: a modelagem clássica impede que as pernas mais finas contrastem com o volume superior.
- Saia rodada de cintura alta: a cintura pode ser ajustada na região mais fina do dorso, enquanto o comprimento mais amplo cai sobre o abdômen, cobrindo o volume da região.
- Shift dress: o modelo reto, mais soltinho e sem manga é o ideal para desviar a atenção para os braços e pernas, enquanto a circunferência abdominal permanece discreta.
FORMATO RETANGULAR
Considere um corpo em que ombros, cintura e quadril possuem proporções semelhantes.
Aposte em...
- Top de babados: blusas com babados na região do busto criam a ilusão de que o busto é mais largo e a cintura fininha.
- Jaqueta cropped com top listrado: o comprimento curtinho do casaco transfere o olhar para a região superior, enquanto a blusa listrada usada por baixo proporciona uma impressão mais alongada horizontalmente.
- Minissaia: um modelo mais justinho vai enfatizar qualquer curva que você tenha e o comprimento curto deixará à mostra as longas pernas, criando um jogo de proporção agradável.
- Vestido com recorte lateral: detalhes vazados nas laterais da peça e na altura da cintura fazem qualquer mulher parecer mais curvilínea em instantes.
- Calças afuniladas: a barra mais justinha e o volume solto no quadril permitem que um jogo de proporção seja criado sem grandes truques.
FORMATO PERA
É o shape que concentra volume no quadril, muito comum entre as brasileiras.
Aposte em...
- Vestido sem mangas e acinturados: os modelos que deixam os ombros à mostra transferem a atenção para o colo, enquanto o ajuste na cintura permite uma silhueta mais slim. Deixe a saia mais soltinha cair sobre os quadris e suavize a proporção generosa.
- Jaqueta estruturada: o volume na região do ombro faz com que a parte inferior do corpo pareça menor.
- Saia em corte “A”: se a ideia é valorizar o quadril, este modelo é perfeito. Ele marca a região mais afunilada da cintura e deixa em evidência o volume que vem logo abaixo.
- Top bordado: estampas ou aplicações são ótimas para focar a atenção no tronco, região mais enxuta do corpo. Ressalte o efeito, arrematando o look com saias ou calças sem adornos.
- Calça boca de sino: além de desviar os olhos do quadril, o volume da barra faz com que a região inferior do corpo pareça completamente proporcional. Golpe duplo! Um salto fino ajuda ainda a alongar!