A esteira, a bicicleta, o transport e as aulas de spinning são alguns dos exercícios aeróbicos mais comuns nas academias. Porém, muitas pessoas fazem um ou todos eles com frequência e não percebem resultados eficazes. Isso pode acontecer por diversos motivos, como alguns erros que você comete. A seguir, listamos 15 deles para você corrigir já!
NA ESTEIRA
1. Você coloca uma velocidade muito rápida ou inclinação elevada demais
Iniciantes devem focar no tempo e não na intensidade. Você pode sentir dor nas panturrilhas, costas, quadril e joelhos caso pratique o exercício além do seu limite.
2. Você quer acompanhar o ritmo da pessoa ao seu lado
Não se preocupe se as pessoas próximas a você correm mais, elas podem praticar o exercício há mais tempo ou ter algum objetivo diferente do seu. Por isso, evite olhar para o lado, foque em você e faça esteira na velocidade que aguenta para evitar lesões e cansaço posterior.
3. Você nunca muda o ritmo
Alterar a velocidade do seu passo é uma forma de tornar seu exercício mais eficaz. Você pode andar dez minutos, depois correr dez e andar ainda mais dez para recuperar o fôlego. Além disso, montar um sequência o mantém focado em cumpri-la, e mais para frente, alcançar níveis de dificuldade ainda maiores.
4. Você corre com a inclinação no nível zero
Aumentar gradualmente a inclinação da esteira pode simular a corrida ao ar livre, que é mais eficaz. O ideal é começar com a elevação baixa e ir aumentando conforme você se adapta a aquele nível.
5. Você curva o seu corpo para frente quando corre
Isso evita a flexão adequada dos joelhos e atrapalha seus passos. Concentre-se em manter os ombros erguidos e alinhados com o quadril.
6. Você assite televisão ou lê um livro enquanto está na esteira
As opções de canais da tevê da academia que você frequenta podem ser ótimas, mas você deve evitá-las. Um programa ou um livro podem distraí-la, fazendo com que você não preste atenção em um cadarço que desamarrou, por exemplo, ou até mesmo no próprio exercício físico. A esteira é um bom equipamento para ajudá-la a perder peso, mas você tem que estar atenta à atividade. Se você precisa se entreter, então faça uma playlist animada e escute a música enquanto corre.
7. Você apenas anda, trota ou corre
Não torne sua rotina de exercícios fisicos chata. Intercale os movimento, ande metade do tempo e no resto varie entre corrida calma e acelerada. O ideal é montar um sequência, como citado anteriormente.
8. Você usa o braço de apoio
Isso irá limitar seus movimentos e interferir no seu ritmo natural. Você usa o seu corpo todo para fazer esteira, e não apenas as pernas. Por isso, não segure nos braços de apoio enquanto caminha ou corre.
NA BICILETA AERÓBICA
9. Você não encaixa seus pés nas tiras dos pedais
Quando seus pés deslizarem dos pedais porque não estão presos pela tira (o que certamente irá acontecer), eles irão bater na suas canelas e, como consequência, machucá-las, e você terá que interromper o exercício.
10. Você fala no celular enquanto pedala
Não é só porque você está sentada que a atividade será mais fácil. Você tem que se esforçar para pedalar. Caso consiga manter uma conversa no celeluar enquanto está na bicicleta, sem perder o fôlego, então você não está trabalhando duro o suficiente.
NA BICILETA DE SPINNING
11. Você mesma ajusta o assento
Iniciantes têm que pedir ajuda para acertar a altura do assento que deve estar mais ou menos alinhado ao osso que fica um pouco acima do seu quadil e abaixo da cintura. Se você fizer o exercício com o banco muito alto, poderá ter dores nos joelhos e no quadril.
12. Você apoia seu corpo nos guidões da bicicleta
Os guidões existem para dar suporte durante o exercício e não para colocar o peso do seu corpo em cima deles. Se fizer isso, não verá resultados eficientes após aquela aula tão suada de spinning.
13. Você coloca pouca ou muita carga
Acha que seu professor não irá perceber que você está sentada pedalando enquanto o resto da classe aumentou a carga e está com o corpo erguido? O ideal é você tentar acompanhar o ritmo da aula, mesmo que use uma carga um pouco mais baixa que os outros. Se você está pedalando sem fazer força, com certeza não terá bons resultados. Mas vá com calma , não precisa exagerar ao ponto de sentir dores no corpo todo no dia seguinte.
NO TRANSPORT
14. Você apoia o peso do corpo nos guidões
Os guidões do transport são bons porque simulam a corrida ao ar livre, mexendo os braços. Mas se você apoior seu peso todo neles terá dores na lombar (parte inferior das costas) e não irá trabalhar o bumbum.
15. Você solta os guidões durante o exercício
Para fazer o transport você precisa de sintônia nos movimentos dos braços e dar pernas para que ambos sejam trabalhados. Se você largar os guidões para mudar a música que está ouvindo, por exemplo, corre o risco deles baterem um você e machucá-la ou pode não conseguir se equilibrar no aparelho.