Desde a década de 60, quando a minissaia foi criada e libertou as pernas femininas, a peça nunca mais saiu de moda. A cada estação, ela é reinventada com novos shapes e tecidos, mas está sempre presente nas coleções. E o melhor: não há nenhuma restrição com relação a quem possa aderir a esta peça atemporal.
Na hora de usar, a dica de ouro é investir no modelo que mais valoriza o seu tipo de corpo. Ao site Bustle, a personal shopper Samantha Brown elaborou um guia rápido para acertar na escolha.
O seu corpo é um triângulo invertido? Vá de saia skater!
Uma ótima maneira de equilibrar bustos volumosos ou ombros largos é apostar em uma saia que tenha um pouco de volume. Neste caso, o modelo skater, que marca a cintura e é levemente rodado, cai como uma luva. Para agregar mais proporção à região dos quadris, vale ainda optar por versões estampadas, sobreposição de camadas e tecidos mais pesados, como o couro.
Tem quadris largos? Prefira as saias em formato A
Para quem pretende equilibrar o volume da parte inferior, a saia mais solta, de cintura alta e formato semelhante ao de um A - ou triângulo - é perfeita. Ela alonga a silhueta ao cair soltinha sobre os quadris, e se for de tom escuro suaviza ainda mais as proporções!
Quer disfarçar a barriguinha? Aposte na mini de cintura alta
Na hora de escolher, procure por um modelo mais plano e que não carregue detalhes na região do abdômen. Segundo a expert, o ideal é evitar os modelos com prega, bolso ou qualquer detalhe extra.
Tem um corpo ampulheta? Invista em uma mini mais justinha
Para destacar ainda mais as curvas proporcionais, foque na cintura marcada e em modelos que abracem a silhueta, preferencialmente de tecidos stretch. Se você é baixinha, o ideal é que a saia tenha uma cintura mais alta. Assim é possível adicionar altura ao torso.
Pretende adicionar volume à silhueta mais sequinha? Foque nos detalhes!
Se a ideia é conquistar curvas, a saia skater entra em cena novamente. Elas ganham proporção a partir da cintura ou da altura do quadril de maneira sedutora. Acrescente ainda à wish list modelos com estampas, cores vibrantes e detalhes de bolso.
Você faz a linha petit? Alongue as pernas com uma mini bem mini
Neste caso, o comprimento curto está mais do que liberado. E para que as pernas pareçam ainda mais longas, arremate o look com sapatos nude de salto ou flats de bico fino.