Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Menu à prova de estresse: saiba quais são alimentos que ajudam a melhorar o humor

$
0
0
INSIRA ALIMENTOS COMO AMÊNDOAS E BANANA NA SUA DIETA E MELHORE O SEU HUMOR  (Foto: Thinkstock)

Existem poucas coisas mais reconfortantes do que atacar uma barra de chocolate depois de uma briga com o namorado, uma bronca do chefe ou uma TPM daquelas. A explicação é cientifica: alimentos ricos em açúcar e carboidratos ajudam a melhorar o humor e aliviam o estresse.“Eles elevam os níveis de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem‑estar e relaxamento.

E a resposta do cérebro é praticamente imediata quando comemos um doce ou um prato de macarrão”, explica o endocrinologista Henrique Suplicy, de Curitiba (PR). A boa noticia é que, para aliviar a tensão, há opções bem menos calóricas (e mais saudáveis) do que uma caixa de bombons.

O QUE COMER
Vai ter um dia longo e estressante pela frente? Em vez de sofrer por antecipação, procure planejar um cardápio que equilibre proteínas, carboidratos, vegetais e frutas. “A dieta variada favorece o bom funcionamento do intestino, órgão onde ocorre a maior parte da produção da serotonina. E isso está diretamente relacionado com a capacidade de relaxar”, destaca a nutricionista Patricia Davidson
Haiat, do Rio de Janeiro. Veja quais os alimentos mais indicados:

Amêndoa: é rica em magnésio, mineral importante para o funcionamento da glândula suprarrenal, responsável por lidar com o estresse. Baixos níveis do nutriente resultam em tensão nervosa, ansiedade, irritabilidade e insônia.

Banana: contém vitamina B6 e magnésio, que ajudam na produção de neurotransmissores que diminuem a ansiedade. Também é rica em triptofano, aminoácido que estimula a serotonina.

Grão-de-bico e lentilha: compostos de triptofano, magnésio e cálcio, que, juntos, promovem a sensação de relaxamento.

Abacate: fonte de ácido fólico, ferro, magnésio, potássio e vitaminas B3, B6, C e E. “Perfeito para o lanche quando a ansiedade está a mil”, diz Patrícia Haiat.

Aipo: quatro talos por dia ajudam a reduzir a liberação de hormônios do estresse. Contém nutrientes
calmantes como a niacinamida.

Arroz e grãos integrais: prolongam a sensação de saciedade, estimulam a serotonina, afastando o estresse e o mau humor.

Pepino: tonifica o fígado, melhorando a circulação de hormônios e reduzindo o estresse. Adicione em sucos, junto com o aipo.

O QUE EVITAR
Apesar do prazer trazido pelos doces, é importante consumi-los com parcimônia. O excesso de açúcar, a longo prazo, pode ter o efeito oposto, levando a depressão e crises de ansiedade. Evite, ainda, álcool, café, sal e carne vermelha. “São ingredientes que liberam adrenalina, promovendo irritabilidade e insônia. Em altas quantidades, reduzem a capacidade do fígado de eliminar toxinas. “Essa ação exige Uma resposta do corpo, causando ainda mais estresse”, avisa Patrícia.

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965