Da próxima vez que você começar uma dieta, aproveite para incluir na sua programação televisiva programas excitantes, que te façam quase roer as unhas. O motivo? Pesquisadores da Universidade de Uppala, na Suécia, descobriram que, quanto mais emocionante um programa de entretenimento for, menos as mulheres se rendem à compulsão por alimentos carregados de calorias.
Agora, quando o que está sendo transmitido é sem graça, a telespectadora tende a comer 52% a mais. E o pior: entram na lista de preferência apenas alimentos que não são nada saudáveis.
“O baixo nível de envolvimento com aquilo que está passando, te faz comer para compensar o tédio”, disse Aner Tal, um pesquisador associado à Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail.
O segredo para fugir desta armadilha está, então, na melhor escolha da programação ou na seleção de lanchinhos saudáveis, quando a intenção é passar algumas horas jogada no sofá em frente à TV. Prefira, por exemplo, porções pequenas de legumes a um pacote de bolacha recheada ou pipoca.
O mesmo vale para qualquer outra atividade entediante que você tenha que fazer, como ler um livro maçante para um trabalho! Quanto mais empolgante uma atividade for, menores são as chances de você precisar de uma “recompensa” gostosa e, consequentemente, fracassar na dieta.