Jornalista freelancer baseada em Kansas City, nos Estados Unidos, Esther Honig resolveu mandar uma imagem inalterada do seu rosto para cerca de 40 profissionais de mais de 25 países com uma missão: "Me tornem bonita". O projeto, batizado de "Before & After" ("Antes e Depois") mostra como os padrões de beleza podem variar em diferentes partes do mundo e analisa se há um padrão global.
"Nos Estados Unidos, o Photoshop se tornou um símbolo dos nossos padrões inalcançáveis de beleza. Meu projeto examina como esses padrões podem variar em diferentes culturas ao redor do mundo", explica no seu site.
A ideia surgiu quando quando um chefe da jornalista a apresentou ao site Fiverr, plataforma que reúne freelancers do mundo todo e onde é possível contratar profissionais para trabalhos individuais. Ao navegar pelo site e perceber a grande quantidade de pessoas oferecendo habilidades em manipular imagens, Esther decidiu usar sua própria imagem.
"Com uma pequena quantidade de cinco a 30 dólares, e a esperança que cada designer ia usar seus conceitos pessoais e culturais de beleza na minha imagem inalterada, meu único pedido foi 'me deixe bonita'", afirma.
A jornalista esperava que o resultado fosse ser bem diferente do original, mas algumas das que recebeu a surpreenderam. "Ver alguns dos trabalhos pela primeira vez, me assustou, mas algumas imagens, como a do Marrocos, me chocou, porque eles foram ainda mais longe do que eu esperava", disse ela ao site Buzzfeed.
Confira algumas das imagens do projeto "Before & After":