Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Conheça as novas modalidades de ioga que prometem relaxar a mente e definir o corpo

$
0
0
AS NOVAS MODALIDADES DE YOGA RELAXAM A MENTE E AINDA DEFINEM AS CURVAS (Foto: Getty Images)

Para atrair adeptos da malhação intensa, as academias renovaram suas aulas de ioga. Agora, as posturas da conhecida prática indiana são mescladas com treinamento funcional, utilizam cordas, pranchas e movimentos ritmados. Assim, aliam o relaxamento e o trabalho de respiração com o desenvolvimento de força, equilíbrio e definição da musculatura. A seguir, algumas novidades.

PELOS ARES
Uma versão lúdica da prática oriental é o Flying Yoga, um método parecido com aulas de circo. Nele, o praticante faz os ásanas (posições) em tecidos suspensos. Seus principais benefícios são força, equilíbrio, flexibilidade e tonificação muscular.  A prática no tecido potencializa os efeitos do exercício, além de melhorar a concentração e a respiração. “É uma boa opção para intercalar com outras modalidades, como lutas, natação e musculação”, diz André Majer, professor da Cia Athletica, de São Paulo.

As aulas duram uma hora e queimam 350 calorias aproximadamente. É liberado para pessoas de todas as idades, mas é importante que o aluno não tenha labirintite e vá para a aula em jejum para evitar desconfortos em determinadas posições.

SURFISTA INDOOR
No verão passado, a prática de ioga em cima do stand up paddle (SUP) virou febre nas praias brasileiras e conquistou até atrizes, como Thaila Ayala e Carolina Dieckmann, e a top Izabel Goulart.. Coma chegada do inverno, criou-se a versão feita no solo, dentro da academia. A Bio Surf  Yoga, da Bio Ritmo, em São Paulo, é realizada em uma prancha semelhante à do SUP, mas sobre bosus, equipamentos em forma de meia bola que geram instabilidade e forçam o corpo a manter o equilíbrio.

A aula dura uma hora e meia e tem exercícios de alongamento e posições específicas da ioga, nas quais o aluno permanece por, no mínimo, 20 segundos. Pode ser praticada por atletas de todos os níveis, que variam a inclinação do acessório. “Os exercícios ajudam a desenvolver o equilíbrio e a trabalhar a musculatura do abdome, das costas e das pernas”, afirma a fisioterapeuta Mariana Michelin, da Bio Ritmo. Segundo ela, é possível queimar de 300 a 500 calorias por aula.

ENTRE NO RITMO
A Yoga Dance faz um mix de posturas tradicionais com movimentos ritmados inspirados na cultura indiana. “A dança temum papel importante na relação entre mente e corpo e, por isso, aumenta a energia e a disposição, além de trabalhar a autoconfiança”, diz a professora Fernanda Cunha, de Florianópolis (SC), pioneira da técnica no Brasil. Segundo ela, a prática melhora a flexibilidade, o tônus muscular e a saúde cardiovascular. “Não há contra indicações”, garante. O gasto calórico é de 200 calorias por hora, em média. Pode ser praticada na Yoga Flow, em São Paulo, ou em outros pontos espalhados pelo país (acesse fernandacunha.com.br).

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965