Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Dez curiosidades que você precisa saber sobre o filme "O Grande Gatsby"

$
0
0

 

CAREY MULLIGAN, LEONARDO DICAPRIO E TOBEY MAGUIRE SÃO OS PROTAGONISTAS DE "O GRANDE GATSBY", QUE ESTREIA NO BRASIL EM 7 DE JUNHO  (Foto: Divulgação)

O Festival de Cinema de Cannes começa nesta quarta-feira (15) com a exibição de um dos filmes mais esperados do ano: "O Grande Gatsby", inspirado no romance homônimo de F. Scott Fitzgerald, e que tem como protagonistas o quarteto formado por Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire, Carey Mulligan e Joel Edgerton. O longa, ambientado na aristocracia nova-iorquina dos anos 20, conta a história de Nick Carraway (Tobey Maguire), que se muda para Long Island e fica fascinado com o estilo de vida do novo vizinho milionário, Jay Gatsby (DiCaprio). Aos poucos Carraway passa a frequentar o círculo de Gatsby e percebe que o ricaço nutre uma paixão por Daisy Buchanan (Carey Mulligan), uma linda mulher casada com o bem-secedido Tom (Joel Edgerton).

Apesar de chegar aos cinemas brasileiros apenas no dia 7 de junho, "O Grande Gatsby" já está em cartaz nos Estados Unidos e promete fazer barulho em Cannes. Por isso, fizemos uma lista com dez curiosidades que cinefilos e não-cinéfilos vão querer ter na ponta da língua!

POSSÍVEIS DAISY BUCHANAN
Antes de Carey Mulligan ser escolhida para interpretar a protagonista do longa, muitas atrizes foram cotadas para o papel, entre elas Amanda Seyfried, Natalie Portman, Blake Lively, Scarlett Johansson e Anne Hathaway.

NOVA YORK DA OCEANIA
“O Grande Gatsby” foi planejado para ser filmado em Nova York, já que a história original tem a cidade norte-americana dos anos 20 como pano de fundo. O diretor do filme, o australiano Baz Luhrmann, inclusive, planejou se mudar com a família para o bairro do Chelsea, para facilitar as gravações. Logo depois, por questões de logística, foi decidido que Sydney, na Austrália, seria o local ideal para recriar a maior parte do drama, que originalmente se passa em Long Island.

AS JOIAS USADAS POR DAISY BUCHANAN SÃO DA TIFFANY´S & CO  (Foto: Divulgação)

FIGURINO FASHIONISTA
A superprodução contou com nada menos que 1.700 peças em seu figurino, tudo para recriar com perfeição a aristocracia norte-americana dos anos 1920. A figurinista Catherine Martin fez parcerias com a Brooks Bros. – a grife, fundada em 1818, era a preferida de Fitzgerald e é citada várias vezes em suas obras literárias como a representação do que havia de mais fino na moda masculina americana – para os smokings de Nick Carrawa (Tobey Maguire) e Tom Buchanan (Joel Edgerton); com a estilista Miuccia Prada para os vestidos cobertos por cristais, paetês e franjas usados pelas principais atrizes do filme e com a Tiffany’s & Co. para as joias. A joalheria emprestou antigas peças originais e criou outras exclusivas para Daisy (Carey Mulligan). Entre os destaques estão uma tiara e o ornamento de mão, cravejados de diamantes e pérolas.

CONVITE RECUSADO
Ben Affleck foi convidado para interpretar Tom Buchanan, mas recusou o papel para poder dirigir “Argo” – e parece que a tática deu certo, já que o longa ganhou o Oscar de Melhor Filme.

UMA SUÍTE CHAMADA FITZGERALD
Algumas das cenas mais simbólicas foram filmadas no The Plaza, lendário hotel localizado na Quinta Avenida, em Nova York, e que abriu as portas no dia 1º de outubro de 1907. A locação não é por acaso: F. S. Fitzgerald era um dos ilustres hóspedes da suíte, que foi reformada este ano e batizada de "The Fitzgerald".

A SUÍTE "THE FITZGERALD", DO HOTEL THE PLAZA (Foto: Divulgação)

DRINQUE COM INSPIRAÇÃO VINTAGE
Para descobrir se uma festa era boa nos anos 20, bastava olhar para os copos dos convidados e verificar se estavam cheios de champagne. Inspirado por essa informação, o famoso mixologista Jim Meehan criou um drinque especial chamado de “Imperial Gatsby”, que mistura champagne, açúcar e casca de limão. O coquetel pode ser degustado no bar do hotel The Plaza, em Nova York.

FEITO UM BEBÊ
A atriz inglesa Carey Mulligan, protagonista da adaptação, afirmou ao site The Hollywood Reporter que assistiu ao filme pela primeira vez em posição fetal: "Vi com alguns amigos, fiz eles se sentarem sete fileiras atrás de mim e me encolhi como uma bola num canto", revelou.

ANOS 20 TECNOLÓGICO
Apesar de cenários e figurinos retrô, “O Grande Gatsby” será exibido na abertura do Festival de Cannes em versão 3D. As salas brasileiras, que começam a exibir o filme em 7 de junho, receberão versões em 2D e 3D.

A RÉPLICA DO ROLLS-ROYCE AMARELO DO PERSONAGEM JAY GATSBY (Foto: Divulgação)

ROLLS-ROYCE AMARELO
O icônico Rolls-Royce amarelo do personagem que dá título ao longa é, na verdade, uma réplica e foi o culpado por um quase roubo no orçamento. No entanto, produzir o carro fake saiu bem mais barato do que comprar um Rolls-Royce de verdade – que pode custar 1 milhão de dólares ou mais.

TRILHA SONORA MODERNINA
A produção das músicas que embalam as cenas de “O Grande Gatsby” ficou sob responsabilidade do rapper Jay Z, que escalou nomes importantes do pop para interpretar lançamentos, como a canção “Young and Beautiful”, de Lana Del Rey, e músicas de sucesso, como “Back to Black”, na voz de Beyoncé e “Crazy in Love”, cantada por Emeli Sandé. O CD é promessa de topo de vendas.
 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965