“O Diabo Veste Prada (2006)”
Adaptação do bestseller de Lauren Weisberger, o filme “O Diabo Veste Prada" (2006) foi indicado ao Oscar na categoria de melhor figurino depois de mostrar saias, casacos, botas e vestidos das maiores grifes do mundo em várias cenas. Apesar de não ter levado a estatueta, o longa traz a aclamada Meryl Streep na pele de Miranda Priestly, uma editora de moda que faz um inferno na vida de suas assistentes Andrea (Anne Hathaway) e Emily (Emily Blunt).
“Floral? Para a primavera? Inovador”, ironiza Miranda ao discutir ideias para a nova edição da revista de moda que comanda com mão de ferro.
“Sex and The City (2008)”
Baseado na série homônima, o filme “Sex and the City" (2008) fala sobre a amizade entre quatro amigas de Nova York e suas relações com homens na selva de pedra. Um dos temas centrais é a paixão de Carrie Bradshaw, interpretada por Sarah Jessica Parker, por moda e sapatos, além do amor por Mr. Big. O filme ganhou uma continuação em 2010, porém não foi muito bem recebido pelo público.
“Não me dê um diamante, apenas me dê um grande closet”, diz Carrie para o noivo, Mr. Big, em uma das cenas.
“Bling Ring: A Gang de Hollywood (2013)”
O filme “Bling Ring: A Gang de Hollywood" (2013) é baseado na história real de um grupo de jovens fascinados por moda e celebridades que furtam mansões de astros de cinema para aliviar o tédio em suas vidas. A socialite Paris Hilton e a atriz Kirsten Dunst fazem pontas como elas mesmas no filme de Sofia Coppola.
“Você não pode usar leopardo e zebra”, diz Marc (Israel Broussard).
“Coco Antes de Chanel (2009)”
Inspirado na trajetória de Gabrielle "Coco" Chanel, o filme conta a história da estilista que fundou uma das maiores e mais elegantes grifes da indústria da moda. Audrey Tautou é quem dá vida à francesa que decidiu abolir o espartilho e adereços típicos da época.
“A moda passa, o estilo permanece”, diz Coco.
“Top Models: Um Sonho de Fada Brasileiro (2005)”
As principais modelos do país são as protagonistas do documentário criado em comemoração aos 10 anos da São Paulo Fashion Week, a principal semana de moda da América Latina. O filme mostra o glamour e as dores enfrentadas pelas tops nos bastidores da moda.
“Eu sabia que conseguia andar com qualquer sapato. Eu sabia que eu conseguia mostrar qualquer roupa”, diz Gisele Bündchen ao contar sobre a experiência que adquiriu no Brasil e que pôde mostrar para os clientes em outros países.