Famoso por trabalhar em casos como o do presidente norte-americano John F. Kennedy, do senador Robert F. Kennedy e do cantor Elvis Presley, o renomado patologista Cyril Wecht foi chamado para investigar as mortes misteriosas da atriz Brittany Murphy e seu marido, o roteirista Simon Monjack, em 2009 e 2010, respectivamente. De acordo com o médico, " é impossível descartar assassinato".
Em entrevista ao site do jornal britânico Daily Mail, Dr. Wecht, de 83 anos, insistiu que os altos níveis de metais encontrados nos corpos do casal faz suas mortes serem suspeitas. "Houve dois relatórios toxicológicos que concluem níveis elevados de vários metais e produtos químicos estranhos. Eu não vi nenhuma explicação, refutação ou raciocínio científico para essas conclusões. Nunca vi nada parecido com isso em toda a minha vida. Nunca vi isso em qualquer pessoa e o fato levanta uma questão muito séria", disse ao portal. Ainda de acordo com ele, é preciso investigar de onde vem esses compostos, quem os forneceu e quem teve acesso à casa de Brittany nos dias que antecederam sua morte.
Brittany foi encontrada morta em sua casa em Hollywood Hills em dezembro de 2009, aos 32 anos. Na época, os legistas deram pneumonia como a causa oficial da morte. Apenas cinco meses depois, seu marido Simon Monjack , 40 anos, foi encontrado morto na mesma casa, também de pneumonia. O pai da atriz, Angelo Bertolotti, não acredita nos resultados dos exames oficiais e pediu que fossem feitos exames toxicológicos em um laboratório privado, a partir de amostras de cabelo de Brittany.
O relatório do Carlson Company concluiu que havia altos níveis de metais encontrados no sistema e a única explicação lógica para eles chegarem lá seria a administração por terceiros com provável intenção criminosa. No momento da sua morte, Brittany exibido todos os sintomas de envenenamento por metais pesados , incluindo dores de cabeça , tonturas, cólicas abdominais, tosse , sudorese, desorientação , sibilos, congestão e pneumonia.
Angelo Bertolotti tenta agora exumar o corpo de sua flha para que as investigações possam prosseguir.