Uma nova edição de "Aventuras de Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll, está sendo lançada no Brasil pela Globo Livros. O humor e os trocadilhos do texto original ganharam novo sabor nessa versão, na qual se destacam ainda os trechos em versos. A tradução é de Vanessa Barbara, jornalista e escritora.
Encadernado com capa dura em tecido, o livro tem ilustrações da artista japonesa Yayoi Kusama.
Aos 85 anos, Yayoi é uma das mais importantes artistas vivas e foi uma das figuras centrais da vanguarda artística nova-iorquina na segunda metade do século 20. “Obsessão Infinita”, exposição que faz uma retrospectiva de sua obra, chega neste mês ao Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A mostra já foi vista na Tate, em Londres, no Malba, em Buenos Aires, e em Brasília e no Rio.
Esquizofrênica, Yayoi vive por escolha própria em uma clínica psiquiátrica de Tóquio há 40 anos. A artista sofre também de transtorno obsessivo compulsivo e sua condição mental, segundo ela, tem relação direta com sua expressão artística. As obras são criadas a partir de alucinações que ela sofre desde a infância, como as visões distorcidas que a fazem enxergar bolas e pontos em todos os lugares.