Em algum momento da vida, você já deve ter se olhado no espelho, posicionado os dedos ao redor do rosto e dado uma leve puxadinha imaginando como o visual poderia ficar caso tivesse coragem suficiente para encarar uma cirurgia plástica. Imagina como seria, então, passar por um processo cirúrgico que mudasse completamente a fisionomia? Pois algumas mulheres asiáticas têm chamado a atenção por se submeterem a operações que as deixam completamente irreconhecíveis. A transformação é tão complexa que, após resolver o incômodo físico, elas estão lidando com um novo problema: dificuldades na hora de embarcar e desembarcar de aeroportos.
De acordo com o site do jornal britânico "Daily Mail", alguns hospitais da Coreia do Sul estão oferecendo um certificado para que os pacientes de fora do país consigam voltar para casa. O documento evita que o passageiro embarque sem precisar passar pelo interrogatório de agentes federais, que raramente acreditam que a pessoa da foto do passaporte é a mesma que está ali na frente deles.
A ONDA DAS CIRURGIAS
Em 2009, 23 mulheres chinesas foram impedidas de voltar ao país de origem depois de passarem por processos cirúrgicos na Coreia do Sul. Elas não tinham nenhuma semelhança com suas fotografias do passaporte. "Depois que tiraram os chapéus e os óculos escuros, percebemos o quanto elas estavam diferentes. Partes dos rostos tinham pontos aparentes e alguns curativos", contou o oficial do Aeroporto Shanghai Hongqiao, Chen Tao, à publicação chinesa "China Daily". "Tivemos que comparar as partes que não tinham sido mudadas com as fotos. Tudo com muito cuidado", disse. De acordo com o mesmo jornal, desde o registro deste caso emblemático, o problema só tem se multiplicado.
A Coreia do Sul é considerada um dos principais centros de cirurgia plástica do mundo. Dados globais divulgados em 2013 pela Sociedade Internacional de Cirurgiões Plásticos Estéticos mostram que uma em cada 77 pessoas nascidas no país pretende passar por cirurgias para melhorar a aparência. Um dos procedimentos mais populares é a redução do excesso de pele na pálpebra superior para deixar os olhos maiores e mais ocidentais.