Expert em tratamento de pele, a Dra. Graça Silveira é autora do livro “Que pele!” e conversou com Marie Claire sobre os problemas mais comuns. Desde como se livrar da oleosidade, até mitos e verdades, e truques para rejuvenescer, ela nos contou todos os segredos para ter uma pele do rosto bonita e saudável.
ROTINA PRECIOSA
A principal chave para conquistar uma pele perfeita está em quatro passos essenciais, que devem ser repetidos todos os dias: limpar, hidratar, proteger - com filtro solar - e tratar a pele. Sempre, é claro, utilizando produtos que sejam indicados para o seu tipo de pele.
MITO OU VERDADE
Dra. Graça ressaltou que é importante utilizar o protetor solar, ao contrário do que pode parecer, mesmo em dias nublados ou chuvosos. Ela explica que a luz fria, do inverno, também pode manchar a pele, além da perigosa radiação ultravioleta que atinge a pele mesmo através das nuvens. “As pessoas tem essa falsa ideia de que quando está nublado não tem radiação ultravioleta e tem”, diz.
XÔ, OLEOSIDADE
Se a sua pele é das oleosas, a dermatologista diz que é possível sim controlar o problema. Incluir a esfoliação na rotina é uma das maneiras mais simples. “A esfoliação é fundamental para turbinar a renovação celular”, explica a doutora.
SEMPRE JOVEM
Ela recomenda que sejam incluídos alguns produtos depois dos 30, como os com retinóides - classe de substâncias que podem ser ou cosméticos ou medicamentos, dependendo do tipo de ação que você desejar. Aos 40, também é interessante acrescentar cosméticos com fatores de crescimento epidérmico ou peptídeos, que trazem firmeza à pele do rosto. Fique em alerta para os cremes que se dizem anti-idade. “Existe uma grande confusão do que é um creme anti-idade. O filtro solar é um produto anti-idade”, diz a Dra. Graça. Mais importante do que o que está escrito na embalagem, é ficar atento à composição dos produtos.
Para um efeito mais eficaz, a dermatologista recomenda a busca por tratamentos de preenchimento, onde medicamentos e substâncias específicas são injetadas direto na pele.
FRIO VS. CALOR
Qualquer estação exige exatamente o mesmo cuidado com a pele, mas é importante levar alguns fatores em consideração. No intenso inverno, por exemplo, tome cuidado com as manchas de pele. A derme, também, costuma ficar mais seca durante o tempo frio. Já no calor, a pele passa a produzir mais de seu hidratante natural, o sebo. Para quem está pensando em investir em um tratamento no consultório, a doutora deixa a dica: “O frio sempre é bom para fazer procedimentos de consultório”.
ATENÇÃO NA HORA DA COMPRA
É fácil de se confundir com a quantidade de cosméticos que existe no mercado, hoje. Para nos ajudar, a Dra. Graça ensina como procurar o produto certo para sua pele, desde maquiagem até cremes hidratantes. No caso das peles oleosas, procure pelo princípio ativo ácido hialurônico, ou pelas palavras-chave ‘oil-free’ ou ‘não comedogénico’. “Significa que não vai criar cravo, não vai entupir o poro”, ensina ela. “Se você tem uma pele muito seca, princípios ativos emolientes, como a lanolina, óleo de palma”. Para quem tem a pele muito sensível, vale investir em produtos hipoalergênicos.