Os novos “superalimentos” trazem benefícios para a saúde, ajudam a emagrecer e deixam a pele incrível. Veja por que eles devem entrar na sua rotina e inclua já nas sopas, shakes ou massas de bolos e tortas.
MACA PERUANA
Fonte de cálcio, fósforo, potássio, ômega 3, vitaminas B1 e B2, o tubérculo, nativo dos Andes, é uma arma eficiente contra doenças cardiovasculares e diabetes. Diz a lenda, também tem poder afrodisíaco graças à presença de magnésio, zinco e vitamina E, importantes nutrientes que auxiliam na produção de hormônios sexuais e de neurotransmissores que causam a sensação de prazer. Por aqui, é encontrada na forma de pó, ótima pedida para incrementar o cardápio pré-treino. “A dica é adicionar, todos os dias, uma colher de sopa no suco, shake ou frutas picadas. A disposição melhora muito”, conta a nutricionista funcional e esportiva Gabriella Pereira, de São Paulo. Segundo ela, cada 100 gramas de maca (uma colher de sopa) tem cerca de 55 calorias.
MANTEIGA DE NUTS
Nova queridinha das malhadoras antenadas, a pasta de castanhas e nozes é uma grande aliada para quem quer emagrecer, cuidar da saúde e, de quebra, exibir uma pele linda por aí. Rica em gorduras mono e poli-insaturadas, age como anti-inflamatório e garante a sensação de saciedade (adeus, quilos extras!). Também contém vitaminas e minerais antioxidantes que melhoram a recuperação muscular e neutralizam os radicais livres produzidos durante o exercício, prevenindo o envelhecimento precoce. “O único alerta é ingerir com moderação, já que é bastante calórica”, afirma a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia, do Rio. “Uma opção é acrescentar na tapioca ou no pão sem glúten, no café da manhã ou lanche da tarde.” É possível fazer a própria manteiga – a receita é bem simples. Os ingredientes são: 200 gramas de amendoim torrado sem pele, 3 colheres (sopa) de óleo de gergelim (pode ser óleo de coco ou de amêndoas). Coloque o amendoim no liquidificador e bata aos poucos até formar uma farofa. Adicione o óleo até que se transforme em uma pasta lisa e homogênea.
GOLDEN BERRY
É uma fruta pequena, amarelo-alaranjada, fonte de ferro, aminoácidos e vitaminas do complexo B, que aceleram o metabolismo.“Também tem vitaminas A e C, flavonoides e fósforo, o que resulta em ação antioxidante e anti-inflamatória, fortalecendo o sistema imunológico”, afirma a nutricionista Marcela Frias, da Clínica Dicorp, no Rio. “Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine comprovou que o consumo regular resulta em aumento de energia, melhoria da qualidade do sono, facilidade de despertar e capacidade de se concentrar.” Ela é pouco calórica (50 calorias por colher). Em geral, é consumida na forma de chá, mas também pode servir como base de geleias e sobremesas, congelada ou in natura. “Acrescente na granola, no iogurte, em saladas com quinoa ou frutas assadas, como banana”, indica Andrea.