Uma jovem que ficou famosa por ser o rsot de uma campanha sobre doação de órgãos morreu na última sexta-feira (21) de fibrose cística, doença genética que afeta os pulmões e o sistema digestivo. A inglesa Kerry Thorpe, de 23 anos, estava na fila de transplantes de pulmão desde 2013 e morreu antes de um doador compatível ser encontrado.
Kerry foi diagnosticada com a doença quando ainda era um bebê e desde então lutava contra os sintomas. Os médicos já a haviam alertado que sua sobrevivência dependia de um transplante duplo de pulmão. Inicalmente, a jovem não poderia entrar na lista de receptores, pois estava muito magra e com a diabetes fora de controle. No entanto, após muitos esforços, Kerry conseguiu ganhar peso e controlar a dosagem de açúcar no sangue.
Em 2011 ela estrelou uma famosa campanha de doação de órgãos, da instituição Life, em que aparecia super maquiada em um cartaz com o slogan: 'Would You Give Her One', que significa: "Você daria um para ela".
A presidente da Life, Mandy Venters, declarou: "Nós estamos devastados ao saber que nossa maravilhosa embaixadora, Kerry Thorpe, faleceu enquanto aguardava um transplante de pulmão. Ela era um modelo para muitas pessoas e lutou duro por uma segunda chance".
Uma página no Facebook dedicada a Kerry e sua campanha para encontrar pulmões novos já soma mais de 77 mil fãs. A mais recente postagem é uma dedicatória do noivo de Kerry, Joshua Nelli. Ele escreveu: "Esta página foi criada em memória de minha noiva inspiradora Kerry Alex Thorpe . Kerry infelizmente morreu no dia 21 de Março de 2014, com apenas 23 anos de idade, de Fibrose Cística em fase terminal. Apesar de seu curto tempo com a gente, ela conseguiu fazer alguns amigos incríveis e conscientizar de forma incrível as pessoas, tanto sobre a fibrose cística quanto para a necessidade desesperada de doação de órgãos. Eu e sua família somos apaixonados pelo trabalho que Kerry realizou e, por isso, vamos continuar o seu legado, mesmo após sua partida. (...) Eu agradeço antecipadamente a partir do fundo do meu coração! Joshua Nelli".