A maioria das mulheres foge de uma lente fotográfica se não estiver devidamente penteada e usando, pelo menos, um batonzinho. Por isso, as centenas de retratos femininos que se espalharam pelo Instagram, Twitter e Facebook desde a última terça-feira (18) rapidamente chamaram a atenção da mídia internacional. Nas fotos, as mulheres aparecem sem maquiagem e as postam com as hashtags #NoMakeUpSelfie e #breastcancerawareness
(que significam #Selfiesemmaquiagem e #conscientizaçãosobrecâncerdemama).
De acordo com o site do jornal inglês Daily Mail, o objetivo é aumentar a conscientização sobre o câncer de mama entre a população do Reino Unido. Assim que se popularizou, a campanha gerou polêmica por, na prática, não estar ajudando nenhuma pessoa doente, por exemplo.
Ainda não se sabe quem é a dona da iniciativa, mas a Cancer Research UK, respeitada instituição britânica direcionada ao tratamento da doença, aproveitou a onda e disponibilizou a todas as pessoas que estão postando a selfie um número para que possam doar £ 3 (cerca de R$13,20).
Até agora, mais de 15 mil pessoas, incluindo mulheres, homens e até crianças, já postaram fotos incentivando a campanha.