Dois anos após o lançamento do último filme da série que lhe rendeu milhões, muita fama e de conquistar o título de a atriz mais nova a protagonizar uma franquia bem sucedida nas bilheterias, Kristen Stewart, capa de fevereiro da Marie Claire americana, conta como o sucesso mudou sua vida, mas não a maneira como encara o mundo. Atriz desde os nove anos, a ex-namorada de Robert Pattinson escreve poemas, adora cair na estrada com os amigos e garante que só aceita um papel quando tem certeza de que adoraria interpretá-lo.
Ao fechar um contrato, Kristen gosta da sensação de não saber o que acontecerá. Ela diz que não esperar um resultado foi algo que aprendeu com o tempo, quando filmes que acreditava que seriam um grande sucesso não chamaram tanta atenção. “Não tenho ideia do que estou fazendo e é por isso que amo o que faço”, afirma. “Não fazia ideia de que Crepúsculo seria tão grande. É divertido não ter muito controle”. Aliás, ela mostra que não ter controle é algo que não a incomoda em nada. Quando terminou com Robert em 2012, a atriz decidiu passar um longo período viajando e refletindo sobre a vida. “Você não sabe por quem se apaixonará. Você não controla isso”.
ATRIZ MADURA
Apesar de já estar na carreira há muito tempo, ela só começou a se sentir realmente confiante de que pode passar um tempo longe das telonas sem ser esquecida no ano passado. Após passar a maior parte do ano afastada da profissão, Kristen, que lamenta não ter recebido tantas propostas interessantes em 2013, conseguiu retomar o trabalho sem qualquer esforço. Em março ela começa as gravações de seu próximo longa, ‘American Ultra’, já tendo outros projetos em mente. A atriz deixa claro que prefere encarar a estrada e gastar seu tempo escrevendo poesias e tocando guitarra a aceitar interpretar papéis de roteiros que não lhe agradam.
Mesmo amando atuar, Kristen Stewart não tem problemas em dizer que não gosta de atenção. “Não sou muito boa na TV e melhorar nisso não é um dos meus objetivos de vida. As pessoas costumam dizer ‘Ela não consegue lidar com os holofotes’. Não, na verdade, não posso e essa sou eu. Amo ser uma atriz, mas sou a última pessoa a querer uma festa de aniversário. Não tento forçar e fingir que sou diferente. Concordo totalmente quando dizem que sou a pessoa mais estranha”.
Simples e sem medo de mostrar quem realmente é Kristen apenas se arrepende de não ter investido em uma educação universitária. Cheia de atitude, porém, ela afirma destemida: “Assumo todo erro que já cometi”.