Em janeiro, Karl Lagarfeld fugiu do óbvio e fez um desfile que uniu peças da alta-costura com elementos esportivos, como tênis e pochetes, para o verão 2014 da Chanel. Fomos ao showroom da grife, em Nova York, para conferir de perto as roupas da coleção.
No início, a ideia de combinar peças requintadas com sportswear parece não fazer sentido. Porém, ao ver ao vivo as roupas da alta-costura da maison, nota-se que os tênis estão muito além de serem apenas um calçado simples do dia-a-dia. Produzidos à mão pelo ateliê parisiense Massaro, cada par de demorou em torno de 35 horas para ficar pronto. Os paetês foram costurados um a um.
Os vestidos, também feitos à mão, são de encher os olhos. Feitos com plumas, tweed e pérolas, eles chamaram atenção pela delicadeza.
Os mais complexos demoraram até mil horas para serem finalizados. São tão delicados, que dá até receio de tocar. O showroom em Nova York dura apenas até essa terça-feira (11). O dia será reservado para seletas clientes que moram na cidade conhecerem a coleção ao vivo. Tanto os vestidos, quanto os tênis, são feitos sob-medida. A haute couture da Chanel é como arte traduzida em peças de roupa.