Monique Koll se recusa a parar de cruzar linhas de chegada. No final de 2012, a norte-americana, apaixonada por esportes, treinava para um campeonato de triathlon quando foi atropelada por um motorista sem carteira de habilitação. Monique sofreu fraturas graves na coluna e foi obrigada a trocar a bicicleta por uma cadeira de rodas.
Em entrevista ao site Huffington Post, a norte-americana contou que quatro meses após o acidente ainda tinha esperanças de competir na meia maratona Rock ' n' Roll New Orleans, realizada em 2013. Com a ajuda de seu namorado Nick Zaunbrecher, que a empurrou durante o trajeto, ela chegou até o final da prova. No último trecho, Nick a tirou da cadeira de rodas e a apoiou. Uma fotografia do casal, feita neste momento, rapidamente se espalhou pelos perfis nas redes sociais.
Monique não ficou satisfeita. "Como ainda não voltei ao trabalho, tenho dedicado todo o meu tempo para a minha recuperação", disse ao site. O tratamento inclui treinamentos de força, duas horas de fisioterapia, três vezes por semana; aulas de Pilates duas vezes por semana e algumas caminhadas e passeios leves de bicileta.
No último domingo (2), a norte-americana provou que todo o esforço valeu e está valendo a pena. Contrariando todas as indicações médicas, Monique completou a mesma meia maratona em menos de quatro horas. "Há momentos em que eu ainda fico muito triste com o que aconteceu", disse ao HuffPost, "mas uma vez que você aceita isso, fica mais fácil seguir em frente. Eu quero que as pessoas saibam que se eu posso fazer isso, elas também podem".