Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Flip 2018: pela primeira vez mulheres são maioria na festa literária de Paraty

$
0
0

A Flip Lima Barreto é das mulheres. Como reflexo da curadoria assumida pela jornalista e crítica literária Joselia Aguiar, pela primeira vez o evento terá mais escritoras mulheres do que homens tratando de temas como feminismo, engajamento e criação. Outra novidade é que 30% da programação é formada por autores negros, ecoando a estreia de um escritor afrodescendente como homenageado. Confira algumas das criadoras em destaque na festa que ocupa Paraty de 26 a 30 de julho. Para o programa completo: flip.org.br

Lilia Schwarcz (Foto: Divulgação)

 

 

LILIA SCHWARCZ
A autora participa da abertura da festa literária na quarta (26), numa sessão em que o ator Lázaro Ramos interpretará trechos da biografia Lima Barreto Triste Visionário, escrita por Lilia. O evento terá direção do dramaturgo Felipe Hirsh.

Djaimilia de Almeida (Foto: Divulgação)

 

DJAIMILIA DE ALMEIDA
Nascida em Luanda e radicada em Portugal desde criança, a angolana arrebatou a cena literária portuguesa com seu primeiro livro, Esse Cabelo, descrito como “a tragicomédia de um cabelo crespo”, no qual ela traça suas origens a partir de uma história ficcional. Djaimilia participa da mesa reservada às jovens autoras, Pontos de Fuga, na quinta (27).

Carol Rodrigues (Foto: Divulgação)

 

CAROL RODRIGUES
A escritora publicou seu primeiro livro de contos, Sem Vista Para o Mar, aos 30 anos, em 2014, que ganhou alguns dos principais prêmios literários do País (entre eles, o Prêmio Jabuti e da Fundação Biblioteca Nacional). Carol fala sobre suas influências, técnicas e experiências na mesa Pontos de Fuga, na quinta (27)

Ana Miranda (Foto: Divulgação)

 

ANA MIRANDA
Autora de biografias e romances históricos como Xica da Silva: A Cinderela Negra e o clássico Boca do Inferno, Ana Miranda estará presente no sábado (29), num bate-papo sobre personagens da história e da literatura brasileiras que tiveram uma trajetória de sucesso (como a própria Xica da Silva); e, no domingo (30), ela estará no programa dedicado às crianças, a Flipinha.

Conceição Evaristo (Foto: Divulgação)

 

CONCEIÇÃO EVARISTO
Uma das mais importantes escritoras da memória negra brasileira, a mineira, autora de livros como Olhos d´Água, que ganhou o Prêmio Jabuti, e Insubmissas Lágrimas de Mulheres, encerra a Flip no domingo (30), realizando um tributo às escritoras africanas e da diáspora negra _entre elas, Angela Davis, Carolina de Jesus e Toni Morrison. Ao seu lado, estará a também mineira Ana Maria Gonçalves, que escreveu Um Defeito de Cor, metaficção baseada na vida de Luisa Mahin, ex-escravizada e mãe do poeta Luís Gama.

PILAR DEL RÍO
A jornalista e ativista espanhola Pilar del Río, que foi casada com o escritor José Saramago (1922-2010) por 22 anos, e a mais importante arqueóloga brasileira, Niéde Guidon, estarão juntas num encontro que ocorre na sexta (27), no qual elas relatam suas experiências como resistência feminina em projetos realizados tanto na cultura quanto na ciência.

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965