O Dalva e Dito, restaurante de cozinha comfort de Alex Atala, em São Paulo, aproveitou a queda de temperatura para encher o cardápio de novidades quentinhas. Os destaques são as lasanhas, prato que agrada a (quase) todos, em versões capazes de agradar a todos (mesmo!). Cheias de brasilidades, podem ser de taioba com queijo Serra da Canastra e castanhas brasileiras, de cogumelos Yanomani, de berinjela ou à bolonhesa.
Quem quiser levar para casa pode comprar sua preferida no Mercadinho Dalva e Dito, a lojinha foférrima que fica dentro do salão. Agora, se a ideia é dar uma de chef, é só seguir os passos da receita que Atala desenvolveu com Elton Júnior, chef executivo do restaurante, e convidar os amigos para uma belíssima lasanha à bolonhesa. Na hora de servir, a dica é abrir um bom vinho tinto e preparar o sorriso. Vão chover elogios!
Veja também: torta de frango fácil, como a da vovó
Lasanha à bolonhesa
(rende três formas grandes)
Ingredientes:
Molho Bolonhesa
4 ½ cebolas cortadas em cubinhos
2 dentes de alho processados
4 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubinhos
2 talos de salsão cortados em cubinhos
1 ½ cenoura cortada em cubinhos
2 folhas de louro
300 g de linguiça sem pele
300 g de suã (carne suína – parte inferior do lombo) desfiada
1 kg de carne moída (qualquer corte)
60 ml de vinho branco
Sal e pimenta do reino a gosto
2,5 kg de tomate sem pele em lata (pelati)
1 colher (chá) de alecrim
2 ½ xícaras (chá) de manjericão
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 ramos de tomilho
Molho branco
1 litro de leite
1 cebola piquê (com 4 folhas de louro e 4 cravos)
5 colheres (sopa) de manteiga sem sal
½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 pitada de puxuri
Sal e pimenta do reino a gosto
Montagem
210 g de massa fresca para lasanha
Queijo minas padrão para montagem
Modo de Preparo:
Prepare o molho: Refogue a carne moída no azeite com o sal, a pimenta, o tomilho e reserve. Repita o processo, em panelas separadas, com o suã e a lingüiça. Em seguida, deglaceie as panelas com o vinho e reserve. Em outra panela, adicione o azeite para refogar o alho, a cebola, o salsão e a cenoura. Refogue até desmanchar. Depois, acrescente os tomates , as folhas de louro e as três proteínas já refogadas.Em seguida, adicione o tomate sem pele, o alecrim e o manjericão. Deixe cozinhando em fogo baixo por três horas. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve. Prepare o molho branco: Em uma panela, derreta a manteiga e, em seguida, adicione a farinha e cozinhe, mexendo sem parar por aproximadamente 2 a 3 minutos. É preciso ter cuidado para que a mistura (chamada de roux) não ganhe cor. Monte a cebola piquê, prendendo nela as folhas de louro e os cravos. Depois, ferva o leite com a cebola piquê dentro. Em seguida, acrescente o roux. Cozinhe mexendo sem parar. Tempere com sal, pimenta e adicione o puxuri.Descarte a cebola piquê. Em uma forma, faça camadas seguindo a ordem: forre a forma com o molho bolonhesa, adicione a massa fresca, cubra com o molho bechamel e adicione o queijo minas padrão. Repita todas as camadas, seguindo a mesma ordem. Depois, leve ao forno em temperatura alta para gratinar por 10 minutos.
Veja mais: estrogonofe com gostinho caseiro