Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all 305965 articles
Browse latest View live

Marine Serre: a designer que desfilou máscaras antes da pandemia e conquistou Beyoncé

$
0
0
Beyoncé com macacão Marine Serre (Foto: Reprodução)

 

Ela colocou máscaras na passarela antes que qualquer um falasse em pandemia. A estampa que virou sua marca registrada caiu nas graças de Beyoncé, vestiu Selana Gomez e conquistou Adele. Essa é Marine Serre, designer francesa que virou desejo na pandemia, justamente um dos momentos mais desafiadores para a moda. 

Em menos de 48 horas depois de Beyoncé lançar Black is King no dia 31 de julho, as pesquisas por Marine Serre - o estilista parisiense por trás do macacão de  estampa de lua crescente que a cantora usou no clipe da música "Already" dispararam 426%. De acordo com a plataforma de pesquisa de moda global Lyst, foi um aumento de 50 por cento em relação à semana anterior. Beyoncé já era fã da marca - inclusive usou um body da marca para ir a um jogo de basquete, 

A trajetória da francesa vem sendo meteórica. Em 2017, com então apenas 24 anos, e com a aprovação de Karl Lagerfeld, Phoebe Philo e Nicolas Ghesquière, Marine ganhou o prêmio LVMH, reconhecimento equivalente a um dos Oscar da moda. 

A estilista então logo entrou para o circuito da semana de moda de Paris e a estampa de lua crescente que virou sua marca registrada conquistou celebridades conhecidas por vestir designers iniciantes e cheios de talento e potencial como Dua Lipa e Rosalia. Pouco tempo depois, a etiqueta caiu nas graças de Kylie Jenner e ganhou o mundo. 

Adele usa blusa de Marine Serre (Foto: Reprodução)

 

Visionária

Muito antes de qualquer um imaginar que viveríamos uma pandemia, Marine colocou máscaras faciais em seus desfiles em setembro de 2019. Quando a obrigatoriiedade do uso de máscaras foi estabelecida em diversos locais do mundo e a busca por máscaras grifadas explodiu, Marine - que já era querida das celebridades - saiu na frente. 

Máscara na passarela de Marine Serre em setembro de 2019 (Foto: Getty)

 

A empresa sueca Airnium conhecida por fazer máscaras urbanas de alta teconologia fez uma parceria com a designer com itens vendidos a 250 dólares cada (mais de R$1200) que se esgotaram em tempo recorde. A marca desfilou máscaras de novo para a coleção de outono 2020, apresentada no final de fevereiro em Paris . Não à toa, o item entrou no segundo lugar da lista dos itens mais desejados dos últimos três meses da pandemia segundo a plataforma Lyst. 

O site de revenda de moda francês Vestiaire Collective viu um aumento de 1.200% nas vendas da marca no ano passado, sugerindo um alto potencial de investimento, mais comparável a marcas perenes de luxo como Gucci ou Hermès do que a etiquetas que entram e saem de moda e que rapidamente perde valor. Das cerca de 300 peças da Marine Serre atualmente vendendo ou vendidas na plataforma, a grande maioria está com o mesmo preço ou às vezes maior do que o varejo normal.

 


Coletivo de artesãs do Vale do Jequitinhonha lança coleção em parceria com marcas de SP

$
0
0
 (Foto: Divulgação )

 

“Foi uma coisa incrível, que surpreendeu a gente.” É assim que a artesã Ana Aparecida Gomes Barbosa, 41, da comunidade de Coqueiro Campo, Minas Gerais, descreve a experiência de ter feito parte da produção de uma coleção de 25 peças que foram feitas à mão para uma grande marca. Duas associações de artesãs do estado colocaram a mão na massa - no caso, na argila - para a nova coleção Mestras do Barro, para a Camicado.

Ana Aparecida e Elizangela lopes de Souza, 31, da comunidade de Campo Alegre, também em Minas Gerais, são artesãs de experiência, ambas com mais de 15 anos de estrada. A tradição de modelar vasos, louças e peças de decoração a partir de argila, é algo que cresceu junto delas. Observando as mães e avós, elas sempre foram rodeadas pelo artesanato. Minas Gerais reúne o mais importante acervo artístico do período colonial brasileiro e a produção artesanal de peças decorativas é ofício que passa de geração em geração para muitos, mesmo para quem nem pensou em trabalhar com isso.

É o caso de Ana, que começou por necessidade, mas não conseguiu resistir ao amor que sentia quando criava arte. “As pessoas vinham de longe para comprar. Sou mãe de dois filhos, então surgiu a necessidade. Comecei a fazer com um grupo de artesãs que, na época, era muito menor. E começou o amor. Tudo o que você faz tem que ter amor incluso. A gente vai criando, tendo ideias. Cada dia criamos uma coisa nova, uma coisa diferente”, conta. Hoje, o que era um pequeno grupo, conta com 46 artesãs. “Todas mulheres”, diz.

 (Foto: Divulgação )

 

O trabalho feito para a Camicado conta com cerca de 7 mil peças, todas feitas por mãos de mulheres que vivem do artesanato. Durante a pandemia, as feiras e vendas estagnaram, mas com o projeto, a retomada das atividades foi uma garantia de sobrevivência em tempos difíceis - tudo feito de casa. “Como o trabalho é manual, as peças não são todas iguais, têm recortes diferentes, não sai aquela coisa igualzinha. O interessante é isso, ninguém ter uma igual”, explica Ana.

A Camicado e o coletivo de artesãs do Vale do Jequitinhonha (MG) desenvolveram juntos a Coleção Mestras do Barro. O projeto contou com a colaboração ativa da Paiol, loja especializada na curadoria de artesanato brasileiro, que acompanhou de perto todo o processo nas comunidades Coqueiro Campo e Campo Alegre, em Turmalina.

Elizangela conta que a parceria foi como a realização de um sonho. “Deu muito trabalho, durante uns dois meses, foi uma novidade, porque a gente nunca tinha trabalhado só com peças brancas. Mas foi muito proveitoso, aprendemos muita coisa”, explica.

Ela diz que espera cada vez mais projetos como este no futuro. “Fui uma pessoa que sofreu demais na vida, mas nunca deixei de lutar. Ainda tenho muitos sonhos pela frente. Às vezes tem alguma mulher que está sofrendo, mas não pode desistir. Tem que sonhar sonhar sempre”, conta.

Lucas Lassen reúne na Paiol, loja com duas unidades em São Paulo, criações artesanais de mais de 300 produtores de todo o Brasil, onde se destacam as ceramistas do Vale do Jequitinhonha (MG), Caruaru (PE), Belo Jardim (PE) e Vale do Ribeira (SP).

Fabricação artesanal

Da argila colhida na região à peça pronta, o trabalho envolve o processo criativo de cada item e a transformação da matéria-prima: amassar o barro, modelar, raspar os excessos no acabamento, alisar com um pano, secar ao sol, fazer o oleio (pinceladas de argila em estado líquido), a pintura e a queima no forno à lenha por até 12 horas. Cada detalhe carrega memórias e materializa uma história riquíssima, transmitida por gerações de mulheres.

Neste lançamento, com tiragem limitada, a inspiração da Camicado é que as pessoas possam ter em casa um pouco da história da arte popular brasileira e do respeito à tradição da cerâmica do Vale do Jequitinhonha. “É uma forma de aproximar nossos clientes deste universo tradicional do fazer manual, unidos pela força e a delicadeza dessas mulheres na Coleção Mestras do Barro”, explica o gerente sênior de marketing da Camicado, Vinicius Rodrigues.

 (Foto: Divulgação )

 

Receita com vinho: aprenda dois pratos especiais que levam a bebida no preparo

$
0
0
Receita de risoto de cogumelo com limão siciiano (Foto: Divulgação)

 

Para quem busca um almoço ou jantar especial, o sommelier Ricardo Custódio e a nutricionista Renata Guirau sugerem duas opções de pratos que levam vinho na receita: risoto de cogumelos e cupim assado com vinho tinto.

“Os vinhos, quando utilizados na elaboração de pratos, dão aroma, realçam o sabor e ainda garantem um ar de sofisticação. Sempre são uma boa ideia para deixar a refeição ainda mais especial”, comenta Renata, do Oba Hortifruti.

Na hora de escolher o tipo de vinho que será utilizado na cozinha, a principal dica, segundo o sommelier da marca, Ricardo Custódio, é optar por um rótulo de boa qualidade, uma vez que a bebida irá influenciar diretamente no resultado final.

Além disso, o especialista comenta que o mesmo vinho usado na receita pode ser levado à mesa para o momento do brinde. “O indicado é usar bebida do preparo também para a harmonização, para haver sinergia dos sabores. Como nas receitas usa-se uma pouca quantidade de vinho, podemos aproveitar o restante também para degustar junto com o prato”, sugere o especialista.

Confira abaixo o passo a passo das receitas indicadas e, para você não errar na combinação, Ricardo já orienta quais rótulos podem ser usados. 

* Cada receita rende aproximadamente 4 porções.

RISOTO DE COGUMELO COM LIMÃO SICILIANO
1 litro de caldo de legumes caseiro
200g de cogumelos paris fatiados
1/2 xícara de chá de cebola ralada
2 dentes de alho amassados
1 xícara de arroz arbóreo
Suco de 1 limão siciliano
Raspas da casca do limão
1 col de café de sal
2 col de sopa de azeite
1/3 de xícara de chá de vinho branco

Sugestão de rótulo: Vinho Português Caminhos Cruzados Titular Colheita Branco.

Preparo:
1) Aqueça 1 col de sopa de azeite e refogue metade da cebola, os cogumelos e metade do sal.
2) Finalize com 1 concha do caldo de legumes e reserva.
3) Aqueça 1 col de sopa de azeite e refogue o restante da cebola e o alho.
4) Acrescente o arroz, o sal, o vinho branco e o suco de limão. Refogue bem.
5) Acrescente 1 concha de caldo de legumes e, sempre mexendo, vá observando o caldo evaporar, acrescentando mais caldo aos poucos.
6) Quando o arroz estiver al dente, acrescente a mistura da primeira panela e finalize o cozimento.

Receita de cupim assado com vinho tinto (Foto: Divulgação)

 

CUPIM ASSADO COM VINHO TINTO
1 kg de cupim
1 cebola média fatiada
2 dentes de alho amassados
1 colher de café de cominho
1 taça de vinho tinto seco
1 col de café de sal
1/2 col de café de pimenta do reino
1 col de chá de chimichurri

Sugestão de Rótulo: Vinho Chileno Volcanes de Chile Reserva Cabernet Sauvignon.

Preparo:
1) Na panela de pressão, acomode o cupim e em seguida os demais ingredientes.
2) Após a panela pegar pressão, deixe cozinhando em fogo baixo por cerca de 40 a 50 minutos.
3) Finalize a cocção colocando a peça de carne em uma assadeira, com o caldo, e deixando assar por cerca de 30 minutos.
4) Fatie e sirva em seguida.

Tudo o que você precisa saber para prevenir e cuidar da acne

$
0
0
Tudo o que você precisa saber para  prevenir e cuidar da acne (Foto: Reprodução Getty Images)

 


 A acne é uma inflamação da pele comum e que deixar muitas marcas no rosto: desde manchas até cicatrizes que alteram o relevo da pele. De acordo com o dermatologista dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr. existem quatro fatores que contribuem para o desenvolvimento da acne. "A pele produzindo muito óleo, o que obstrui os poros; células mortas da pele se acumulando, o que tem o mesmo efeito; a presença de uma bactéria chamada (P. Acnes) nos poros e inflamação da pele, que também causa vermelhidão”, afirma. 

No entanto, existe uma pré-disposição genética para acne e alguns indivíduos apresentam mais acne e inflamação. "É comum observar, por exemplo, uma concordância maior de acne em gêmeos, então existe sim uma influência genética bem relevante. E essa influência genética está associada com um processo inflamatório, geralmente por conta do gene TNF-alfa, que está associado com o maior ou menor risco de acne dependendo do genótipo (conjunto de genes que não são modificados naturalmente)”, afirma o geneticista Dr. Marcelo Sady, Pós-Doutor em Genética e diretor geral Multigene.

Existem muitas maneiras de prevenir a acne (que tem causas multifatoriais), e é essencial  sempre ter a indicação de um médico para usar qualquer produto ou fazer qualquer procedimento. Abaixo, consultamos alguns especialistas para verificar tudo que você pode fazer para atuar com perspicácia e segurança na prevenção e tratamento da acne:

Lave o rosto duas vezes ao dia, mas não esqueça de hidratar

É importante a higienização, que deve ser feita regularmente, com uso de sabonetes (duas vezes ao dia) que tenham extratos calmantes e com ação adstringente e anti-inflamatória. "Alguns dos ativos mais indicados são: Acneol SR (que pode ser encontrado nas farmácias de manipulação), extrato de Hamamélis, o Cobre e o Zinco", explica Marcelo.

A dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff lembra que as peles com acne precisam ser sempre hidratadas. “Tomar medidas para manter os poros limpos pode ajudar a prevenir a acne inflamada, assim como apostar na hidratação da pele também é importante para evitar o efeito rebote (quando a pele fica ressecada demais por conta de algum produto e entende que sofreu um ataque, produzindo mais oleosidade como compensação). Após a limpeza, aplique hidratantes seborreguladores ou produtos de acne. Use produtos rotulados como não comedogênico ou não acnegênico. E use sempre filtro solar, porque alguns tratamentos para acne tornam a pele mais sensível ao sol”, afirma.

Considere um exame genético

 Segundo Marcelo, quando você sabe qual o genótipo do gene TNF-alfa, você consegue modular a expressão desse gene. “Então se é um processo inflamatório exagerado que está piorando a acne, veja o que você pode fazer: você genotipa alguns genes, o TNF-alfa é um deles que está associado com o processo inflamatório, e se o indivíduo tem um alelo (forma alternativa de um determinado gene) que leva a um processo inflamatório mais intenso, você vai usar alguns ativos orais em uma determinada concentração para frear e adequar a expressão desse gene”, diz o geneticista.

No entanto, é importante ter em mente que adequar a expressão não é o mesmo que impedir o gene. “Precisamos do TNF-alfa, porque ele está associado a uma resposta inflamatória que nos protege contra várias infecções, inclusive de vírus. Então o exame ajuda justamente para que não se exagere na dose durante o tratamento, porque isso pode diminuir tanto a produção de TNF-alfa, que vai comprometer a resposta imunológica. Então você tem que adequar a expressão do gene, sem exagero”, explica. Além disso, há casos em que existem dois alelos de risco que levam a um processo inflamatório mais intenso, devido à maior produção de TNF-alfa. “Isso significa que para haver essa adequação, você vai precisar de mais ativos orais ou tópicos em uma concentração maior, para frear essa maior produção, já que está sendo produzido em maior intensidade por esses dois alelos”, completa.

Equilibre sua alimentação

Hoje, já sabemos que alimentos de alto índice glicêmico e ricos em lactose predispõem o surgimento de acne, assim como suplementos alimentares derivados de proteínas do leite. O motivo: tais alimentos provocam a liberação de insulina que libera um hormônio, o IGF-1 que promove uma maior produção de sebo pela glândula sebácea. "Assim, pessoas com acne de difícil controle devem evitar os laticínios, açúcares refinados, massas que não sejam integrais e suplementação a base de whey protein”, explica a dermatologista Dra. Kédima Nassif.

O excesso de alimentos ricos em Ômega-6 (como milho, soja e carne vermelha) na dieta também pode aumentar o risco do aparecimento de acne, isso porque são alimentos ricos em ácidos graxos do ômega-6, substância com efeitos que favorecem a inflamação. “As recomendações alimentares para pacientes com acne incluem alimentos ou suplementos contendo probióticos, ácidos graxos ômega-3, zinco, antioxidantes, fibras e vitamina A. Alimentos com zinco têm papel importante para o controle da produção de sebo, de acordo com estudos”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff.

“A couve, por exemplo, é rica em fibras e um alimento de baixa caloria, mas extremamente nutritivo, contendo as vitaminas A, B6, C e K, minerais como magnésio, cálcio e potássio e ainda compostos bioativos sulfurados e nitrogenados. Dessa forma, a couve possui alta propriedade antioxidante e detoxificante, ajudando a reduzir a hiperpigmentação da pele e a estimular a produção de colágeno e a renovação celular. Como resultado, a pele torna-se mais uniforme, sendo também um importante coadjuvante no tratamento de cicatrizes de acne”, destaca a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez. No caso das frutas, o mamão é uma boa opção, pois possui uma enzima chamada papaína, que é capaz de promover a renovação celular, desobstruir poros, hidratar a pele, amenizar cicatrizes de acne e ainda prevenir o aparecimento de cravos e espinhas.

Escolha os produtos de skincare mais indicados

Cremes e séruns podem reduzir as erupções, principalmente quando tendem a ocorrer em certas áreas. No entanto, é sempre recomendado procurar um médico, que pode orientar o uso de medicamentos tópicos, formulados com os melhores ativos como ácido glicólico e o salicílico. “Para quadros leves, pouco inflamatórios, ou seja, com poucas lesões com pus, dispomos de ácidos derivados da vitamina A, os retinoides, que podem ou não serem associados aos antibióticos. Se a paciente é gestante, o ácido azeláico entra na lista de opções permitidas”, afirma Kédima Nassif.

Em quadros mais graves, o dermatologista pode indicar o uso de antibióticos tópicos   vendidos com receita que podem combater o crescimento excessivo de bactérias "Geralmente esses antibióticos que tratam essa acne inflamatória incluem eritromicina e clindamicina. Quando ocorre essa inflamação, ela é mais grave e pode causar pústulas com vermelhidão, inchaço e desconforto”, diz a Dra. Paola.

+ Veja aqui 10 produtos resenhados para testar já:

produtos para acne e pele oleosa (Foto: Divulgação)

 

 

Inclua probióticos na rotina de skincare

Segundo Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita as chamadas “bactérias do bem” podem ajudar em diversas alterações de pele, inclusive no caso da acne. Os probióticos também ajudam se forem utilizados por via oral.

1. Tônico Facial Hydra Life Balancing Hydration 2 In 1 Sorbet Water, Dior, R$ 215
2. Gel Hidratante Pro Bio com Esqualano, Biossance, R$ 249
3. Sérum Rejuvenescedor Advanced Génifique, Lancôme, R$ 419
4. Sérum Antioleosidade e Antiacne Normaderm Phytosolution, Vichy, R$ 169,90
5. Hidradefense Solution Aqua Pro.Bio, ADCOS, R$ 115
6. Hidratante Acqua Biohidratante Renovador Chronos, Natura, R$ 128,50

Produtos com probióticos (Foto: divulgação)

 

Evite ficar passando a mão no rosto

O toque no rosto pode espalhar sujeira, óleo e bactérias, o que pode entupir os poros. “Suas mãos entram em contato com toneladas de coisas diariamente - maçanetas, telas de celular gordurosas etc. - e essa transferência de bactérias pode facilmente sujar a sua pele, propiciando o entupimento do poro e a inflamação. Isso explica o motivo pelo qual, mesmo no frio e sem produção excessiva de oleosidade, ainda há acne”, Abdo Salomão.

Durma bem 


A ansiedade está fazendo estragos, principalmente prejudicando o sono. “Durante o dia, acumulamos pensamentos e temos a liberação hormonal do cortisol. E, à noite, que é, teoricamente, o momento que devemos desligar, ocorre o pico dessa ansiedade, pois não tivemos um dia equilibrado e não conseguimos processar toda essa informação. Por isso, normalmente, muitas pessoas não conseguem dormir”, afirma o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo.

Durante o sono, o organismo faz com que seus hormônios entrem em equilíbrio e mantenham tudo funcionando corretamente, inclusive para a pele. "Quando dormimos mal, há um aumento dos níveis de cortisol, o que leva a uma série de alterações no organismo. “Dessa forma, o ideal é que você durma pelo menos 8 horas por noite”, afirma Paola.

Diminua o estresse 


O estresse pode agravar ou desencadear dermatoses. “Talvez os problemas mais comuns sejam oleosidade e acne. O estresse e a ansiedade levam ao aumento do cortisol no organismo, hormônio que desencadeia o maior estímulo de produção nas glândulas da pele”, afirma a Dra. Paola. As descargas constantes de adrenalina e cortisol na corrente sanguínea é capaz de potencializar o estado inflamatório das células da pele, o que prejudica o tratamento da acne. “Exercício físico e meditação são indicados para diminuir o cortisol”, completa. Aliás, a meditação é quase uma unanimidade nas dicas dos médicos. “A prática da meditação, pelo menos 15 minutos por dia, é bem potente nesses momentos, principalmente por conta da ansiedade e de estar pensando em muitas coisas ao mesmo tempo”, explica o Mário.         

 

Patricia Marx posa com namorada e recebe elogios de fã: "Casalzão"

$
0
0
Patricia Marx e Renata Pedreira (Foto: Reprodução /instagram)

 

 

Patrícia Marx correu para suas redess sociais para contar para os fãs que está feliz da vida. O motivo seria que a namorada, a arquiteta Renata Pedreira, instalou o suporte da televisão e que agora podem assistir TV juntas. Para contar a novidade, a cantora compartilhou um imagem em que aparece agarradinha com a namorada.

"Quando sua namorada instala o suporte de tv na parede do quarto sozinha, a gente fica como?", dizia a legenda.

 

Ao que tudo indica, os fãs aprovaram a foto do casal e não pouparam nos elogios. "Minha neguinha também faz muito essas coisas.. Dia desses fez um guarda roupas, uma casa de bonecas, sem falar nas coisinhas que conserta por aqui... Orgulho danado!", contou uma seguidora. "Oh, esse cazalzão", disse outra. "Que cara de orgulho", publicou a a dmiradora.

A cantora, ex-integrante do grupo Trem da Alegria, que fez muito sucesso na década de 1980, assumiu publicamente o romance em junho, durante o Dia do orgulho LGBTQI+.

Patricia Marx  (Foto: Reprodução /instagram)

 

 

Adriana Alves faz pic nic com a filha na cozinha e justifica: "Não podemos ir ao parque"

$
0
0

 

Adriana Alves e a filha, Oliívia (Foto: Reprodução /instagram)

 

 

Adriana Alves mostrou que tem se divertido com a filha, Olívia. A atriz resolveu fazer um pic nic com a pequena em casa e não deixou a desejar. Ela fez questão de registrar o momento e compartilhar com os seguidores em seu Instagram. Na imagem, elas aparecem sentadas no chão da cozinha se deliciando com uma refeição.

"Aqui em casa a gente só apronta adoramos um pic nic no parque mas se não podemos ir até o parque o pic nic é na cozinha mesmo", escreveu na legenda.

Ao que tudo indica, a ideia foi aprovada pelos fãs que encherama publicação com comentários carinhosos. "Uma diva e uma princesa", escreveu uma fã. "Lindas", disse outra. "Amei a ideia. A Olívia é sensacional", elogiou a admiradora.

Olívia é fruto do relacionamento da atriz com o chef de corinha e apresentador, Olivier Anquier.

Adriana Alves e a filha, Olívia (Foto: Reprodução /instagram)

 

 

Cardi B posta vídeo cantando música de Zezé di Camargo e Luciano enquanto está no carro

$
0
0
 Cardi B  (Foto: Reprodução /instagram)

 

A rapper americana Cardi B surpreendeu os seguidores brasileiros ao aparecer cantando músicas de Zezé di Camargo e Luciano. Ela compartilhou um vídeo nos Stories de seu Instagram em que aparece cantando a música É o amor, versão espanhol, enquanto andava de carro.

E ela não deixou a desejar! Estava com a letra na ponta da língua.

 

Esta não é a primeira vez que Card B escolhe os hits dos sertanejos para cantar. Em maio deste ano, ela postou vídeos com as músicas Tudo de novo e Corazón en pedazos, gravadas pela dupla.

A rapper já apareceualgumas vezes ouvindo artistas brasileiros, como, Anitta e Ludmilla, com quem gravou parcerias.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Cardi B cantando Zeze di Camargo e Luciano versão espanhol

Uma publicação compartilhada por Maria Clara Neide (@mariaclaraneide) em

 

Filho de Marcos Veras rouba a cena em clique dormindo no colo do artista

$
0
0
Marcos Veras  (Foto: Reprodução /instagram)

 

 

Marcos Veras mostrou que vida de pai de recém nascido não é fácil! O ator surgiu com o pequeno Davi, de uma semana de vida no colo, durante a madrugada deste domingo, 16. Na imagem ele não esconde a carinha de cansado ao descrever a rotina.

"Domingão! Esse aí é o Marco Vera. O Pai do Davi! Quando são exatamente 4:35 da madrugada. Ô loco! São 7 dias de vida, bicho! Esse aí é fera!", publicou na legenda.

A atitude do ator foi elogiada pelos fãs. "Ah que lindeza. É issaí tem que participar. Ele é dengosinho né? Tá todo aninhado no colinho do pai", escreveu Fabiana Karla. "Coisa linda! Parabéns papai ... beijos pra familia", publicou uma outra fã. "Some esses 7 dias a mais alguns anos sem dormir. Hehehe", bricou a seguidora.

Davi é o primeiro filho de Marcos Veras e Rosanne Mulholland. Ele nasceu no dia em que se comemora o Dia dos Pais. "Não fiz post de Dia dos Pais esse ano. Não deu. Meu filho resolveu chegar nesse mundão já fazendo a homenagem mais linda que o pai poderia receber. E ainda é a cara dele! E eu estou louca de amor", escreveu Rosanne nas redes sociais.

 


Perlla faz tatuagem no bumbum e brinca: "Bumbum na nuca e ainda de tattoo"

$
0
0
Perlla  (Foto: Reprodução /instagram)

 

Perlla decidiu seguir firme e forte no "Projeto Gracyanne Barbosa" e fazer uma tatuagem no bumbum. A cantora que não esconde sua admiração pela musa fitness mostrou nos Stories de seu Instagram sua mais recente "arte": uma tatuagem no bumbum. Ela registrou todo o processo e compartilhou com os fãs.

"Projeto bumbum na nuca da minha amiga Gracyanne Barbosa e ainda de tattoo.. Ah, não sei não, viu?", brincou na publicação.

Apesar do spoiler, ela não revelou como ficou a tatuagem.

Perlla (Foto: Reprodução /instagram)

 

Perlla (Foto: Reprodução /instagram)

 

Perlla (Foto: Reprodução /instagram)

 

Perlla (Foto: Reprodução /instagram)

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Perlla tatuando o bumbum

Uma publicação compartilhada por Maria Clara Neide (@mariaclaraneide) em

 

Famosas resgatam fotos aos 10 anos de idade para defender caso de aborto legal em PE

$
0
0
Julia Konrad, Alice Wegmann e Giselle Itié aos 10 anos de idade (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Mulheres famosas - como as atrizes Julia Konrad, Alice Wegmann e Giselle Itié - usaram suas redes sociais para lembrar a história da menina de 10 anos de São Mateus, no Espírito Santo, que engravidou ao ser estuprada pelo tio, de 33. Elas defendem o direito da criança ao aborto legal, indepentemente da pressão de grupos religiosos que se autonominam "pró-vida". 

No Brasil, o aborto é permitido em casos de gravidez decorrente de estupro, casos nos quais há risco de vida para a mãe ou anencefalia do feto (decisão de 2012 do Supremo Tribunal Federal).

Julia, Alice e Giselle compartilharam fotos de suas infâncias, neste domingo (16), para recordar como eram na mesma idade da garota capixaba e defenderam em suas redes sociais o direito ao procedimento que foi realizado em Recife, capital de Pernambuco, porque os médicos do Espírito Santo se recusaram a fazê-lo.

"Essa sou eu com 10 anos. Fui procurar uma foto para lembrar como era ser uma menina de 10 anos de idade e, quando a gente traz para perto, internaliza, a revolta cresce. Por que temos hoje protestos de grupos religiosos, na frente de uma maternidade, condenando o aborto que deve ser feito para salvar a vida de uma menina de 10 anos, abusada desde os seis pelo próprio tio, que está grávida? A lei garante o aborto em caso de estupro e em caso de risco de vida da gestante", questionou Julia no início de seu discurso.

 

Giselle escreveu que é inacreditável como as autoridades locais não interviram para defender uma menina que estava passando por um procedimento amparado pela lei.

"Eu, 10 anos de idade, menina de tudo que só sabia ser criança. Minha irmã, seis anos, recém menina de tudo que só sabia ser criança. É inacreditável como o Estado não protegeu, rapidamente, a vida de uma criança de dez anos. Que se encontra grávida após ser estuprada desde os seis anos de idade! É inacreditável como esses fundamentalistas religiosos esbravejam e expõe uma criança para que ela seja obrigada a parir! Que país é esse?", bradou.

Alice Wegmann pediu para que o direito das crianças a ter uma infância saudável seja respeitado. "Com 10 anos ainda se brinca de pique, de boneca, de videogame. Com 10 anos se inventa coreografias, se lê, se faz desenhos. O único dever da criança é ser criança. Parem de roubar o corpo, a saúde e os direitos de meninas e mulheres. Só assim se diminui o aborto."

Giselle Itié, à direita, aos 10 anos, brinca com sua irmã, aos 6  (Foto: Reprodução/Instagram)

 

 

 

AInterrupção da gestação foi realizada e a criança passa bem

Fundamentalistas relgiosos tentaram invadir no domingo (16) o Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros (Cisam), no Recife (PE), para impedir o aborto legal da criança de 10 anos. A paciente teve o direito negado no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), no estado do Espírito Santo, e viajou para a capital pernambucana exclusivamente para interromper a gravidez. Após a expulsão dos extremistas por um grupo de mulheres feministas, o procedimento foi realizado em segurança e a criança passa bem.

“O Código Penal de 1940 já garante o direito ao aborto na situação da criança. Não existe necessidade de avaliação jurídica no caso, principalmente porque há risco de vida, por ser um corpo infantil, não preparado para uma gestação”, explica Debora Diniz, antropóloga e professora de Direito da Universidade de Brasília (UnB).

Famosos também ofereceram ajuda

Além das atrizes, outras personalidades se posicionaram nas redes sociais e ofereceram apoio financeiro à menina para tentar minimizar as consequências do trauma. Whindersson Nunes, por exemplo, quer custear um tratamento psicológico para a menina até que ela complete 18 anos.

"A Terra devia estar em paz com tantos Jesus nas redes sociais, tantos imaculados. Me preocupa o tanto de atrocidades que essa criança vai ouvir no decorrer da vida. Alguém da família entre em contato, quero ajudar com toda assistência piscologica até os 18 anos", informou.

Felipe Neto também disse que quer arcar com todas as despesas de educação da menina de São Mateus até o fim da faculdade e pediu que a família entre em contato para que ela possa receber a ajuda da melhor forma possível. 

"Não consigo parar de pensar na menina. Alguém da família, por favor, entre em contato pelo email da minha biografia. Eu me disponho a arcar com todos os custos de educação dela até o fim da faculdade. Num mundo de injustiças e desigualdades, que ela possa receber a melhor arma possíve", comentou. "Eu não tenho ideia de como contactar a família. Se tivesse, não twittaria. Preciso que eles entrem em contato", explicou.

Julia Konrad, aos 10 anos (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Astral da semana: hora de encontrar um lugar melhor no meio do caminho entre a ordem e o caos

$
0
0
Cartas de tarô (Foto: Reprodução)

 

Maturidade não se estabelece sem experiência. Nela estão embutidas as dores, os rancores e um passado para lá de espinhoso, recheado de renúncias e tropeços. As cicatrizes quase sempre estão à mostra, que mais não seja, para lembrarmos que nem todas as perdas que vivemos foram, efetivamente, perdas de verdade. Há uma camuflagem disfarçada entre o que é danoso e o que é lucrativo, assim como o ocre, às vezes, se confunde com a areia do deserto; só olhos muito experientes conseguem diferi-los. Começamos a semana (e a segunda quinzena de agosto) evocando A IMPERATRIZ, Arcano III, que talvez seja o mais seguro e o mais “livre” de todos os arcanos. Ela trilha um caminho de desafios e de lutas, é fato. Todavia, este é também feito de vitórias, amor e luz. Aqui tudo aparece e nada se esconde.

Como a maturidade é, muitas vezes, sinônimo de liberdade, a semana pede que joguemos para bem longe algumas velhas maneiras de fazer as coisas (especialmente aquelas que já não deram certo), para que, de dentro para fora, seja possível (re)nascer um “mundo novo”. Talvez a primeira providência seja eliminar alguns excessos. Na verdade, este ano inteiro já vem clamando por isso. Insisto em dizer que 2020 é, sem dúvida, um dos anos (senão o mais) mais importantes desta encarnação. Mas, antes de você esbravejar comigo e ter um faniquito, seguido de três pulinhos, veja todo o processo como um privilégio, e não como uma punição. Obviamente que é intimidante assumirmos a responsabilidade sobre nós mesmas e arcamos com o “tal” banquete de consequências, e que sempre vem à galope, mas isto pode (e deve) ser feito aos poucos, através de pequenas atitudes tomadas ao longo deste ano, e talvez até o início de 2021. Agosto, certamente, será o mês mais convidativo para tal, pois, fala de uma nova oportunidade para prosperarmos, deixando de lado um pouco da nossa ambivalência, que só serve para “sacar” desculpas esfarrapadas das nossas mangas, já há muito, puídas...

Hora de encontrar um lugar melhor no meio do caminho entre a ordem e o caos, evocar a santa criatividade que habita em você, e convida-la para dar seus palpites certeiros e, por que não dizer, dar  uma boa catapultada naquela inércia que insiste em grudar na sua alma, assim como o fazem as tatuagens com os nomes de pessoas que já não fazem mais nenhum sentido em estar estampadas em nosso corpo...  Você pode se surpreender e encontrar um belo lugar para além daquele “falso conforto”, e que pode ser de luz, cores fortes e calor. Reconhecimento e algumas inovações podem ser o bom fruto desta rebordosa toda, apesar dos acontecimentos um pouco estapafúrdios, e que vêm para dar “graça” àqueles dias monótonos da nossa infindável pandemia...  Muito comum, nas próximas semanas, será você se deparar com uma espécie de “relógio cuco”, que além de poder ser ouvido a um quilometro de distância, insiste em piar a cada quarto de hora, forçando-a a ficar frente a frente com aquilo que você já está careca de saber, mas que prefere enfiar a cabeça no travesseiro, “empurrando” para um depois que, logicamente, se depender dos seus esforços, não chegará nunca... Contudo, se você escutar ao persistente “piado” do pequeno pássaro, que, assim como saúda a primavera, pode conseguir libertar seus (reais) desejos do seu ego, trazendo assim, uma sensação de alívio e, por que não, de felicidade. De quebra, e com um belo bônus pelo trabalho bem feito, você consegue defenestrar as memórias ruins que vivem para te assombrar e evocar os piores sentimentos de raiva e revolta que jazem no âmago do seu ser. À esta altura, você já entendeu que as suas explosões de cólera, revolta, grosserias e falta de educação, só fazem você retrogradar no tabuleiro da vida, angariando inimizades, antipatias e atrasos de vida.

Aproveite o momento para se libertar de gente tóxica, que só anda com você por interesse e pelo o que pode “ganhar” às suas custas. Rupturas, apesar da fúria, serão benéficas e a arte do desapego pode ser o que apareça de melhor como forma de “lucro”, nesta fase tão conturbada. Falando em fúria, não se deixe dominar por ela; use-a como força propulsora, e trate de ir buscar o que te faz feliz e liberta. Carregar alguém (ou o mundo) nas costas, além de ser um peso gigantesco (e inútil), faz muito mal à saúde. Aproveite esses dias porque você estará muito mais observadora do que já é, conseguindo com muito mais facilidade, dar cabo daquelas questões grudentas, que andam enviesando e embarreirando antipaticamente o seu caminho.

Olho vivo nas negociações imobiliárias e naquelas que envolvem compra e venda de bens materiais assim como joias, obras de arte, ações no mercado financeiro e etc. Acredite na sua intuição, que estará tinindo e “farejando” as encrencas e todas as boas saídas de longe. A fé na vida é necessária sempre que a penumbra nos envolve a visão. Você estará em sintonia com o seu Sagrado, portanto, creia e não perca a oportunidade de se conectar com Ele. Dedique-se às suas preces e orações, sejam elas na forma de pedidos, de agradecimentos ou de ambas. Certamente os céus a ouvirão e trarão o que você (realmente) merece viver.

Quanto ao amor, a semana promete ser linda. Afinal, paz sem amor vira chatice.

Cintia Dicker viaja para o litoral da Itália com Pedro Scooby: "Mais uma gruta"

$
0
0
Pedro Scooby e Cintia Dicker na Costa Amalfitana (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Cintia Dicker está aproveitando as férias entre um trabalho e outro para curtir uma viagem pela Costa Amalfitana, na Itália, e compartilhou alguns cliques com o marido, Pedro Scooby, nesta segunda-feira (17). Os dois apareceram em um iate com amigos apreciando a geologia do litoral italiano. 

"Mais uma gruta para a nossa história", escreveu a modelo em tom romântico.

 

Os dois estão fazendo um passeio a dois, acompanhado de alguns amigos, mas sem a presença dos três filhos do surfista que ficaram em Portugal com a mãe, Luana Piovani.

A atriz, por sua vez tem dividido a guarda de Dom, Bem e Liz com o ex e aproveita o tempo sozinha para viajar pela Europa. Recentemente, ela esteve em Estocolmo, na Suécia, onde conheceu diversos lugares históricos em uma viagem solo.

Cintia Dicker na Costa Amalfitana, na Itália (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Cintia Dicker na Costa Amalfitana, na Itália (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Cintia Dicker na Costa Amalfitana, na Itália (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Cintia Dicker na Costa Amalfitana, na Itália (Foto: Reprodução/Instagram)

 

 

Anitta e Laryssa Bottino compartilham charge criticando grupos antiaborto

$
0
0
 (Foto: Reprodução: Instagram)

 

Em meio a vídeos e fotos de viagens e danças, Anitta e a amiga inluencer Laryssa Bottino compartilharam nas redes sociais uma charge criticando grupos antiaborto. No último fim de semana, uma menina de 10 anos que sofria abusos do tio realizou um aborto legal, autorizado pela Justiça, após engravidar por conta de um estupro. 

 (Foto: Reprodução: Instagram)

 

O juiz Antonio Moreira Fernandes, da Vara da Infância e da Juventude de São Mateus, deu aval à interrupção da gravidez. A menina foi levada para Recife, já que no Espírito Santo, onde ela mora, o atendimento do hospital autorizado a fazer o aborto se recusou a realizar o procedimento.

O nome da vítima e o endereço do hospital onde realizou o aborto legal foi divulgado pela extremista Sara Giromini, o que levou grupos antiaborto a protestarem na frente do local. O médico Olímpio Barbosa de Moraes Filho, gestor-executivo da instituição, foi hostilizado.

A charge postada pela cantora e amiga, mostra um grupo antiaborto se manifestando a favor de um feto, enquanto ignoram um menino negro que "já nasceu". Anitta também compartilhou um post criticando a atitude da militante de extrema-direita, questionando como ela teria acesso aos dados pessoais da vítima de estupro:

 (Foto: Reprodução: Instagram)

 

Joana Balaguer: "Morro de vontade de ter um terceiro filho"

$
0
0
Joana Balaguer entre os filhos, Gaia e Martim (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Joana Balaguer estava reflexiva na manhã desta seguunda-feira (17) em um passeio com seus filhos, Martim e Gaia, em um parque perto de sua casa em Lisboa, em Portugal. A atriz brasileira, que se destacou com a Jaque nas temporadas 12 e 13 de Malhação, confessou que tem vontade de ter mais um filho, mas ainda não se sente preparada financeiramente para isso.

 

"Quando as pessoas me perguntam se eu quero ter mais um filho, eu digo que eu morro de vontade. Queria muito. Tudo bem que a nossa vida está toda perfeitinha, com um casal de filhos, a Gaia está entrando naquela fase que já faz tudo sozinha. Ter muitos filhos e conseguir dar uma qualidade de vida boa para todos é difícil. Não é nada fácil"

Ela declarou sua admiração pelas famílias com vários filhos e contabilizou os gastos que teria se decidisse engravidar mais uma vez.

"Admiro quem tem vários filhos e consegue fazer isso. Para fazer viagens, tem de ter várias passagens e hotel. A Gaia ainda não está em idade escolar e o Martim ainda é pequeno e era tudo quase que brincadeira. Agora a coisa está ficando séria", se divertiu.

Belo dorme até tarde e Gracyanne Barbosa brinca: "Afinal, são só 10h40"

$
0
0
Gracyanne Barbosa brinca com marido dorminhoco (Foto: Reprodução: Instagram)

 

Gracyanne Barbosa acordou na ativa nesta segunda-feira, mas o mesmo não pode ser dito do marido, o cantor Belo. A modelo postou vídeo fazendo a maquiagem logo cedo e depois brincou com a preguiça de Belo e das "crianças" (no caso, os cachorros do casal). "Afinal, são só 10h40 da manhã", disse.

Ela compartilhou vídeo no escuro, filmando o quarto e sussurrando para não acordar ninguém: "Estou acordada, mas tenho que fazer tudo em silêncio, por quê? Marido está dormindo, as crianças estão dormindo. Afinal, são só 10h40 da manhã. Todos dormindo, não posso nem acender a luz."

Mais cedo, ela compartilhou a rotina de maquiagem, mostrando o curativo da rinoplastia que fez recentemente. Após dar uma sumida das redes sociais durante três dias, ela publicou ontem (16) foto mostrando o resultado do procedimento estético. De acordo com ela, a cirurgia foi feita para melhorar a função do nariz e deixar o "vício" que tinha em descongestionante nasal, que usava há mais de 20 anos.

"Como alguns de vocês já sabem, há 9 dias, fiz uma cirurgia no nariz pra melhorar a função e deixar o vício em Neosoro pra traz (usava há mais de 20 anos, fiz também adenoide, desvio de septo). E, claro, quis aproveitar a oportunidade pra melhorar a estética do meu nariz, então procurei o melhor médico na área, o mago do nariz, meu amigo Dr. Carlos Bucheli, que confio de olhos fechados . Ainda estou inchada, mas já consigo ver a diferença e estou amando. Vou mostrando pra vocês", escreveu.

 


Racista chama jovens negros de "animais de estimação" em metrô na Inglaterra

$
0
0
Homem branco leva um soco após ofender com frases racistas um grupo de homens negros (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Um vídeo que tem circulado nas redes sociais mostra o racismo explícito que os negros sofreram em um vagão no metrô em Londres, neste domingo (16). Na sequência, um homem branco, de camisa polo preta, aparentemente desacompanhado, aparece em pé discutindo com algumas mulheres que estavam sentadas no metrô em Londres e logo começa a gritar a palavra "violência".

Em seguida, ele aparece provocando um grupo de três rapazes negros dizendo frases ofensivas como são "menos que nós" e "animais de estimação". "Esta é a minha casa. Todos vocês também sabem disso", gritou. 

Uma mulher que filma o incidente questiona o motivo de ele estar dizendo aquelas ofensas, ele manda que ela cale a boca e a chama de "puta". 

Em um segundo vídeo compartilhado nas redes sociais, o grupo de jovens negros se aproxima do agressor, que estava perto da porta e já com os punhos fechados. Um integrante dá um soco certeiro no rosto do racista que cai no chão desmaiado.

Os passageiros comemoram gritando "muito bem" e uma mulher se aproxima para sentir a pulsação do homem branco. Ao verificar que ele estava vivo, o virou de lado para que se recuperasse do desmaio.

Com Covid-19, Gabi Martins melhora e desabafa: "Louca para voltar para casa"

$
0
0
 (Foto: Reprodução: Instagram)

 

A cantora mineira e ex-BBB Gabi Martins foi diagnosticada com o novo coronavírus na semana passada. Ela está em isolamento em um hotel em Belo Horizonte e mantém os fãs atualizados a cada melhora do quadro.

Hoje ela compartilhou vídeo com boas notícias. "Bom dia, meus amores. Graças a Deus, graças às orações de vocês, eu já estou bem melhor. Não tossi à noite, estou bem melhor, me sentindo bem. Está acabando, estou louca para voltar para casa, para ver minha família, ver meus cachorrinhos, ver minha mãe", contou.

No último sábado (15), Gabi havia dado sinal de melhoras e compartilhou em foto no Instagram: "Sosseguei, neném! Sem febre e melhorando! Obrigada por todas mensagens de carinho."

Na manhã de hoje, além de aliviar as preocupações dos fãs, ela também deu conselhos valiosos. "Obrigada pelo carinho, amo vocês. Se cuidem, usem máscara, passem álcool em gel. Amo vocês", acrescenta.

 

Caminhoneiro reza enquanto veículo tomba ao ser atingido por tornado em Santa Catarina; Vídeo

$
0
0
 (Foto: Reprodução / Portal Oeste Mais)

 

Durante temporal em Santa Catarina, na última sexta-feira, quatro cidades foram atingidas por tornados e um caminhoneiro gravou a chegada de um deles no município de Tangará, no Oeste de Santa Catarina. O homem reza enquanto o caminhão é derrubado pelos fortes ventos.

"Divino Espírito Santo, desça sobre nós nesse exato momento. Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra, tende piedade do mundo nesse momento”, disse o homem durante a tempestade ao mesmo tempo em que o caminhão no qual estava dentro é atingido por tornado e tomba para o lado. 

Em todo estado, foram registrados 16 feridos, 848 desabrigados e 650 desalojados. Santa Catarina teve dois tornados, micro explosões, granizo e ventos fortes. O Estado diz que quatro cidades, sendo três no Oeste e uma no Norte, foram atingidas pelos tornados.

De acordo com a mídia local, a Prefeitura de Tangará informou que o tornado atingiu 80% das empresas do município. O vídeo foi divulgado pelo Portal Oeste Mais. Confira na íntegra:

 

Ex-namorada de Ellen DeGeneres fala sobre acusações contra o programa The Ellen Show

$
0
0
 (Foto: Getty Images)

 

Ex-namorada de Ellen DeGeneres, Anne Heche, falou sobre as recentes acusações contra o programa de Ellen, nas quais funcionários relatam que o ambiente de trabalho era tóxico. A equipe conta que sofria desrespeito e bullying durante o expediente e diversas celebridades se posicionaram contra e a favor de Ellen. Em entrevista para a Mr. Warburton Magazine, a ex da apresentadora também opinou.

"Faz anos que não falo com a Ellen. Eu ouviria as pessoas que sim [falam com ela]", disse. Heche descreveu o relacionamento de quase quatro anos como "uma bela parte" de sua vida.

“Se estou presa em algum lugar, não gosto do que está acontecendo e fico lá, é minha culpa”, disse Anne, que namorou Ellen de 1997 a 2000. “Então, quais são as ações que me levaram até aqui e por que não posso sair dessa situação se não quero me envolver?", questionou. 

Funcionários antigos e atuais se apresentaram anonimamente e reclamaram de um ambiente de trabalho tóxico no set do talk show The Ellen Show, que prega que as pessoas devem "ser gentis". As alegações fizeram com que a WarnerMedia iniciasse uma investigação formal sobre o programa.

Após o escândalo, rumores que o programa seria cancelado circularam pela internet, mas os produtores de Ellen desmentiram os boatos e disseram que o talk show continuará no ar. 

"Ela tem consciência do aborto. Agora, só quer que isso acabe para voltar a brincar"

$
0
0

Era um sábado, 8 de agosto, quando uma criança capixaba de dez anos foi levada ao atendimento do Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, região norte do Espírito Santo, com suspeita de gravidez. Confirmou-se a gestação, resultado de um estupro de um tio de 33 anos, e soube-se ainda que a menina sofria abuso sexual desse homem "desde os 6", segundo a própria. A Justiça do Espírito Santo autorizou o aborto, previsto em lei, mas a criança precisou sair do estado porque o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, em Vitória, se negou a fazer o procedimento. 

Acompanhada da avó e de uma assistente social, a menina saiu de Vitória no último domingo, 16, e seguiu para o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, o CISAM, em Recife, Pernambuco, onde iniciou os procedimentos para interromper a gestação indesejada. A viagem, realizada em um avião comercial, deveria ter ocorrido de forma sigilosa, uma vez que a menor está sob guarda do governo do Espírito Santo, mas foi divulgada nas redes sociais de conservadores, entre eles a militante de extrema direita Sara Fernanda Giromini, conhecida como Sara Winter, que expôs o nome da criança e o endereço do CISAM antes mesmo que a paciente chegasse ao lugar.

"Nunca nenhuma informação poderia ter vazado. Tudo o que queríamos era proteger essa menina, acolhê-la com toda a segurança. Ela já está violentada, traumatizada e só precisa de cuidado, não de exposição, julgamento ou perseguição", diz a enfermeira obstetra e uma das coordenadoras da ONG feminista pernambucana Grupo Curumim, Paula Viana, 57 anos, que acompanhou a chegada da criança em Recife e todo o processo de internação, inclusive o momento da interrupção da gravidez. Foi preciso articular uma "ação de guerra" para que a vítima chegasse com segurança. "Tivemos que lançar mão de estratégias delicadas, como colocar a avó e a menina no porta-malas do carro que as levou ao hospital, porque fomos informadas que existia uma movimentação agressiva em frente à maternidade", relata. 

"Do lado de fora, um grupo raivoso gritava 'assassina' a plenos pulmões, fazendo com que a menina, a avó e nós todos, inclusive a equipe médica, nos sentíssemos criminosos. É de uma crueldade muito grande. Tinha líder religioso ali e deputados, gente protestando contra o aborto. Ainda bem que nosso grupo de mulheres também estava na frente do hospital, lutando pelos direitos da menina. Estudantes de medicina também estavam lá, apoiando sua decisão, fazendo uma verdadeira barreira humana contra a violência dos fundamentalistas religiosos, que chegaram a quebrar a porta do hospital", continua Paula.

estupro de vulnerável  (Foto: Getty images)

 


O juiz da 5ª região do Espírito Santo, Samuel Miranda Gonçalves Soares, determinou que Twitter, Facebook e YouTube retirem do ar em até 24 horas publicações que contenham informações sobre a criança. O magistrado entendeu que os links colocam ela e sua família em risco. 

A ordem para o aborto legal é de Antônio Moreira Fernandes, juíz da Vara da Infância e da Juventude do Espírito Santo, atendendo a um pedido do Ministério Público do estado. Um dos profissionais que ouviu a criança descreve, na decisão judicial, que “ela apertava contra o peito um urso de pelúcia e só de tocar no assunto da gestação entrava em profundo sofrimento, gritava, chorava e negava a todo instante, apenas reafirmando não querer".

A ONG de Paula, que foi acionada por outro grupo feminista, o Fórum de Mulheres do Espírito Santo, faz parte do conselho gestor do CISAM. A unidade de saúde é referência no serviço de aborto legal em Pernambuco e realiza o procedimento desde 1996. "Diante da negativa do hospital de Vitória, grupos de mulheres se mobilizaram e foram atrás de outros serviços de saúde que pudessem acolher a menina e realizar a interrupção. Isso é muito comum no movimento feminista brasileiro, e é histórico. As mulheres no Brasil peregrinam atrás de serviços que façam valer o direito ao aborto legal, tão negado e negligenciado em nosso país", diz Paula. No Brasil, o aborto é permitido em caso de gravidez resultante de estupro, risco de vida à mulher e anencefalia do feto - essa uma decisão de 2012 do Supremo Tribunal Federal.

Em entrevista à TV Gazeta do Espírito Santo, o gestor executivo do CISAM, o médico Olímpio Barbosa Moraes Filho, responsável pela interrupção da gestação da criança, disse que a pressão do grupo de religiosos na frente da unidade não lhe causou preocupação em momento algum e que sua convicção a respeito da importância do serviço de aborto legal não foi abalada.

"A avó da criança, e a própria criança, sempre muito certas de que não queriam seguir com aquela gestação"

 

A menina continua internada e permancerá no hospital por mais alguns dias antes de voltar ao Espírito Santo. Sobre o contato que teve com ela, Paula diz: "Ela é incrível, uma criança negra, com um olhar triste, mas com uma fala bonita, quer superar o que aconteceu. E é uma criança mesmo, com um ursinho de pelúcia em um dos braços e uma girafinha no outro, mas com plena consciência do aborto, e agora, mais do que antes, consciente dos abusos que sofreu. Ela parecia o tempo todo saber o que estava acontecendo. E foi super cooperativa com o procedimento de interrupção. A avó da criança, e a própria criança, sempre muito certas de que não queriam seguir com aquela gestação, convictas disso". E acrescenta: "É uma menina ansiosa por voltar à vida normal. Louca por futebol, só querendo que isso tudo acabe para que possa brincar de bola de novo".

 A Polícia Civil do Espírito Santo concluiu o inquérito sobre o caso e indiciou o tio, segundo apuração do jornal Folha de S Paulo, "companheiro de uma tia da menina", sob suspeita de ameaça e estupro de vulnerável, ambos praticados de forma continuada. Buscas para cumprir mandado de prisão no interior da Bahia, em um município não divulgado onde ele teria familiares, terminaram sem sucesso. Ele é considerado foragido.

 

Viewing all 305965 articles
Browse latest View live