Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all 305965 articles
Browse latest View live

'Twee' e 'Tumblr Girl': a volta da estética da internet dos anos 2010

$
0
0
Zooey Deschanel no programa Saturday Night Live em 2011 (Foto: Getty Images)

 

"Eu amo Smiths". A frase proferida por Zooey Deschanel, que interpretou Summer em '500 Dias com Ela', não chamou somente a atenção de Tom, vivido por Joseph Gordon-Levitt, em 2009. O filme tornou-se um marco para o que seria a moda a partir do ano de 2010. Além da atriz, a it girl Alexa Chung e a cantora Taylor Swift também seriam os próximos ícones do estilo que ficou conhecido como 'Twee', que viria a inundar a internet com o ar poético e delicado em blogs cujas interfaces são completamente diferentes do que vemos hoje, como Tumblr e lookbook.nu O apelo nostálgico da estética está chamando atenção da Geração Z e ganhando cada vez mais espaço no TikTok - tanto que a revista estadunidense referência em cultura pop 'Dazed & Confused' cravou logo no início deste ano: "Será Zooey Deschanel o primeiro grande ícone de estilo de 2022?"

 

Se você acha que 2010 nem foi há tanto tempo, lembre-se que mais de uma década já se passou desde a era de ouro do Tumblr. "Tem uma coisa na moda que é uma matemática clássica. De 10 em 10 anos as coisas tendem a voltar", explica a stylist Bella Castro. Diferente da estética Y2K (que significa 'Year 2000', literalmente 'Ano 2000'), o 'Twee' não parece ser tão marcado - mas somente à primeira vista.

Zooey Deschanel em New Girl (Foto: Giphy)

 

As redes sociais ainda estavam engatinhando. Após a ascenção e queda do MySpace e do Orkut, o Instagram chega justamente nos anos 10 - mas nada de reels, stories ou apps de edição. A plataforma era muito mais simples e os filtros com cara de polaroids antigas deram o tom para a tendência se estabelecer. Avançando no tempo, hoje já são 69 milhões de menções do #twee no TikTok com vídeos e mais vídeos de millennials destrinchando o estilo e zennials comentando sobre o assunto. Todos acompanhados da música 'Why do you let me stay here?' da dupla She & Him.

Para entender melhor, separamos tudo o que você precisa saber sobre a evolução do Y2K para a Tumblr Girl e, finalmente, até o Twee. 

Y2K

Começando do início, a trend inspirada nos looks de Paris Hilton, das garotas do Destiny's Child e Britney Spears traz de volta tudo aquilo que vimos no início dos anos 2000.

Destiny's Child nos anos 2000 e Dua Lipa em 2020 (Foto: Reprodução: Instagram)

 

A cintura baixa, peças com brilho e pedras de strass, óculos com lentes coloridas, muita barriga de fora, sensualidade e cores alegres.

Tumblr Girl

Com a popularização do Tumblr, espécie de blog que funciona como um diário ou um scrapbook, a estética das 'garotas Tumblr', que bombavam na plataforma criada em 2007, ganhou forma nos anos seguintes. "Os anos 2000 trazem muito rosa ainda com elementos dos anos 90, como o pompom. Então, do nada, em 2010 a gente resolveu negar tudo aquilo e virar indie", comenta a stylist. Ela lembra que o estilo da época andava lado a lado com o sucesso das bandas do momento, como Arctic Monkeys e Bloc Party, com a chegada do indie rock ao mainstream e seus (muitos) festivais de música - o que é sinônimo de chuva de looks para festas alternativas. 

"Tinha toda essa cultura de pequenos festivais com bandas cada vez mais indies. Aquilo de conhecer uma banda que é 'a menor' e ninguém conhece. Além disso, não existia Spotify, tínhamos que ir atrás dos artistas por nós mesmos. Tem muito a coisa da gente tentar se reconectar com uma época muito próxima e que, ao mesmo tempo, parece muito distante", continua. Calças skinny ainda não eram cringe, muito pelo contrário. Se tivessem um rasgo estratégico no joelho, melhor ainda. Camisetas de banda, listradas, estampadas e cintos de rebite completavam o visual mais ousado.

Liv, Effy e Cassie, de Skins (Foto: Reprodução)

 

A inspiração na série britânica 'Skins' (2007- 2013) foi outro fator importante, que lançava as tendências. Há quem brinque que o drama 'Euphoria' da HBO, estrelado por Zendaya, seria o equivalente a série Skins da nova geração.

Twee

O comeback esperado para o ano seria como a prima mais comportada da 'garota Tumblr'. As peças são caracterizadas por cores pastel e estampas de bolinhas, listras e flores. Saias rodadas, meias calças com desenhos fofos, cardigans, sapatilhas, chapéus e óculos escuros são as estrelas do Twee. Resumidamente: qualquer look de Zooey Deschanel em '500 Dias Com Ela' ou na série 'New Girl'.

Zooey Deschanel, Alexa Chung e Taylor Swift (Foto: Reprodução Pinterest)

 

Com ar vintage, a estética engloba hábitos analógicos como usar máquinas de escrever ou escutar um bom vinil. O termo tem raízes britânicas e é definido pelo Dicionário de Oxford como "excessivamente ou afetadamente pitoresco, bonito ou sentimental". A trilha musical da época casa com esse sentimento, com hits de Regina Spektor e She & Him tocando nas rádios. "É uma moda mais lolitinha, que nega as outras épocas, que eram mais sexys e ousadas, como os anos 2000 ou o gótico dos anos 90", analisa a stylist, que descreve a ideia como um resgate de uma época mais simples e, até, mais feliz.

Estilo 'Twee' está bombando no TikTok (Foto: Reprodução Pinterest)

 

Outro ponto importante para o Twee é a arte de comprar roupas de segunda mão, costume que tem aumentado entre a Geração Z nos últimos anos. Em novembro do ano passado, o New York Times entrevistou adolescentes de vários países sobre o hábito de garimpar.

"Os estudantes compartilharam algumas de suas melhores descobertas vintage e nos contaram o que eles amam nesse tipo de compra – incluindo encontrar a peça perfeita, experimentar novos estilos e ser ambientalmente consciente", consta na matéria.

@zooeydeschanel

I’d like to thank TikTok for teaching me what twee means

♬ Why Do You Let Me Stay Here? - She & Him

Os burburinhos sobre a tendência chegaram na dona do Twee e vocalista da banda She & Him, Zooey Deschanel, que publicou vídeo nas redes sociais mostrando seus looks favoritos. "Gostaria de agradecer ao TikTok por ter me ensinado o que significa Twee", escreveu.

2010 2.0

"Gosto de ser ousada nos looks que faço para meus clientes e gosto de estar na vanguarda, de ir sugerindo coisas que ainda não estão sendo vistas com muita frequência", explica. A stylist reforça que, na contramão das peças dos anos 2000, os looks Twee podem ser adotados com mais conforto por vários tipos de corpos.

"Naquele tempo a gente cultuava demais a magreza, mesmo em 2010. Mas eu, por exemplo, não sou uma pessoa magra e usava os looks. É muito bom tocar nesse ponto porque eu acho que o Twee consegue ser um estilo muito mais democrático para quem não está dentro do padrão da magreza. São saias mais amplas, com cintura marcada, que favorecem diversos corpos", pontua.

No Brasil, uma loja foi líder na trend, a Emme, que, infelizmente, fechou as portas. O Grupo GEP, dono das lojas Luigi Bertolli, Cori e Emme, entrou com pedido de recuperação judicial em 2016, mas em alguns blogs existem registros das peças e, além disso, você ainda encontra muitas à venda nos sites de segunda mão Enjoei e Repassa. 

Loja dos anos 2010, Emme era sucesso com looks Twee (Foto: Juliana Sena: julianasena.com.br)

 

O que vale inserir no look para aderir à tendência? Bella Castro lista:

.Meia calça - pode ser com cor, com estampas de bolinha, coração e o que mais de fofo você encontrar

.Sapatos oxford

.Loafers

.Sapatilhas

.Saias amplas de cintura alta

.Cardigans

.Golas Peter Pan

.Tricôs

.Chapéu floppy ou fedora

.Óculos de armação grossa


40 anos sem Elis Regina: 6 momentos marcantes da carreira e de sua personalidade

$
0
0
Nos quarenta anos da morte de Elis Regina, trazemos seis fatos sobre a carreira e a personalidade da cantora (Foto: Divulgação/Site oficial)

 

Elis Regina morreu em 19 de janeiro de 1982, aos 36 anos, em decorrência de uma parada cardíaca causada por intoxicação de álcool, drogas e tranquilizantes. Sua contribuição para a música nacional, no entanto, extrapolou seu pouco tempo de vida, marcando gerações de artistas inspirados por ela e disseminando a MPB ao redor do mundo.

Além de suas letras e melodias, Elis também é lembrada pela personalidade marcante e por sua atuação em defesa de artistas e minorias, que levou-a ser investigada pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) na década de 1970, período em que o país vivia uma ditadura militar.

 

Para relembrar a história de Elis, selecionamos momentos marcantes da carreira e da vida da artista que revelam suas visões de mundo, sua sensibilidade e suas conquistas artísticas. Essas e mais curiosidades também podem ser encontradas no site oficial da cantora.

Elis Regina em show de 1980 (Foto: Fernando Pimentel)

 

 

1. Direitos autorais
Elis foi grande defensora dos direitos autorais no meio musical, buscando proteger instrumentistas. Ela criou a Associação de Músicos e Intérpretes (ASSIM) em 1978, cuja intenção era garantir direitos aos instrumentistas, intérpretes e compositores. "A ASSIM é uma entidade destinada a tomar conta, se preocupar com o direito autoral do músico. O intérprete, bem ou mal, já tem quem tome conta de seus interesses. O disco toca em rádio, restaurante, televisão, sei lá o que, e as taxas X são pagas e o percentual vem pra gente", declarou em entrevista à Rádio Nacional em julho de 1979, com áudio disponibilizado pela EBC.

2. DOPS
Na década de 1970, a artista foi diretamente pelo DOPS, órgão de repressão da ditadura militar, por sua ligação com o movimento negro norte-americano e por cantar músicas de compositores que eram tidos como "subversivos". Após gravar a canção Black Is Beautiful, em 1971, ela chegou a ser intimada a depor no DOPS.

3. Parcerias
Segundo o portal EBC, compositores que tinham suas músicas gravadas por Elis ficavam intimidados de interpretar suas próprias composições após a cantora deixar seu registro. "Como é que eu vou cantar essa música agora?", Gilberto Gil teria questionado após a cantora interpretar "Se eu quiser falar com Deus" durante um show.

Ela também formou parcerias que entraram para a história da MPB. "Atrás da Porta", música gravada pela cantora em 1972, foi finalizada por Chico Buarque após Elis registrar apenas a primeira parte da letra, enviada como rascunho para seu produtor, Roberto Menescal, que compartilhou a gravação com Chico.

O disco Elis & Tom, colaboração entre Elis Regina e Tom Jobim realizado em 1974, também é um trabalho clássico da artista. Jobim teria reprovado a cantora dez anos antes, quando ela participoi das audições para o disco Pobre Menina Rica, presente da gravadora Philips, atual Universal, a Elis por seus dez anos de carreira.

4. Reconhecimento internacional
Já em 1969, Elis lançou o álbum Elis in London ao lado do maestro inglês Peter Knight e de sua orquestra. A gravação, lançada no Brasil após sua morte, em 1982, impressionou Knight por Elis ter feito o disco ao vivo, sem repetir nenhuma das doze músicas, sendo aplaudida de pé pelos instrumentistas.

Dez anos depois, em 1979, ela ficou conhecida pelos críticos musicais europeus como "a nova Ella Fitzgerald" após participar do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça. Em seguida ao show, a cantora foi convidada a se apresentar com Hermeto Paschoal sem ensaio prévio. Descontente com sua performance, Elis não autorizou o lançamento do álbum, que também só chegou ao Brasil em 1982, após a morte da cantora.

Elis Regina e o maestro Peter Knight no show Elis in London (Foto: Acervo pessoal)

 

5. Família
Antes de seu show na Suíça, Elis teria tido uma crise de choro por lembrar de suas origens e por estar se apresentando no mesmo palco onde tocaram músicos que ela considerava geniais. Filha de um funcionário público e de uma lavadeira, Elis chegou a tocar piano quando era jovem e a ser encaminhada para aulas em um conservatório, mas teve de desistir ao saber que o lugar exigia que os alunos tivessem seu próprio piano.

Apesar do reconhecimento internacional e de ter feito apresentações históricas fora do país, ela desistiu duas vezes de investir em uma carreira na Europa por sentir saudades do Brasil e de seus três filhos, Maria Rita, João Marcelo Bôscoli e Pedro Mariano. Ela se dizia uma cantora "eminentemente brasileira".

6. Religião
Elis se declarava espírita e estudiosa de Allan Kardec, tendo realizados shows beneficientes para instituições sociais e até chegou a psicografar cartas. Em 1980, recebeu o convite para gravar um especial em homenagem a Chico Xavier, em que cantou a música "No Céu da Vibração".

A cantora, que não era adepta de interpretar músicas antigas em seus shows, teria excluído "Romaria" do repertório devido a um episódio em especial em que uma fã lhe pediu um autógrafo segurando uma imagem de Nossa Senhora, aos prantos, como se estivesse prestes a receber uma bênção.

Liderança trans: os desafios de se inserir e avançar no mercado de trabalho

$
0
0
Danielle Torres: colunista faz série especial de textos no Mês da Visiblidade Trans (Foto: arquivo pessoal)

 

Estava em um café de uma livraria quando uma jovem que ali trabalhava se aproximou. Visivelmente animada, disse que se sentia feliz por ver uma mulher trans como ela ocupando uma posição de destaque na sociedade. Agradeci a gentileza e afirmei que pessoas trans podem ocupar a posição que desejarem.
Algo que tem me desafiado quando penso nas minhas ações em prol da inclusão é o desenvolvimento das profissionais trans para posições de liderança.

Tenho experiência em mentorar carreiras femininas. Além da minha própria jornada, ao longo dos anos, mentorei mulheres cisgênero que vejo que hoje ocupando posições cada vez mais destacadas nas organizações, cada uma com o seu brilhantismo próprio. Não foram raros, porém, os momentos em que conversamos sobre a superação de aspectos específicos da ascensão da mulher no mercado de trabalho, como a síndrome da impostora.

Quando penso especificamente na carreira da mulher trans o desafio parece-me ainda maior.
Acho importante contextualizar que, não obstante os inúmeros desafios ainda enfrentados, a inclusão da mulher cis no mercado de trabalho de forma expressiva iniciou-se no século passado, enquanto para as mulheres trans estamos descrevendo algo que vem tomando corpo - ainda de maneira incipiente - somente nos últimos cinco ou dez anos.
Ainda dialogo, por exemplo, com pessoas que acreditam que os esforços de inclusão de uma pessoa trans terminam com a sua contratação. Nem preciso dizer o quanto a minha visão é completamente distinta desta.
É fato que ainda precisamos incluir um número expressivo de mulheres trans no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, não deixo de me sensibilizar que é necessário pensarmos em como vamos oferecer uma perspectiva de carreira para aquelas que conquistaram uma posição.
 

Um dos aspectos mais difíceis é observar o nível de esforço que uma pessoa pertencente a uma minoria social relata empreender somente para ser notada
Danielle Torres


Chama a minha atenção quando ouço de uma profissional trans em início de carreira que acredita que a posição que ocupa é o mais longe que irá alcançar. Não parece-me que essa percepção de que posições de entrada são o limite é um mero acaso. Imagino que considerem que por serem trans a probabilidade de desenvolvimento de suas carreiras é expressivamente menor.
Eu sei o quanto a transfobia é limitante. É algo que vivo e precisei aprender ao longo de muito tempo formas de diminuir os seus impactos em minha vida. Um dos aspectos mais difíceis é observar o nível de esforço que uma pessoa pertencente a uma minoria social relata empreender somente para ser notada.
Assim, considero a formação para incluirmos pessoas trans na liderança uma pauta prioritária nas minhas ações.

 

Vinho em lata: praticidade e diversidade de marcas conquistam as brasileiras

$
0
0
Vinho em lata: praticidade e diversidade de marcas conquistam as brasileiras (Foto: Divulgação/Arya Wines)

 

Vinho em lata é vinho sim. Precisamos começar deste ponto pois você pode estar se perguntando se há alguma diferente entre a bebida envazada na garrafa de vidro e na em lata. O vinho é uma bebida alcoólica produzida através da fermentação de uvas viníferas e sem a adição de outros produtos. Neste caso, não importa o recipiente onde está sendo guardado.

 

O receio vem do glamour associado ao ritual da degustação de um vinho, explica Karene Vilela, CEO da Portus Cale. “É uma bebida milenar envolvendo  o rótulo, a tolha, a taça… Então, quando se fala em vinhos em lata, perde-se um pouco desse lado, mas ganha-se em modernidade”, diz.

A bebida em lata ganha também em praticidade. Em ambientes como praia, piscina, cinema, parques, casas noturnas, entre outros, onde a garrafa nem sempre é permitida ou não oferece a mesma mobilidade, é a latinha que ganha destaque. “Além disso, é mais simples para quem vai consumir sozinho ou em menor quantidade e mais fácil de transportar”, completa Karene.

Vinho em lata: praticidade e diversidade de marcas conquistam as brasileiras (Foto: Divulgação/Vivant)

 

O sommelier Vinicius Santiago, da Evino, explica que a  única diferença é que
a lata geralmente armazenará vinhos jovens, que já estão maduros. “A lata não permite a evolução de  vinhos que eventualmente tenham esse potencial. Alguns vinhos podem evoluir por anos, desenvolvendo novos aromas e sabores e tornando-se mais macios no paladar. Para que isso ocorra é necessária uma conjuntura especial que leva em conta tanto a embalagem do vinho (no caso a garrafa de vidro) quanto o local de armazenamento da bebida após a compra”, diz.

 

Os primeiros vinhos em lata chegaram ao mercado brasileiro em 2017 e deve se manter em alta nos próximos anos. De acordo com um estudo do ano passado da Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, dentre os brasileiros entrevistados, entre 25 e 50 anos de idade, mais da metade (56%) revela a curiosidade em provar algo diferente como o principal motivo para consumirem o vinho em lata, enquanto 48% afirmam que a embalagem facilita o transporte do produto e 43% destacam que a novidade permite novas ocasiões de consumo. A aceitação é ainda maior para o público feminino mais jovem: 57% das mulheres de 25 a 34 anos estão dispostas a consumir a bebida na lata.

Vinho em lata: praticidade e diversidade de marcas conquistam as brasileiras (Foto: Divulgação/LOVIN)

 

A pandemia acelerou esse cenário pois ocorreu um desabastecimento de insumos. Marina Bufarah de Souza, sommelier da Wine, ressalta que a lata “é mais uma alternativa para os amantes poderem apreciar sua bebida preferida nas mais diversas situações e veio para ampliar o consumo de vinhos onde antes não se costumava consumi-los, não para substituir as tradicionais garrafas”.

Eduardo Glitz, sócio da Lovin, lembra ainda outras vantagens do vinho em lata. “Sabe aquela vontade de chegar a noite em casa e tomar um vinho sozinha? Uma lata equivale a aproximadamente 1/3 de uma garrafa, então é a medida certa para uma pessoa. Também gela mais rápido, por isso para fazer um drink ou coquetel de verão, é a medida certa. E por fim, o aluminio é 100% reciclado, então no quesito sustentabilidade ela é imbativel”.

Vinho em lata: praticidade e diversidade de marcas conquistam as brasileiras (Foto: Divulgação/Evino)

 

Aproveitando a deixa de Eduardo, confira receitas de drinks que são a cara da estação mais quente do ano feitos com vinho em lata:

Aperitif por Vibra!
15ml de Aperol
25ml de água tônica
60ml de Vibra! Frisante

Montar em copo Old Fashioned com gelo e guarnecer com casca de laranja

Sangria Tropical por Vivant
Mais comum na versão com o tradicional vinho tinto, a sangria com vinho rosé é uma versão mais soft e refrescante. Para o drink, separe o vinho, sumo fresco de laranja, açúcar ou xarope de açúcar, sumo de limão e frutas picadas (sugestão: limão, laranja e maçã). Misture todos os ingredientes em uma jarra com gelo em cubos.
Para uma jarra use de 2 a 3  latas do Vivant Rosé

Drinks Intuição por Mysterius
1 Lata Intuição Prosecco Brut
1 Fatia de Grapefruit (toranja)
1 Dose de Licor de Laranja 
Pimenta Rosa
Gelo à vontade
Manjericão ou Hortelã, para enfeitar e aromatizar

Misture os ingredientes e aprecie com moderação!

Clericot por LOVIN
4 latinhas de vinho em lata Brut
1 xicara de grutas picadas
1 cálice de licor de laranja
Açúcar a gosto

Utilize uma jarra coloque o licor de laranja e as furtas picadas. Adicione o Brut e açúcar a gosto. Sirva com gelo

Caipirinha por Wine
¼ de xícara (chá) de frutas vermelhas (morangos, amoras, framboesas ou a mistura das três)
100 ml de Arya Rosé 2021 Lata 269 mL
Cubos de gelo a gosto
Açúcar a gosto

Num copo baixo de vidro grosso, acrescente as frutas e um pouco de açúcar. Macere com um pilão até que soltem seu caldo. Junte ao macerado de frutas o vinho e complete com cubos de gelo. Misture e sirva a seguir. Tim-tim!

Médica de centro de saúde fechado por surto de covid tem medo de ser a próxima

$
0
0
Mayara Floss, de 31 anos, atua como médica da família e comunidade (Foto: Reprodução/Instagram)

 

O Centro de Saúde do bairro Agronômica, em Florianópolis, foi fechado no último dia 7 de janeiro devido ao surto de covid-19 que atingiu 11 de seus funcionários. No total, a unidade conta com 16 profissionais de saúde, que fazem parte dos 54 colaboradores, incluindo funcionários responsáveis pela limpeza e parte técnica, por exemplo. Mayara Floss, médica da família e comunidade na unidade, que atua na linha de frente do combate à covid-19, falou com exclusividade à Marie Claire sobre a situação. "A sensação é de que é apenas uma questão de tempo, então, sempre penso quando vai chegar a minha vez, medo de ser a próxima a receber o diagnóstico positivo para a covid", diz ela.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, dos 2.730 profissionais que atuam na capital catarinense, 166 estavam afastados no último dia 7 por suspeita ou confirmação da covid-19. Uma semana depois, em 14 de janeiro, o número havia subido para cerca de 300 profissionais, um aumento de 81%. Também na última sexta, Santa Catarina registrou o maior número de casos ativos da doença desde o início da pandemia: 45.914. Para se ter uma ideia do rápido crescimento, em 22 de dezembro eram apenas 1.926. Houve, portanto, um aumento de 2.283,9%.

 

Mayara afirma que a nova onda de contágio gerou uma sobrecarga na atenção primária e nos atendimentos de emergência das unidades de saúde. Além disso, ela também destacou o esgotamento dos profissionais após dois anos de pandemia. "É um sofrimento muito grande para nossa saúde mental. O acúmulo de funções que se exige do corpo técnico deixa todo mundo esgotado", diz ela.

No dia a dia, conversando com os colegas, o esgotamento é enorme. Essa nova onda pegou os profissionais de saúde já desemparados e com diversos problemas.
Mayara Floss

 

A médica também destacou que essa alta demanda por atendimentos e a sobrecarga dos próprios profissionais impacta outros serviços realizados nas unidades de saúde. "Quando nos deslocamos [a atenção primária] para atender casos sintomáticos, outras demandas são prejudicadas", diz Mayara. "Gestantes, hipertensos e crianças são atendidos por esses mesmos profissionais. A partir do momento em que temos de nos concentrar numa fila gigantesca de suspeitos de covid, damos menos atenção aqueles que não conseguimos mais acompanhar e agora estão desamparados".

Mayara afirma ainda que essa urgência no sistema de saúde resulta num tempo de espera maior para o encaminhamento de emergências. "Para casos mais graves, temos de ligar para vários hospitais até conseguir uma vaga e fazer a transferência. Às vezes,  levamos até três horas para conseguir a transferência de um paciente grave, e isso onera todo o sistema. Se você tem um caso grave e não consegue a transferência, não pode prosseguir para outro atendimento, e a fila de pessoas aguardando só aumenta", explica a médica. "Os hospitais e emergências estão lotados, então, as pessoas formam longas filas para aguardar a consulta."

Esses atendimentos que deixam de ser feitos vão ter um reflexo no futuro. Pessoas com pressão alta, diabetes e até crianças que não estão crescendo de um jeito esperado. Estamos atender a todos, mas o custo mental é alto e pensar em tudo isso ao mesmo tempo, exaustivo.
Mayara Floss

 

Apesar do surto de covid que atingiu a unidade, que permaneceu fechada por três dias, a médica destaca que o centro de saúde tem a estrutura necessária para realizar atendimentos em segurança, além de equipamento de proteção individual suficientes para todos os funcionários. Mayara diz ainda que, semanalmente, é realizada a testagem para que, em casos positivos, o isolamento do trabalhador ocorra imediatamente. "Tomamos todos os cuidados e eu ainda não contrai covid, mas o medo sempre existe e não é só pela gente: temos famílias, convivemos com pessoas idosas e crianças, então, tememos também por eles. Os atendimentos infantis, por exemplo, aumentaram bastante. Temos crianças pequenas com sintomas de disfunção respiratória grave, e é muito ruim vê-las assim devido à covid".

Saúde Mental

 

Para a médica, essa sobrecarga que os profissionais de saúde têm vivido desde o início da pandemia tem reflexos devastadores na saúde mental. "Tenho vontade de chorar o tempo todo, mas temos de prosseguir com os atendimentos", diz Mayara, que acredita faltar um "olhar para a saúde mental dos trabalhadores". "Talvez seja preciso conceder um bônus de folga para descansar, melhorar a gestão do autocuidado e um reconhecimento do trabalho. Não falo só pela minha categoria, mas enfermeiras, técnicos e agentes comunitários de saúde também. Todo mundo está sobrecarregado."

Segundo Mayara, o fato de a atenção primária ser de fácil acesso à população é um fator de pressão ainda maior aos profissionais, que convivem diariamente com reclamações e agressividade em decorrência das filas e do tempo de espera para o atendimento. "Muitas pessoas chegam ali passando fome, sem ter onde morar, sem acesso ao lazer e à educação. São vítimas de várias privações", descreve a médica. "O lugar em que elas acabam estourando é na atenção primária de saúde, pois é aonde conseguem chegar e reivindicar. Somos os mais acessíveis."

O drama vivido por esses profissionais não é resultado apenas do surto de covid-19. A médica pontuou que se trata de um problema crônico da saúde pública, que fica mais evidente em um momento de alta demanda como o que vivemos desde 2020. "Tivemos muitos profissionais exonerados, há uma invisibilização dos trabalhadores da saúde e até nossas férias foram cortadas. Estamos cansados e, ao mesmo tempo, precisamos atuar em várias frentes, com cobranças em relação aos programas de atendimento."

Queremos cuidar das pessoas pois é um direito delas garantido pela Constituição. Queremos cuidar com a qualidade e o cuidado que elas merecem, mas quando estamos sobrecarregados, com salários defasados e sofremos com a falta de estrutura, tudo fica mais difícil. É uma sobrecarga muito grande para quem já está exausto, e quando você vai começar seu dia e o computador sequer liga, tudo é muito pesado.
Mayara Floss

 

Marie Claire solicitou à Secretaria Municipal de Saúde uma entrevista com o secretário Carlos Alberto Justo da Silva, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.

 

Unidade de saúde ficou fechada após surto de covid-19 entre funcionários (Foto: Reprodução/Facebook)

 

Cynthia Nixon: ‘A menopausa é um momento incrível na vida de uma mulher’

$
0
0
Cynthia Nixon (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Mais de 20 anos depois, os personagens de “Sex and The City” voltaram às telas do público em uma das estreias mais esperadas do ano passado. Desde dezembro de 2021, um episódio de “And Just Like That” é lançado toda quinta-feira na HBO Max, plataforma de streaming do canal HBO. Com a malícia e o humor de sempre somados às questões atuais ligadas à inclusão, as três amigas de Nova York conseguiram um retorno triunfante. A Marie Claire Argentina conversou com Cynthia Nixon, atriz que interpreta Miranda Hobbes, sobre a série, mudanças na vida pessoal e profissional. Acompanhe:

 

MARIE CLAIRE A decisão de voltar a ser Miranda foi muito difícil?

CYNTHIA NIXON Foi uma decisão muito difícil. Sinceramente, não achei que fosse fazer isso. Ser a Miranda me deu a chance de fazer muitos papéis incríveis ao longo dos anos, mas quanto mais me afasto de Miranda, melhor eles são, porque as pessoas param de pensar em mim apenas como essa personagem. Então, eu estava relutante em voltar. Eu também pensei, bem, o que vamos fazer? Não podemos fazer o mesmo. Uma das coisas boas da nossa série é que não nos repetimos. Nós sempre deixamos esses personagens evoluir.

MC Como você se sente agora quando olha para a série antiga?

CN Tenho muito orgulho dela. Eu assisti tudo na íntegra para me preparar para o spin-off. E, exceto por algumas coisas que não fazem sentido no que diz respeito à inclusão e gênero, ela ainda se sustenta maravilhosamente bem. Ainda é interessante e atual, embora muito tempo tenha passado, quase um quarto de século.

MC O que você pode nos dizer sobre Miranda na nova série?

CN A transformação de Miranda começou fora da tela. Foi uma combinação dos anos Trump, o movimento Black Lives Matter e os protestos de George Floyd que fizeram com que ela olhasse para sua vida, e particularmente para sua carreira como advogada corporativa e dizer: 'O que estou fazendo? Passei 30 anos fazendo isso. Não quero que no meu túmulo esteja escrito: aqui jaz Miranda, uma advogada de empresa.’ E isso é o que acontece nesse momento da vida. Você tem idade suficiente para saber que não tem todo o tempo do mundo, mas é jovem o suficiente para fazer mudanças grandes e ousadas. E isso é realmente o que ela está procurando: mudança.

MC O que você acha que a série diz para as mulheres agora em comparação com o original?

CN Na nova série, as personagens têm 55 anos. Estão na menopausa. E a menopausa é um tema de muitas piadas e certamente tem seus aspectos desagradáveis. Mas é um momento incrível na vida de uma mulher. Eu enxergo como uma segunda adolescência. Quando você é adolescente, você se afasta dos seus pais, da família e se torna sua própria pessoa. É uma fase muito narcisista porque você se pergunta: quem sou eu? O que quero? Do que preciso? Quem eu vou ser e o que eu poderia ser? E a menopausa também é assim. Se você foi uma pessoa trabalhadora, pode ter alcançado um nível em sua carreira de estabilidade e realização. Ou, talvez você seja como Miranda e tenha chegado a algum lugar, mas queira ir para outro. E, certamente, se você esteve envolvido com a criação dos filhos, você teve décadas, talvez, pensando nos outros e cuidando de todos e colocando suas necessidades em último lugar.

MC Você dirigiu o sexto episódio da série, como foi essa experiência?

CN Foi genial. Eu estava muito nervosa antes de dirigir o episódio, porque é difícil saber exatamente como se preparar. Da próxima vez, vou saber muito melhor com o que devo me preocupar e com o que não devo me preocupar. Todos cuidaram muito bem de mim, me ajudando em toda a preparação até a filmagem. Não consigo imaginar uma maneira melhor de fazer isso: um mundo que conheço tão bem, artistas que conheço tão bem e uma equipe com a qual trabalho há meses. Mesmo assim, foi muito desafiador.

MC Para terminar, vamos falar de moda, porque é muito importante. Como você se sentiu quando reencontrou o guarda-roupa de Miranda?

CN Me senti muito bem. Mais uma vez, Miranda está em um ponto de sua vida em que ela está tentando descobrir o que vem a seguir e seu estilo reflete isso. Suas roupas estão um pouco bagunçadas. Ela sabe que não está mais no mundo jurídico, então não usa ternos escuros, mas tenta se vestir para o primeiro dia de aula e parece algo muito deslocado. Vamos vê-la experimentar diferentes looks dependendo do que acontece em sua vida. É realmente como a sua adolescência, ela experimenta estilos diferentes nesses 10 episódios, porque está realmente procurando por si mesma. Ela costumava ser dona de si mesma e, em algum momento, se perdeu. Ela está tentando não apenas se recuperar, mas também descobrir quem é a nova Miranda.

Este texto foi publicado originalmente no site de Marie Claire Argentina.

Boninho mostra foto de pôr do sol enquanto acompanha prova de resistência no BBB

$
0
0
Boninho mostra foto de pôr do sol enquanto acompanha prova de resistência no BBB (Foto: Reprodução / Instagram)

 

Para alguns, é impossível dormir durante o BBB, e esse é o caso de Boninho. Na manhã desta quarta (19), o diretor de televisão e Big Boss publicou imagens do pôr do sol após uma noite sem dormir devido a prova de resistência do BBB22.

"Bomm dia!!! Verão chegando. @bbb no ar. A rotina muda! E a gente é abençoado por esse nascer do sol", escreveu ele na legenda da postagem, onde aparece sorrindo com um cenário paradisíaco ao fundo.

 

Nos comentários, seguidores enviaram mensagens e elogios. "Também estou acompanhando a prova e vendo o dia clarear", disse uma fã. "E ainda é só o começo", escreveu outra. "Todos nós mudamos de rotina com o BBB, né, amando", comentou ainda uma terceira.

Confira o post:

 

Shantal fala sobre amizade com Gabriela Pugliesi: 'Já conheci o Tulio'

$
0
0
Shantal responde seguidores e fala sobre amizade com Gabriela Pugliesi (Foto: Reprodução / Instagram)

 

Nesta quarta (19), Shantal aproveitou o dia para responder algumas perguntas dos seguidores. A empresária e influenciadora digital começou respondendo se Mateus Verdelho já havia recebido convite para participar do Big Brother Brasil. 

"Não, mas com certeza ele iria. Acho que não convidam ex-fazendeiro, né?", questionou ela. Em seguida, de manhã, Shantal ainda falou sobre a sua amizade com Gabriela Pugliesi. "Sim, continuamos (amigas). Aquela mesma história, nos falamos todos os dias, nos vemos às vezes, e sim, já conheci o Túlio", comentou.

 

Shantal ainda abriu o coração também sobre amamentação. "Amamentei Pipo por somento 4, 5 meses e Tutu já passamos de 4 meses. Amamentação é difícil mesmo, mas ao mesmo tempo é muito bom. Eu digo que amo amamentar e ao mesmo tempo não gosto. Quero parar com seis meses, mas não quero parar de jeito nenhum. É um misto de sentimentos muito louco".

Para finalizar, a empresária falou do romantismo do marido, o modelo Mateus Verdelho. "Sempre foi muito romântico. É até difícil para mim, pois nada que eu faça chega aos pés das coisas que ele faz. Eu sou o oposto: não sei fazer surpresa, não sou fofa, sou mais prática e objetiva, mas amo que ele seja assim e espero que nunca mude".

Confira:

Shantal responde seguidores no Instagram (Foto: Reprodução / Instagram)

 

Shantal responde seguidores no Instagram (Foto: Reprodução / Instagram)

 

Shantal responde seguidores nas redes (Foto: Reprodução / Instagram)

 


Duda Reis surpreende ao revelar segredo para manhã produtiva: 'Banho gelado'

$
0
0
Duda Reis surpreende ao revelar segredo para manhã produtiva (Foto: Reprodução / Instagram)

 

Nesta quarta (19), Duda Reis usou o Instagram logo cedo para revelar quais são os seus segredos para ter uma manhã mais produtiva e um dia mais positivo. A atriz e influenciadora revelou que, recentemente, tem apostado em novos hábitos e surpreendeu os seguidores com um deles.

"Todo dia de manhã, antes de eu levantar e fazer as minhas coisas, eu estou meditando por doze minutos. O meu pai estava falando que é cientificamente provado que doze minutos de meditação por dia aumentam o seu nível de serotonina, que é o hormônio que traz felicidade e bem-estar. Isso tem me ajudado muito", começou ela.

Em seguida, ela revelou que toma um banho gelado. "Antes de mexer no whatsapp, eu corro par ao banheiro e tomo um banho gelado. Pensa em um banho gelado. E quando estou tomando esse banho, peço em voz alta por coisas que elevem a minha energia e peço para a água me limpar e me proteger. Não sei explicar, mas isso faz muito bem", finalizou.

A seguir, confira o vídeo:

 

Ator francês Gaspard Ulliel morre aos 37 anos após grave acidente de ski

$
0
0
Ator francês Gaspard Ulliel fica gravemente ferido em acidente de ski (Foto: Getty Images)

 

O ator francês Gaspard Ulliel morreu nesta quinta (19) em decorrência de complicações de um acidente de esqui em La Rosière, uma estação de esqui no sudeste da França, que o deixou gravemente ferido. O artista foi transportado de helicóptero para o CHU de Grenoble depois de colidir com outro esquiador em um cruzamento, chegou a ficar internado, mas não resistiu..

A informação foi confirmada por Anne Gaches, da agência de notícias francesa AFP. De acordo com ela, o prognóstico vital do ator foi feito na terça, mas nenhuma fonte foi capaz de informar o estado de saúde do ator até a divulgação da morte nesta quarta (19). Uma investigação para saber de fato o que aconteceu foi aberta e confiada ao CRS Aples. 

 

Com uma carreira de mais de 50 produções, entre filmes e séries, Gaspard Ulliel ficou conhecido após interpretar o estilista Yves Saint Laurrent na cinebiografia homômima de 2014. O longa biográfico francês foca em sua vida destacando momentos marcantes, do trabalho à vida pessoal e aos relacionamentos.

Em outro papel de destaque, deu vida ao clássico vilão Hannibel Lecter durante a juventude em Hannibal - A Origem do Mal. Em 2005, foi eleito o melhor ator revelação no César, o mais importante prêmio do cinema francês, por Eterno Amor, de 2004. Em 2017, venceu na categoria melhor ator pelo filme É Apenas o Fim do Mundo, de 2016

Um dos queridinhos da marca Chanel em 2010, ao atuar em um curta dirigido por Martin Scorsese, Gaspard estava na série da Marvel Cavaleiro da Lua, cujo trailer foi divulgado ontem.

Carla Zambelli viaja aos EUA para marcha antiaborto com verba da Câmara

$
0
0
Carla Zambelli (Foto: Reprodução / Twitter)

 

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) viaja nesta quarta-feira (19) a Washington, nos Estados Unidos, para participar da Marcha Nacional pela Vida, contrária ao aborto. Segundo reporta a colunista Mônica Bergamo da Folha, a deputada será acompanhada pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE) e pelo youtuber bolsonarista Gustavo Gayer.

Carla Zambelli viaja em missão como deputada, com três diárias de hotel pagas pela Câmara dos Deputados. De acordo com a Folha, as passagens aéreas foram compradas por ela mesma. A deputada federal ainda participará de um jantar do movimento antiborto, que acontece no Trump Hotel de Washington e custa cerca de US$ 100 (R$ 556, aproximadamente) por pessoa.

 

"Estamos assistindo ao direito à vida ser aviltado e relativizado. Nossa luta contra o aborto pode ser fragilizada quando o Estado avança sobre o direito à vida, à liberdade, e assume o papel de proprietário de nossos filhos", declara a deputada bolsonarista à Folha.

A Marcha Nacional pela Vida é organizada pela entidade March for Life, que pede que a lei que autoriza o acesso à interrupção da gravidez nos Estados Unidos seja revogada.

 

Justiça de SP mantém condenação de dois homens por racismo contra Maju Coutinho

$
0
0

 

Justiça mantém condenação de dois homens por racismo contra Maju Coutinho (Foto: Reprodução Instagram)

 

Foi mantidada por unamidade na última terça-feira (18) a decisão da Justiça de São Paulo de condenar dois homens por racismo e injúria racial contra a jornalista Maju Coutinho. Os dois também foram penalizados por falsidade e corrupção de menores por terem induzido três adolescentes ao mesmo crime, reporta a Folha.

Um dos homens deve cumprir cinco anos e três meses de reclusão, enquanto o outro quatro anos e seis meses; ambos em regime inicial semiaberto.

 

Com perfis falsos, os dois acessaram a página da Rede Globo e fizeram injúrias contra a jornalista. O desembargador Augusto de Siqueira afirmou ao jornal que as ofensas alcançaram um "número indeterminado de pessoas, não apenas a ofendida, de modo que bem configuram o crime de racismo."

Para ele, os réus "estavam plenamente cientes de que as publicações tinham conteúdo reprovável –aliás, criminoso–, com repercussão negativa, suficiente para a retirada da página do Jornal Nacional do ‘ar’, após serem denunciadas."

Luiza publica vídeos cantando após morte de Maurílio: 'Voltando a ter vontade'

$
0
0
Luiza publica vídeos cantando após morte de Maurílio (Foto: Reprodução / Instagram)

 

Nesta quarta (19), Luiza usou as redes para compartilhar alguns vídeo cantando e tocando após a morte do companheiro de dupla, Maurílio. A cantora ainda aproveitou o momento para desabafar sobre o luto e a saudade do colega, além da importância desse momento.

“Voltando a ter vontade de soltar a voz de novo. Parece simples, mas né não, amigos”, começou ela. “Aos poucos, os nós da garganta vão desatando e tudo vai ficando bem", finalizou Luiza. 

 

Para a ocasião, Luiza cantou a música "Faz Assim", do Sorriso Maroto. Maurílio morreu no dia 29 de dezembro de 2021, aos 28 anos. O artista sofreu três paradas cardíacas e foi diagnosticado com tromboembolismo pulmonar.

Confira o vídeo:

 

'Gente, não deu', fala Fábio Porchat sobre promessa de ano novo

$
0
0
Fabio Porchat fala sobre promessa de ano novo nas redes (Foto: Reprodução / Instagram)

 

Ano novo, hábitos novos. Toda virada de ano é tempo para fazer metas e promessas, mas Fabio Porchat mostrou que a realidade não é bem assim. O comediante e apresentador, que havia prometido fazer mais atividades físicas e até mesmo se tornar maratonista em 2022, gravou um vídeo fazendo um desabafo divertido.

"Gente, eu vou dizer para vocês o seguinte. O ano mal começou e eu já nem cumpri a minha promessa de virar atleta. Eu falei para mim mesmo: 'Vou correr, mesmo viajando, mesmo no frio', mas não tem motivação. Eu tenho um ódio", começou ele.

 

“Eu falei que ia ser diferente esse ano, mas não consigo, nada me deixa feliz, eu vou voltar para o hotel”, continuou. Na legenda, ele falou mais um pouco sobre o assunto: "Um verdadeiro atleta treinando nas férias e no frio #sóquenão. Gente, não deu. Eu prometi na virada que esse ano seria diferente, que eu ia levar minha atividade física muito a sério, que ia ser o maratonista em 2022, mas NÃO DÁ MESMO! Não consigo, não nasci pra isso".

Já nos comentários, ele foi incentivado pelos seguidores: "Fábio, por que você não tenta outra coisa? Que tal bike?", disse um internauta. "Procura um esporte que você curta, correr talvez não esteja sendo uma motivação", comentou outra. "Começa a correr aos poucos, descansa um pouco, sem pressão", escreveu ainda uma terceira. 

Confira o post:

 

Denúncia de assédio de Dani Calabresa contra Marcius Melhem é arquivada

$
0
0
O Ministério Público e a Justiça do Rio de Janeiro não começaram suas investigações (Foto: Reprodução Instagram)

 

Depois de mais de um ano de investigações e de ouvir testemunhas dos lados envolvidos, a denúncia de assédio sexual e moral da comediante Dani Calabresa contra o ex-diretor Marcius Melhem foi arquivada pelo "compliance" da Rede Globo, reporta o colunista Ricardo Feltrin de UOL. Segundo o jornalista, o departamento entende não ter conseguido averiguar a autenticidade das denúncias.

De acordo com Ricardo Feltrin, existe agora uma apuração sigilosa do Ministério Público para assegurar a necessidade de investigação, assim como outras providências acerca do caso. Até o momento, nove mulheres prestaram depoimento e oito testemunharam contra Marcius.

 

O ex-diretor processou Dani por danos morais, calúnia e difamação. Ela inicialmente decidiu não acionar a justiça, mas depois moveu uma ação que proibia a divulgação de mensagens pessoais enviadas a ele. 

Segundo o colunista de UOL, no "compliance" foram feitas queixas internas de funcionários contra o diretor, mas uma parte considerável era em relação à sua atuação como chefe e outras questões comportamentais, como supostamente não ter liberado pessoas para outro trabalho.

Quando Dani Calabresa testemunhou, dez mulheres se disponibilizaram a depor internamente contra o diretor por assédio sexual. De acordo com Ricardo Feltrin, desde então, apenas uma atriz, que teve uma relação amorosa de dois anos com Marcius, fez a queixa.

O seu nome não foi revelado já que a Ouvidoria ainda ouve os depoimentos e o Ministério Público e a Justiça do Rio de Janeiro não começaram suas investigações, afirma o jornalista.

Procurada pela coluna de UOL, a Rede Globo declarou que não irá se manifestar sobre o assunto. A comediante, por meio da defesa, afirmou que o caso está sob sigilo.

 


Luana Piovani abre álbum de fotos de viagem e brinca sobre BBB: 'Beijo, Luana'

$
0
0
Luana Piovani abre álbum de fotos e brinca em legenda (Foto: Reprodução / Instagram)

 

Nesta quarta (19), Luana Piovani abriu um novo álbum de fotos de sua viagem ao lado das amigas. Em São Paulo, ela aparece nas imagens na beira da piscina e também em um telhado, mas o que chamou mesmo a atenção do público foram as hashtags usadas na legenda.

"Eu preciso delas! Elas sao referência pra mim, cada uma me traz uma luz. Gratidao é meu nome do meio tambem por causa delas. Sampa, te amo, minha casa, minhas manas #beijoluana #chupaboninho", escreveu ela.

 

Mais cedo, Luana Piovani havia dito que a brincadeira de Tadeu Schmidt, apresentador do reality show, acabaria virando uma hashtag e, pelo jeito, ela mesma aderiu. A atriz também revelou que não está assistindo ao BBB esse ano, que conta com Pedro Scooby, ex-marido de Luana e pai de seus três filhos, entre os participantes.

Em vídeos publicados durante a tarde nos stories, ela contou que, mais um dia, não conseguirá assistir ao programa porque irá à inauguração de uma loja, mas deu boas-vindas aos novos seguidores.

"Hoje, de novo, não vou conseguir assistir. Mas estou gostando que vocês estão me avisando o que está acontecendo. Continuamos com a história do #beijoluana e, Bruninha, acho que hoje não vai dar de novo", disse, brincando com Bruna Marquezine, que fez piada sobre o beijo de Tadeu Schmidt para a atriz nas redes.

"E eu sigo gostando que vocês estão vindo aqui para a nossa família, para a nossa tribo incrível. Os que forem bons, ficarão", declarou.

Em um vídeo publicado por uma amiga no Instagram Stories, ela aparece dançando. "Um pouquinho mais do nosso Big Sister com, senhoras e senhores, Luana Bombany Piovani", brincou a amiga.

Confira os cliques e os stories:

Luana Piovani abre álbum de fotos e brinca em legenda (Foto: Reprodução / Instagram)

 

Luana Piovani abre álbum de fotos e brinca em legenda (Foto: Reprodução / Instagram)

 

Luana Piovani abre álbum de fotos e brinca em legenda (Foto: Reprodução / Instagram)

 

Luana Piovani abre álbum de fotos e brinca em legenda (Foto: Reprodução / Instagram)

 

 

 

Na reta final da gravidez, Karin Roepke encanta com ensaio mostrando a barriga

$
0
0
Karin Roepke encanta com ensaio mostrando a barriga (Foto: Reprodução / Instagram)

 

Nesta quarta (19), Karin Roepke encantou os seguidores com novos cliques em que aparece mostrando a barriga. Na reta final da gravidez de sua primeira filha, fruto do relacionamento com Edson Celulari, ela aparece sorrindo e recebeu uma série de elogios.

"Eu e Baby Chiara curtindo o verão", escreveu Karin na legenda do post, em clique de um ensaio feito por Vinícius Mochizuki. Em poucos minutos, o post ficou cheio de mensagens positivas e carinhosas.

 

"Coisa linda', escreveu a atriz Camilla Camargo. "Que linda e que barriga maravilhosa", disse uma seguidora. "Linda demais, chega logo Chiara", comentou outra. "Que mamãe mais linda, você é maravilhosa", falou ainda uma terceira. 

Confira o post:

 

Sheila Mello curte piscina com drinque na mão: 'Amo o frio mas calor é perfeito'

$
0
0
"Como está sendo o verão de vocês?", indaga Sheila Mello (Foto: Reprodução Instagram)

 

A dançarina Sheila Mello está curtindo o verão e, em uma nova publicação no Instagram, ela compartilha um pouco da manhã com a filha em um hotel fazenda. Na imagem, Sheila posa de maiô e óculos escuros com um drinque na mão. "Eu amo o frio, mas um dia de calor com drink e muita diversão com a filhota é o dia perfeito, né?", indaga.

"Como está sendo o verão de vocês?", complementa a dançarina. Os fãs reagiram ao post de Sheila.

 

"Linda"; "Sempre bela"; "Maravilhosa" e "Aproveita muito esses dias quentes" foram alguns dos comentários feitos.

Confira:

 

Robinho é condenado a 9 anos de prisão na Itália por estupro coletivo

$
0
0
Robinho (Foto: Getty)

 

Nesta quarta (19), a justiça italiana julgou, em terceira e última instância, o atacante Robinho e o amigo do jogador, Ricardo Falco, por violência sexual cometida pelos atletas em 2013 contra uma jovem de 23 anos. A Corte de Cassação de Roma confirmou a condenação de ambos a nove anos de prisão por violência sexual em grupo. A sentença será divulgada em 30 dias.

A vítima é uma mulher albanesa que celebrava seu aniversário de 23 anos na boate italiana chamada Sio Café, no dia 22 de janeiro de 2013. Além de Robinho e Falco, outros quatro brasileiros foram denunciados por envolvimento no ato e estão sendo investigados em procedimento à parte. Eles retornaram ao Brasil na fase de investigação, mas o processo pode ser reaberto após a decisão de hoje.

 

Os dois foram julgados em instância equivalente ao STF (Supremo Tribunal Federal) no Brasil após recurso apresentado pela defesa de Robinho, rejeitado pela Corte. O julgamento começou às 6h, no horário de Brasília e terminou após meia hora. A decisão foi divulgada após os trabalhos dos cinco juízes, que se reuniram para avaliar outros casos antes de emitir a sentença.

A vítima esteve na Corte para acompanhar o julgamento e se manteve em silêncio. Ao ser abordada pela imprensa sobre comos e sentia naquele momento, ela ficou com os olhos marejados e preferiu não dar declarações. Segundo a imprensa italiana, ela ficou sentada ao lado de seu advogado no último banco da sala que abriga a terceira seção pena.

Robinho, que não compareceu a qualquer audiência nos últimos seis anos, negou a acusação em abril de 2014, apesar de admitir ter tido relações sexuais com a mulher, sem a participação de outros homens. A perícia identificou o DNA de Falco em amostra de sêmen colhida nas roupas da jovem.

Em outubro do ano passado, gravações exclusivas das interpretações telefônicas utilizadas no processo foram divulgadas pelo Globo Esporte e mostraram que tanto Robinho quanto Falco sabiam que a jovem não estava em condições para consentir com o ato sexual. 

"Fiquei com medo de pedir ajuda": A realidade abafada dos estupros coletivos no Brasil.

Durante conversa, que aconteceu em janeiro de 2014, Falco diz que "ela sabe que todas transaram com ela", ao que Robinho responde que um dos acusados "certeza que gozou dentro dela". "Naquele dia ela não conseguia fazer nada, nem mesmo ficar em pé. Ela estava realmente fora de si", complementa Falco, ao que o amigo responde: "Sim". A conversa foi considerada como "autoacusatória" pela Justiça italiana. 

Estou rindo porque não estou nem aí. A mulher estava completamente bêbada, não sabe nem o que aconteceu.
Robinho em conversa interceptada pela Justiça italiana


Durante a sessão de hoje, o advogado de Robinho, Franco Moretti, afirmou que a relação entre a mulher e Robinho foi consensual e fez comentários sobre a vida privada da mulher. Luca Ramacci, presidente da audiência na Corte de Cassação, chegou chamar a atenção do profissional pela conduta. 

Nas mesmas conversas, Robinho descreve a noite ao músico Jairo Chagas, que se apresentava na ocasião. Na transcrição, ele dis que fez sexo oral ("Isso não significa transar.") após ter tentado e não conseguido penetrá-la ("Eu tentei. [...] Eram cinco em cima dela.").

A defesa argumentou que as gravações deixavam dúvidas sobre o estado da mulher e que foram traduzidas incorretamente.

 

Entenda o Caso




O primeiro veredito, no entanto, veio apenas em 2017, quatro anos depois da denúncia. Após investigação da justiça italiana, Robinho e Ricardo Falco foram condenados a nove anos de prisão por cometerem violência sexual em grupo.

A decisão foi tomada com base no artigo “609 bis” do artigo penal italiano, que fala sobre “a participação de duas ou mais pessoas reunidas para o ato de violência sexual – forçando alguém a manter relações sexuais por sua condição de inferioridade “física ou psíquica””. Segundo a mulher, ela foi embriagada e abusada, enquanto estava inconsciente, por seis homens.

A despeito da condenação em última instância, Robinho e Falco não podem ser extraditados conforme previsto na constituição. Eles podem ser presos somente se viajarem ao exterior caso o Estado italiano emita um pedido internacional de prisão válido para o território da União Europeia.

"Para nós, a sentença deve ser cumprida. Se fosse na Itália, ele iria para a prisão. Agora, a bola estará com o Brasil", disse o advogado da jovem, Jacopo Gnocchi. "O Brasil é um grande país e espero que saiba lidar com essa situação."

Durante a reconstiuição feita pela Justiça, a mulher diz que foi à boate junto de duas amigas, e que a violência ocorreu dentro do camarim de Chagas. Ele foi condenado por falso testemunho por ter negado ciência do crime e fez um acordo para prestar serviços em uma casa de repouso para idosos em Milão. 

Hoje com 31 anos, a mulher acompanhou todas as audiência e atualmente cursa Direito. Já o Sio Cafe, onde o caso ocorreu, foi fechado em novembro após perder a licença de funcionamento em definitivo por conta de denúncias de briga e tráfico de drogas no estabelecimento.

Assédio, importunação sexual e estupro: Entenda a diferença entre cada crime

BBB 22: Perfis de brothers se unem após divulgação de vídeo íntimo de Natália

$
0
0
Natália Deodato, participante do BBB22, tem imagens íntimas vazadas sem consentimento (Foto: Divulgação/Globo)

 

Na madrugada desta quarta-feira (19), os perfis oficiais dos participantes do BBB22 se uniram para ajudar Natália Deodato, uma das confinadas da edição. Vídeo e imagens íntimas da sister começaram a circular na web sem seu consentimento e os administradores do perfil da modelo pediram a ajuda dos demais participantes para derrubar o conteúdo.

As mídias começaram a circular nas redes sociais e a equipe de Natália foi avisada por seguidores da participante. "A Equipe já está ciente das mídias que estão sendo compartilhadas e iremos tomar as medidas cabíveis. O compartilhamento desse conteúdo é um desrespeito à participante enquanto mulher e também à família dela", postou o perfil oficial dela no Twitter.

 

"Isso é muito sério e nenhuma pessoa deveria passar por essa exposição. Pedimos que denunciem todas as publicações e também perfis que estão compartilhando. Precisamos derrubar esse conteúdo e precisamos da ajuda de vocês!", pediu.

Na sequência, o responsável pelo perfil também pediu a ajuda de outros participantes do reality. "Provavelmente isso nunca foi feito, porque é uma competição e os participantes são rivais, mas precisamos mesmo do apoio de vocês (ADMs dos outros participantes)", disse, marcando os perfis. "Nos ajudem a derrubar essas mídias. Por favor, denunciem!"

"Podem contar com a gente!", respondeu o perfil de Pedro Scooby. Os perfis dos participantes compartilharam mensagens pedindo que internautas denunciem as mídias e enviem para a equipe de Natália perfis que continuam divulgando o conteúdo. Além disso, as equipes ressaltaram que divulgar imagens íntimas de uma pessoa sem consentimento é crime.

"ASSUNTO SÉRIO! Vazar e/ou compartilhar vídeos íntimos sem consentimento é CRIME! O que está acontecendo com a Natália Deodato é completamente inaceitável e desrespeitoso. Nós lamentamos e pedimos a todos que fazem parte do nosso time, que ao verem esse conteúdo: DENUNCIEM!", publicou o perfil de Eslovênia Marques, confinada com a modelo.

"Divulgação de imagens pessoais sem consentimento É CRIME! Estamos em um jogo onde existe rivalidade, mas acima de tudo tem que existir o fair play. Pedimos à nossa torcida pra que não compartilhem essas mídias que estão circulando e que ajudem a denunciar", postou a equipe de Bárbara Heck, que venceu a primeira prova do BBB22.

 

"Estão sendo divulgadas imagens íntimas da participante do BBB22 Natália Deodato. Viemos por meio desse post pedir para que se alguém da nossa torcida estiver compartilhando esse tipo de conteúdo, pare agora. Isso é um crime e precisa ser interrompido!", disse o perfil oficial de Naiara Azevedo.

"ATENÇÃO! Infelizmente, a colega de confinamento da Brunna, Natália, foi vítima de divulgação de imagens íntimas. Pedimos que não compartilhem ou divulguem nenhum tipo de conteúdo relacionado a essas mídias e que denunciem caso as imagens cheguem até vocês", publicou o perfil oficial de Brunna Gonçalves.

Além das sisters, Laís Caldas, Lucas Bissoli, Rodrigo Mussi, Tiago Abravanel, Paulo André, Luciano Estevan, Jessilane Alves e Jade Picon também tiveram mensagens de apoio à participante divulgadas em seus perfis, pedindo que suas torcidas denunciem o conteúdo.

Apoio na web

Além do apoio dos colegas de confinamento, Natália também recebeu o apoio de participantes de edições passadas e outras celebridades que pediram que seus seguidores não disseminem as mídias e denunciem.

"NÃO TÁ AUTORIZADO! Papo retão: não é Lumãe não viu, é a lei. Natália está sendo vítima de um crime. Segundo o código penal brasileiro é crime divulgar material íntimo, cena de sexo, nudez ou pornografia, SEM CONSENTIMENTO. Tá autorizado denunciar muito o vídeo", escreveu Lumena Aleluia, do BBB21, em suas redes sociais.

Além dela, Cleo, que costuma acompanhar as edições do reality, também pediu que seus seguidores ajudem a participante. "É muito sério e surreal o que rolou com a Natália. Ter a privacidade exposta sem consentimento é crime e uma violência que ninguém merece viver. Penso diferente da Natália em muitas questões, mas como mulher não posso ignorar uma situação como essa", disse.

"O jogo virou, fofos, mexeu com uma mexeu com geral! Sinto muito, Natália, era para ser só um jogo. Espero que descubram o culpado e tomem as devidas providências", completou. Sarah Andrade, Paula Amorim e Andreza Delgado foram outras das celebridades que ajudaram a pedir que a web denuncie o conteúdo vazado.

Em setembro de 2018, foi criada a lei nº 13.718 acrescentou ao código penal artigo que torna crime o compartilhamento de vídeos, imagens ou mídias íntimas de qualquer natureza que sejam divulgadas sem consentimento. Para denunciar, é possível registrar ocorrência em delegacias especializadas em crimes cibernéticos ou em unidades da delegacia da mulher. A equipe de Natália alegou que tomará medidas cabíveis na justiça contra o vazamento das mídias.

Confira as publicações:

Natália Deodato, participante do BBB22, tem imagens íntimas vazadas sem consentimento (Foto: Divulgação/Globo)

 

Viewing all 305965 articles
Browse latest View live