Um brinquedo que imita um bebê de verdade e se recusa a comer está sendo muito criticado no Reino Unido. O Nenuco, da empresa espanhola Famosa, tem um mecanismo que sacode a cabeça da boneca sempre que são feitas tentativas para alimentá-la. Isso acontece porque um ímã que existe ponta da colher de alimentação faz com que a boca da boneca permaneça fechada e que ela vire a cabeça sempre que a "comida" é oferecida.
Os ativistas alegam que o brinquedo estimula a anorexia, já que o ator de "não aceitar" comida seria uma mensagem subliminar para as meninas. "Chris Leaman, gerente de política da YoungMinds, disse ao jornal britânico: "Essa boneca envia a mensagem errada para crianças e as incentiva a pensar que a recusa alimentar é um comportamento normal". Em declaração ao mesmo veículo, o fabricante afirma que a boneca apenas imita o cenário real das dificuldades de uma mãe quando está alimentando seu bebê. O objetivo é ensinar as crianças sobre a vida real.
Um porta-voz da associação Beat afirmou ao jornal “Metro” que é preciso cuidado com esse tipo de informação. “Obviamente temos que ter muito cuidado com o tipo errado de mensagens - especialmente em torno da comida”, afirmou. "As crianças e os jovens estão se conscientizando da imagem corporal muito mais cedo do que no passado. Uma boneca que se recusa a comer não é um bom exemplo para eles". Organizações britânicas exigem que o brinquedo seja retirado do mercado, alegando que pode promover condutas perigosas no comportamento alimentar. O boneco já está à venda em toda a Europa e chegará às prateleiras das principais lojas do Reino Unido no início de fevereiro.