A blogueira inglesa Stefanie Grant, de 25 anos, tinha apenas 11 quando foi diagnosticada com underbite, uma doença que afeta os ossos da mandíbula. Para corrigir a assimetria grave do rosto, que só piorava com o passar dos anos e a impediam de sorrir e comer normalmente, a menina foi orientada a arrancar sete dentes. No entando, o problema não foi corrigido.
As fortes dores e a vergonha levaram Stefanie a encarar uma cirurgia ortognática de mais de oito horas em 2011. O objetivo era reverter de vez o quadro: "Antes do procedimento, parecia que eu estava sempre triste, porque não conseguia sorrir. As pessoas me chamavam de louca, era muito chato, principalmente na adolescência. Sabia que corria riscos com o procedimento, como ficar com dormência facial, mas preferi arriscar", disse a inglesa em entrevista ao jornal britânico Daily Mail.
As condições de Stefanie melhoraram um pouco, no entanto, foi preciso mais uma cirurgia, em 2012, para que ela conseguisse retomar suas atividades: "Sofri muito com a recuperação, mas o resultado foi incrível, senti um imenso alívio". Ela contou ainda que precisou reaprender a falar e mastigar, mas todo o sofrimento valeu a pena: "Ser capaz de sorrir e mostrar o quanto estou feliz é algo muito valioso. Noto que as pessoas me tratam de forma diferente agora, o que é horrível quando paro para pensar", afirmou.
Na esperança de ajudar outras pessoas, Stefanie Grant criou um blog para contar os detalhes de seu problema de saúde e como consegiu superá-lo. "Criei a página após a segunda cirurgia, pois não há informação suficiente disponível sobre esse tipo de procedimento, principalmente para pessoas mais jovens, como eu. Muita gente acredita que é apenas uma correção estética, quando na verdade me fez ter uma vida normal de novo".
Para acessá-lo é só clicar aqui