Mocinha foi salva das ruas pelo fotógrafo Daniel Guth e pela atriz Julia Bobrow quando estava prestes a ser sacrificada. Por causa de uma doença degenerativa, ela ficou tetraplégica. Aos poucos, foi perdendo os movimentos das patas traseiras e, depois, das da frente. Segundo os veterinários, a saída seria a eutanásia, mas o casal não aceitou a sugestão.
A ideia de Daniel e Julia era proporcionar, até o fim, uma vida digna para a cachorrinha. Na obra, eles contam detalhes como o de que Mocinha passeava dentro de um carrinho de bebê adaptado. A cachorrinha ainda passava por sessões de alongamentos e fisioterapia e precisava da ajuda deles para comer ou fazer xixi.
Ela morreu no último mês de setembro. A história de Mocinha, contada diariamente no Facebook, fez tanto sucesso que o casal decidiu transformá-la em livro. “Desistir Nunca Foi uma Opção”, da Editora Original, tem prefácio da atriz Lúcia Veríssimo e será lançado nesta segunda (16) na Livraria da Vila, em São Paulo. Abrindo uma exceção, a livraria liberou a entrada de cachorros – no colo ou na coleira - durante o evento.