Se você nunca ouviu falar em Barbara Casasola, trate de guardar este nome. A estilista brasileira é um dos destaques da moda atual. Convidada a desfilar sua coleção verão 2014 em Londres durante a London Fashion Week, a designer está em momento de pura alegria: não só por estar na semana de moda inglesa, mas por entrar no hall mais difícil de ser conquistado - o do armário das celebridades.
Uma de suas peças da coleção de inverno, que atualmente é vendida em multimarcas badaladas mundo afora-, foi usada por ninguém menos que a diva fashion Gwyneth Paltrow. Barbara esteve no Brasil a convite do e-commerce fashion Farfetch e do British Fashion Council (organização britânica que visa promover a moda no país). Juntos, eles realizaram na última terça-feira (12), em São Paulo, o evento LONDON Show ROOMS para divulgar o trabalho de oito designers promissores da LFW. Marie Claire prestigiou a iniciativa e conversou com Barbara sobre sua trajetória profissional.
Marie Claire - Você passou por marcas como Cavalli e Lanvin antes de criar sua grife. Como foi esse processo?
Barbara Casasola - Foi uma combinação de fatores. Sempre quis ter a minha marca, mas trabalhei em outras grifes para ter experiência. Não escolhi o dia, mês ou ano, mas dois anos atrás tive esse insight de que era a hora certa. Morava em Paris enquanto trabalhava na See by Chloé e na Lanvin ao mesmo tempo.
MC - Onde você mora hoje?
BC - Em Londres, tenho a minha empresa lá.
MC - Como surgiu o convite para desfilar na London Fashion Week?
BC - Recebi o convite do British Fashion Council quando ainda desfilava em Paris. Eles me contataram dizendo "por que você desfila em Paris se tem a empresa aqui e mora aqui? Venha desfilar com a gente". E eu fui. Esta (a do verão 2014) é a primeira coleção apresentada na capital inglesa.
MC - Você tem uma veia minismalista e, ao mesmo tempo, é superfeminina. Quem é a mulher que usa a sua roupa?
BC - A minha mulher é internacional, mas ela tem raízes fortes com o Brasil. É uma mulher educada, querida, legal. Ela não é metida ou boba.
MC- Como foi o momento em que você viu a foto de Gwyneth Paltrow usando o seu macacão?
BC -Pirei quando vi! Foi muito incrível e ela acabou de pedir outra peça. Estava vindo para cá com ela na mala quando recebi o telefonema da stylist da atriz. Vou resolver isso chegando em Londres.
MC - Qual é a peça?
BC - É um macacão rosa (na foto acima - no desfile). Ela adora os meus macacões.
MC - Tem outras celebridades que vestem suas peças?
BC - Várias estão pedindo minhas roupas. Estamos bem focadas em vestir as famosas. Mas não só elas, têm várias mulheres bonitas e interessantes que eu gostaria de ver usando minhas criações.
MC - Como podemos enxergar o Brasil nas suas criações?
BC - O Brasil está em tudo que crio. Para o verão, por exemplo, usei a artista Lygia Clark como inspiração. Adoro o modernismo daqui.