Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Dormir de cabelo molhado prejudica os fios e o couro cabeludo

$
0
0
Cabelos molhados ficam facilmente quebradiços. (Foto: Getty Images)

 

 

Você costuma lavar os cabelos e ir direto para a cama? Pois saiba que esse hábito pode prejudicar a saúde dos fios, já que o contato deles com o travesseiro causa bastante atrito e faz com eles fiquem mais quebradiços e ressecados. Para evitar o problema, o ideal é que os cabelos estejam secos antes de você ir se deitar.

Prejuízos

Existe uma propriedade do cabelo chamada de elasticidade que corresponde à capacidade de sofrer uma tração sem se partir. Ela é reduzida em cerca de 30% quando os cabelos estão molhados e, por isso, não se deve prender e pentear os cabelos úmidos.

“Em relação ao fato de dormir com os fios molhados, os prejuízos se estendem além dos fios que se embolam pelo atrito com a cama e travesseiro e, se úmidos, se partem com mais facilidade. O prejuízo também alcança o couro cabeludo”, conta Dra. Kédima Nassif, dermatologista e tricologista.

Confira abaixo as dicas de especialistas:

1. Favorece a proliferação de fungos no cabelo

Os malefícios não ficam apenas na parte externa do cabelo (ressecamento e quebra), mas também pode causar infecções. “Os cabelos molhados deixam o couro cabeludo úmido.e os fungos adoram esse tipo de ambiente. Portanto, dormir com os cabelos molhados favorece infecção fúngica, além de prejudicar os fios da raíz às pontas”, alerta a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff.

2. Aumenta o risco de seborreia e descamação

Além da proliferação de fungos, esse ambiente úmido também favorece o aparecimento de dermatite seborréica (a popular caspa), que pode ser leve até mais grave, acarretando queda de cabelos. Não que a umidade cause a caspa, mas ela desencadeia o problema em quem já tem essa alteração.

Hábito pode causar descamação, vermelhidão e coceira. (Foto: Reprodução/Unsplash) (Foto: Getty Images)

 

Dra. Kédima conta que isso acontece porque a umidade no couro cabeludo conferida pelos fios úmidos favorece a alteração da flora de microrganismos da pele na região e causa um desbalanço entre os tipos de fungos e bactérias, gerando descamação, vermelhidão e coceira no couro cabeludo.

3. Provoca a queda de cabelo acentuada

Por deixar os fios mais frágeis e quebradiços, favorecendo a sua queda. E, junto com a dermatite seborréica (caspa), piora a queda ainda mais. Além disso, cabelos úmidos acabam ficando mais oleosos com o tempo e a raiz fica mais fraca. Esse conjunto de fatores (fungos, seborreia e raiz fraca) resulta em queda de cabelo bastante acentuada.

4. Deixe os fios secarem naturalmente

Dra. Paola explica que isso é muito variável de pessoa para pessoa, porque o tempo de “secagem natural” do cabelo varia de pessoa para pessoa. Depende da quantidade de cabelos, da espessura dos fios etc. Existem pessoas que 30 minutos após lavar os cabelos, eles já estão secos; enquanto outras precisam de 4 horas. “Em média, generalizando, eu diria que a pessoa deve lavar seus cabelos pelo menos 2 horas antes de se deitar”.

Ao sair do banho a pessoa pode tirar o excesso de água com a toalha, mas “apertando” os fios entre os lados da toalha, mas nunca “esfregando” nos fios. Esfregar a toalha causa atrito e, por isso, enfraquecimento dos fios e pode contribuir com sua queda a longo prazo.

“Se você tem pouco tempo para secar os fios a dica é tirar o excesso de água antes de secar com o secador. Mas da maneira explicada anteriormente: apertar a toalha contra os fios e torcer, não esfregar a toalha contra os fios (com grande atrito) de maneira nenhuma”, orienta ela.

Após retirar o excesso de água, aplicar um leave-in com proteção térmica nos fios antes de iniciar o uso do secador. A temperatura escolhida do secador, deve ser a mais baixa possível (quanto mais quente a temperatura do secador, maiores os danos causados aos cabelos). Não esqueça de deixar o secador a uma distância de 20 cm do couro cabeludo (nunca aproxime demais).

Protetor Térmico Professionnel Serie Expert Nutrifier, L'Oréal, 150ml, R$ 98 (Foto: Divulgação)

 

 

Secador de Cabelo Red com Íons, Taiff, R$ 247 (Foto: Divulgação)

 

 

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965