Quando os chineses começaram a importar suas porcelanas para o resto do mundo, jamais imaginaram que as pinturas de arabescos em azul e branco sairiam das peças para ilustrar outros materiais, como porcelanas e tecidos. Muito menos que, ao longo dos anos, perderiam a autoria dos belos desenhos para os portugueses.
Alguns séculos depois, a estampa batizada de “azulejo português” se transformou em inspiração para estilistas e será uma das queridinhas das roupas brasileiras de verão. “Os desenhos são a nossa cara, principalmente porque, por aqui, a padronagem será em azul e branco, duas cores que amamos”, explicou a editora de moda de Marie Claire, Tami Gotoda. De acordo com ela, é possível montar looks que vão do sofisticado ao descolado. "Só depende das cores, texturas e acessórios. O "azulejo" é muito democrático", diz.
As mais românticas, por exemplo, podem apostar em camisas, blusas ou shorts de renda. “A de cor branca é linda e deixa a produção delicada, além de ser fácil de combinar”, diz Tami. Para as mais descontraídas, vale apostar em roupas ou acessórios bem coloridos, como laranja ou amarelo. A editora dá uma sugestão de produção completa: “O preto fica superlegal e pode formar um bom trio com o print e uma bolsa ou sapato vermelhos, por exemplo”.
Algumas modelos e atrizes já foram clicadas exibindo o look todo com inspiração colonial. Tami afirma que, como toda estampa, é preciso ter cuidado para fazer misturas. “Vale usar calça e blazer ou short e camisa com padronagens parecidas, nas mesmas cores. Mas essa é uma opção para mulheres de perfil mais ousado e acostumadas a exibir figurinos com pegada fashionista”.