O escritor e diretor Abdellah Taia estreia no cinema árabe já chocando. Ele está lançando o filme “Salvation Army” (em tradução livre, “Exército de Salvação”) com um protagonista gay.
Natural de Marrocos, Taia já causou furor ao assumir publicamente sua homossexualidade em 2006. Atualmente, o diretor vive em Paris onde já publicou romances. O filme é baseado em seu livro homônimo. Em entrevista à Associated Press, Abdellah, que estreou o filme no Festival de Cinema de Veneza, afirmou que sabe que esse é um assunto tabu no mundo árabe. No entanto, ele acredita que seu sucesso literário lhe dá legitimidade para discutir o tema.
Filmado em Marrocos, o filme e o livro são baseados na própria história de Taia, que teve uma infância pobre no país. O protagonista, Abdellah, é consciente de sua homossexualidade desde cedo e tenta lidar com ela em um país que rejeita sua orientação sexual. A segunda parte do filme, rodada em Genebra, mostra Abdellah indo atrás de seu sonho de ser escritor e cineasta. "No Marrocos, nunca poderia ter publicado ou dito que queria ser um cineasta", disse Taia à AP.