XTEND BARRE = PILATES + BALÉ
A AULA: adapta passos do balé a princípios do pilates, em que os movimentos são realizados com concentração e respiração precisas. Com uma música agitada, a aula é dividida em aquecimento, trabalho de braços com peso, exercícios na barra de balé e abdominais. Para intensificar o ritmo, é possível incluir acessórios, como bolas e argolas. “Mesmo quem nunca praticou consegue acompanhar. A ideia não é ter perfeição, e sim realizar os movimentos até o limite do corpo”, afirma Raíssa Rossi, instrutora do Equilíbrio Studio, em São Paulo.
INDICAÇÕES: bom para quem busca fortalecimento, definição e alongamento, mas não se preocupa em aumentar muito a massa muscular. “A atividade ajuda a afinar a cintura e deixa o corpo longilíneo”, diz Raíssa.
QUEIMA CALÓRICA: de 400 a 500 calorias em uma hora de aula.
PARTES DO CORPO TRABALHADAS: barriga, braços e bumbum são mais esculpidos.
BENEFÍCIOS EXTRAS: auxilia na coordenação, concentração, e melhora a postura.
WALKING DANCE = ESTEIRA + DANÇA
A AULA: o objetivo é unir passos simples de dança à boa e velha caminhada na esteira. As coreografias mesclam passadas curtas com saltos e movimentos com os braços. “É uma aula que começa com uma rotação baixa e aumenta a velocidade aos poucos. A trilha sonora traz hits antigos até sucessos eletrônicos das pistas”, diz Wesley Almeida, professor da Bodytech, no Rio de Janeiro.
INDICAÇÕES: ótimo para quem quer perder peso. Pessoas que evitam a esteira por considerar o exercício monótono ou que estão impedidas de realizar atividades de muito impacto também vão adorar a novidade.
QUEIMA CALÓRICA: de 500 a 600 calorias em 45 minutos.
PARTES DO CORPO TRABALHADAS: pernas ganham definição.
BENEFÍCIOS EXTRAS: melhora o sistema cardiovascular e manda o estresse embora.
TAE FIT = GINÁSTICA + LUTA
A AULA: combina movimentos da ginástica aeróbica com golpes típicos do taekwondo. Durante a coreografia, realizada com sucessos do pop, são treinadas simulações de combate sem contato entre os participantes, como chutes altos em sacos de areia. No final, há uma série intensa de abdominais e alongamento. “Qualquer pessoa pode fazer, pois cada aluno controla a intensidade dos golpes. Assim, vale para o profissional faixa preta que deseja manter o condicionamento físico e também para quem nunca experimentou uma arte marcial”, afirma Rodrigo Seta, professor da rede de academias Competition e um dos criadores do tae fit.
INDICAÇÕES: interessados em emagrecer e aumentar a flexibilidade, sem abrir mão da diversão e do dinamismo.
QUEIMA CALÓRICA: de 500 a 700 calorias em uma hora de aula.
PARTES DO CORPO TRABALHADAS: os membros inferiores, como glúteos, coxas e panturrilhas, são os mais exigidos no treino.
BENEFÍCIOS EXTRAS: como toda arte marcial, favorece a concentração, a coordenação motora e a força.