Uma americana de 62 anos de idade foi encontrada com vida nove dias depois de cair de um penhasco na Califórnia, nos Estados Unidos. Miyuki Harwood detalhou em uma carta, escrita no hospital em que está internada, como conseguiu sobreviver na floresta onde foi praticar montanhismo.
A idosa havia chegado ao local com um grupo de mochileiros, mas decidiu retornar ao acampamento onde iriam passar a noite sozinha.
"Estava ficando escuro. Eu tentei voltar, mas caí do penhasco sobre as duas pernas", contou Harwood após o resgate. Ela quebrou um osso da perna esquerda, fraturou o tornozelo direito e sofreu uma compressão nas costas.
"Percebi que eu não conseguiria ficar em pé com nenhuma das pernas. "Passei dias frios e quentes e me deitava sob o sol algumas horas a cada dia."
Uma equipe de resgate com o auxílio de um helicóptero e um drone foi enviada à região onde ela desapareceu em meio as montanhas.
"Eu permanecia usando um apito e respondendo aos chamados, mas ninguém respondia", contou a idosa que ouvia o barulho dos helicópteros. No último sábado (31), ela finalmente foi encontrada.
Harwood, que afirmou ser grata por não terem desistido de procurá-la, passou por uma cirurgia no hospital e deve permanecer um logo tempo em recuperação.
A idosa tem experiência em montanhismo, tanto que já escalou o Grand Canyon sozinha, informou a rede de televisão americana ABC News.