Que mulher não sonha com cabelos compridos, volumosos, brilhantes e fortes, não é mesmo? O laserterapia e a intradermoterapia prometem impulsioar o crescimento dos fios, além de proporcionar muitos outros benefícios para o cabelo. Marie Claire procurou o hairstylist Rafael Dios e a dermatologista Clarissa Rittes para entender melhor as técnicas que estão fazendo a cabeça das celebs.
LASERTERAPIA
Feito no salão SPA Dios, em São Paulo, o laser é importado e promete acelerar o crescimento dos fios, aumentar o volume, diminuir a queda de cabelo e reduzir a oleosidade do couro cabeludo, que também impede o crescimento das madeixas. “Esse laser tem ferrinhos que dão um leve choque no cabelo e atingem até 2 milímetros do bulbo capilar”, explica Rafael.
Entre as adeptas do método estão Sophia Abrahão, Paloma Bernardi, Carolina Dieckmann, Fernanda Souza e Angélica - só para citar algumas. “Amo o tratamento de laser. Ele faz com que meu cabelo cresça mais rápido, fortalece meus fios e deixa com uma textura incrível! Além disso, é rápido e prático, ótimo para dias em que estamos com a agenda apertada" afirma Sophia.
Em casos mais graves de queda de cabelo, o cabeleireiro indica fazer 1 sessão por semana, que dura em média de 10 a 15 minutos e custa R$ 150. Mas quem só quer estimular o crescimento dos fios pode fazer a cada 15 ou 30 dias, dependendo do caso. "Em até 3 meses a pessoa vê o resultado." Rafael sugere ir com o cabelo limpo fazer o laser para que ele possa penetrar de forma mais eficiente.
Alguns cuidados em casa com o couro cabeludo podem ajudar. "Antes de lavar, use uma escova de desembaraçar, mexendo em várias direções, para remover possíveis resíduos. Também dilua o shampoo e o condicionador em um pouco de água antes da aplicá-los." Não há nenhuma restrição durante o tratamento e a única contraindicação é para grávidas.
INTRADERMOTERAPIA
Neste procedimento são aplicadas vitaminas, junto com vasosdilatadores e bloqueadores de hormônio, no folículo piloso (onde nasce o fio). "Ao invés de você tomar vitaminas via oral e ter uma absorção do corpo que metaboliza e manda uma concentração 'x' para o cabelo, eu faço picadas com uma agulha pequena - que quase não dói - e aplico as vitaminas onde nasce o fio", explica a dermatologista Clarissa Rittes, de São Paulo, que faz o tratamento em Gabriela Pugliesi e Julia Faria. Como as vitaminas são absorvidas numa concentração mais alta do que elas seriam se fosse metabolizadas pelo corpo, o efeito é maior.
A intradermoterapia é indicada para quem está com queda de cabelo, calvície (feminina e masculina), os fios muitos finos e sem volume ou apenas que estimular o crescimento das madeixas. "Essas substâncias aplicadas ativam o folículo piloso, tanto os que já estavam dormindo ou adormecendo, quanto os que são normais, mas finos. Isso faz com que os fios engrossem e os folículos adormecidos acordem."
O tratamento leva 1 ano para ser finalizado. São necessárias 5 sessões quinzenais e depois 10 mensais. Cada sessão dura 10 minutos. “O cabelo que já está comprido vai crescer mais rápido e começar a nascer mais grosso. Mas o fio que nascerá precisa manter-se saudável durante o crescimento inteiro e ele demora cerca de 1 ano para crescer completamente." No caso da calvície é preciso fazer manutenção a cada 2 meses após o fim do tratamento.
Não há nenhuma contraindicação para a intradermoterapia, apenas se a pessoa tiver uma reação alégica durante o tratamento, pois a aplicação é local (as substâncias não vão para o corpo). Também não há restrições, a pessoa pode continuar fazendo coloração e outros procedimentos químicos. "Inclusive melhora muito o estrago causados por eles."
(O preço do tratamento é divulgado apenas sob consulta médica)