Aos 19 anos e com IMC (Índice de Massa Corporal) 17,5, considerado abaixo do ideal, a top sueca Agnes Hedengard foi obrigada a deixar o mundo da moda, onde atua desde os 15 anos. O motivo? “Eles me acham muito grande”, desabafou em um vídeo publicado nesta segunda-feira (24), em seu canal no YouTube.
O IMC é um dos indicadores usados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para verificação do estado nutricional. O cálculo é feito dividindo o peso pela altura ao quadrado. Quando o resultado aponta abaixo de 18,5, a pessoa é categorizada como “abaixo do peso”. Este é o caso de Agnes. Mesmo assim, ela tem sido aconselhada a “entrar em forma”, pelas agências e clientes.
Diante do espelho e vestida de biquíni, a top pôs à prova suas medidas. “Eles acham que minha bunda é muito grande e meu quadril, largo demais”, disse. “De acordo com a indústria da moda, você não pode ser assim. Precisa ser mais magra. Tenho recebido convite de vários clientes, que realmente querem trabalhar comigo. Mas quando eles tomam conhecimento das minhas medidas, a história muda.”
A recusa, segundo ela, vem sempre seguida de justificativas do tipo, “ela é muito grande”, “ela precisa alcançar uma melhor forma”.
“É um absurdo. Só quero que as pessoas vejam isso”, acrescentou inconformada. Impedida de seguir com sua carreira, Agnes trabalha agora como assistente de vendas, em Estocolmo.
No ano passado, quando ficou em terceiro lugar no concurso Sweden’s Next Top Model, a top já havia declarado à revista Veckorevyn que “mal comia e que contar calorias era uma tarefa diária”. “Eu tenho pensamentos anoréxicos, mas tento combatê-los constantemente.”