As mulheres acabam de conquistar um direito fundamental na Arábia Saudita: o voto. As cidadãs do país participarão do processo eleitoral pela primeira vez, tanto como eleitoras quanto como candidatas, no dia 12 de dezembro.
A decisão do rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud será cumprida este ano depois de uma promessa feita em 2011, informou o jornal "The Independent".
Segundo a Saudi Gazette, duas mulheres chamadas Jamal Al-Saadi e Safinaz Abu Al-Shamat se tornaram as primeiras na história do país a fazerem o registro eleitoral no domingo. O ato de votar, para Shamat, foi descrito como um dever para todas as mulheres.
Em declarações à AsiaNews em Riad, uma das 21 candidatas que irão concorrer nas eleições afirmou que sua campanha se baseará em mudança. Haifa al-Hababi, 36, disse: "Muda o sistema. A mudança é vida. O governo nos deu esta ferramenta e pretendo usá-la. "
No entanto, as mulheres ainda sofrem restrições em outras áreas da sociedade árabe. Elas são proibidas de dirigir e são obrigadas a pedir permissão aos homens para viajar, trabalhar, estudar e se casar.