BRILHO VERSÁTIL
Iluminadores com texturas cremosas são fáceis de usar e podem ser aplicados em diversas áreas do rosto que pedem um toque de luz: nas têmporas, formando um “C” na lateral dos olhos, no osso do nariz e no “V” dos lábios. Os compactos podem ser aplicados com os dedos ou com um pincel do tipo achatado – esse é o melhor jeito de usar quando o objetivo é um brilho discreto, pois o pincel ajuda a controlar a quantidade. Já os produtos em formato de bastão são ótimos para quem não tem habilidade com pincéis. “É só encostá-lo na pele e depois espalhar a cor usando os dedos anelares”, explica a maquiadora Simone Barcelos, de São Paulo.
LUZ NA MEDIDA CERTA
Feitos com silicones que deixam a fórmula mais fluida, os iluminadores líquidos garantem um resultado bem suave. Para não errar nem exagerar na dose, aplique uma ou duas gotas no dorso da mão e espalhe no rosto (têmporas, ponte do nariz e “V” dos lábios para dar a impressão de que são mais carnudos) com os dedos. Só evite a textura em caso de pele excessivamente oleosa, pois ela pode evidenciar ainda mais o brilho na pele. As fórmulas líquidas também podem ser misturadas às bases para iluminar o rosto todo. “Nesse caso, use produtos levemente dourados, incolores ou óleos faciais”, diz Simone.
SUTIL DIFERENÇA
Quem quer maior fixação e um efeito suave deve escolher os produtos em pó, compactos ou soltos. São boas opções também para quem tem pele oleosa e deseja destacar a área acima das maçãs, o canto interno dos olhos e, ainda, dar luminosidade à região abaixo do arco das sobrancelhas. Esse tipo de iluminador é bom para finalizar o make, basta aplicá-lo com um pincel tipo “vassoura” nos pontos a serem realçados. Já para o canto dos olhos, use um pincel pequeno fofo e ovalado para depositar a cor.
ILUMINADA POR INTEIRO
Com fórmulas compostas de micropartículas de brilho, os primers e bases de efeito iluminador garantem um resultado glow em todo o rosto. Os produtos pré-maquiagem, além de dar luminosidade, também disfarçam poros dilatados e linhas finas. Já as bases iluminadoras são mais fluidas e não têm efeito de camuflagem, mas deixam a pele com viço. Ambos devem ser espalhados com pincel achatado para não acumular nos cantos do nariz nem nas ruguinhas ao redor dos olhos.