Quem nunca descontou um momento de fúria, ansiedade ou nervosismo da TPM numa barra de chocolate ou pizza? Segundo Theo Webert, nutriendocrinologista de famosas como Anitta, Grazi Massafera e Giovanna Ewbank, isso acontece porque alguns alimentos, como os citados acima, proporcionam a falsa sensação de bem estar e prazer - que acaba rapidamente -, fazendo você atacar a comida de novo. Para evitar esses momentos de compulsão e ingestão calórica excessiva, confira as dicas do expert a seguir:
1. FIQUE LONGE DE CARBOIDRATOS REFINADOS
Não é que você não deve comê-los nunca, mas em momentos de tensão passe longe deles, pois só irão deixá-la com ainda mais fome. “Alimentos funcionam como verdadeiras armas em seu corpo, como carboidratos refinados, que fornecem de forma rápida energia, mas ela se esgota rapidamente devido ao aumento do nível de insulina, hormônio que controla a glicose no sangue, e logo você estará com fome novamente, mais irritada por ter comido errado, entrando num círculo vicioso”, afirma. No caso da TPM, os hormônios oscilam, incluindo a serotonina, responsável pelo prazer e encontrada no chocolate, um dos principais carboidratos atacados.
2. COMA SÓ QUANDO SENTIR FOME
Você não precisa comer de 3 em 3 horas para evitar a compulsão, mas sim quando bater a fome. Se você sente fome o dia todo, o especialista explica que você deve estar se alimentando de forma errada, dando preferências apenas para os carboidratos. Nas refeições, coma alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e hortaliças, e gorduras boas, como proteínas de origem animal e vegetal. “Esses alimentos não fazem pico de insulina, o que impede que a fome chegue mais rápido, além de agir diretamente em hormônios como leptina e grelina, responsáveis pela fome e vontade de comer.” Se sentir aquele desejo de atacar algo durante o dia, dê preferência para oleaginosas, como nozes e castanhas.
3. FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS
Se você está com preguiça de levantar da cama para malhar, aí vai um bom motivo: além deixá-la com um corpo mais bonito, os exercícios físicos irão ajudá-la a controlar a compulsão alimentar. “O exercício é fonte de prazer por causa da liberação de endorfinas, responsáveis pela bem estar. Dessa forma, a prática regular de atividades faz com que a compulsão alimentar seja controlada devido a descargas hormonais favoráveis (aumento da adrenalina e noradrenalina e baixa da insulina).”
4. BEBA MUITA ÁGUA
Parece clichê, mas a água é realmente essencial para hidratar o corpo. "É uma necessidade básica que ainda é muito negligenciada. A ingestão do líquido é uma condição básica para o funcionamento adequado do corpo, pois todos os processos metabólicos, ativação hormonal e eliminação de toxinas têm a água como veículo fundamental." Lembre-se: se os hormônios estiverem controlados, a fome e desejo também estarão.
5. ESQUEÇA ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS
Eles podem ser práticos, mas não têm nenhuma vantagem além disso. Pelo contrário, são prejudiciais para a saúde e corpo. “Eles impregnam toxinas e não nutrem porque não são alimentos de verdade. E por serem pobre em fibras acabam não saciando”, explica Theo. E se você não estiver saciada há mais chances de cair na tentação.