Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Art bar ocupa prédio histórico no centro de Recife durante o mês de agosto

$
0
0
O edifício que abrigará o projeto Absolut Art Bar, sede de um antigo banco, no Marco Zero, em Recife (Foto: Divulgação)

O conceito de bares pop up, ocupações momentâneas que misturam gastronomia, música e performances artísticas em prédios icônicos de grandes cidades, chega este fim de semana a Recife, escolhido como primeiro local do Brasil a receber uma edição do projeto Absolut Art Bar.

A campanha da fabricante da vodka de origem sueca convida artistas a ocuparem espaços, com intervenções que representem elementos e histórias que inspiram suas criações. Em 2014, Hong Kong e Munique foram escolhidas para sediar o projeto. Nadim Abbas, responsável pelo primeiro, recriou, no bairro mais populoso da cidade chinesa, um cyberpunk bunker. Já um coletivo de sete artistas alemães trouxe cor a uma pequena vila da cidade.

No Brasil, o convidado foi o paulista Stephan Doischinoff, que escolheu um antigo prédio no Marco Zero, no centro histórico da capital pernambucana. Intitulado “10 Bilhões”, o espaço criado pelo artista tem entre as inspirações o livro homônimo (“10 Billions”) de Stephen Emmott, que relata as consequências sociais quando a terra atingir esta marca em número de habitantes, por volta de 2050 (hoje, somos 7 bilhões).

  •  
O interior do prédio: "selva caótica" criada pelo artista Stephan Doischinoff tem espécies de palmeiras, bromélias e pau-brasil (Foto: Divulgação)

Sob sua curadoria, o local que reunirá música, gastronomia e performances artísticas nos finais de semana entre os dias 1° e 16 de agosto. Para conceber o projeto, Doischinoff -cuja obra arte mistura pintura, vídeo e performance e já foi exposta em museus de São Paulo, San Diego e na Fundação Cartier, na França –decidiu ocupar a sede de um antigo banco, como símbolo do capitalismo que levou ao fim de uma era.

O lugar foi ocupado por muitas plantas –algumas matrizes centenárias que foram utilizadas pelo paisagista Burle Marx (1909-1994)- numa imensa selva caótica espalhada por 300 metros quadrados. Desenhos criados pelo artista em neon remeterão ao fim e reinício dos tempos.

O paulistano Stephan Doischinoff: além da criação do espaço, ele concebeu cardápio e trilha sonora (Foto: Divulgação)



“Criei um ambiente que é uma selva, uma mata caótica, dentro de um antigo banco, do começo do século XX. Entre cofres antigos e a arquitetura pesada, tem pau-brasil, palmeiras, bromélias. A ideia é de que chegamos já nessa explosão demográfica, a humanidade quase se extinguiu, a natureza tomou conta de tudo e os neons são uma lembrança das metrópoles, da energia elétrica", conta Doischinoff, que além do bar e da pista de dança, concebeu também a trilha sonora e o cardápio de drinques- dando preferência a ingredientes locais que estão se esgotando.

O Absolut Art Bar terá entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço (300 pessoas). Aos domingos, o terraço será palco de shows de artistas e bandas. A primeira a se apresentar será a paulistana Lia Paris, neste domingo (02), a partir das 15h.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965